Quem eram os "Cinco Violinos"

por RTP
Os cinco violinos DR

Realiza-se este sábado a 5ª edição do Troféu Cinco Violinos que desde 2012 serve de torneio de pré-temporada na casa dos Leões.

O Troféu Cinco Violinos nunca saiu de 'casa'. Em quatro edições, o Sporting acabou sempre por levantar a taça. Os leões irão defrontar às 20 horas de sábado em Alvalade o Wolfsburgo, conhecidos como o ‘lobo verde’.

Mas quem eram os Cinco Violinos? Travassos, Albano, Peyroteo, Vasques e Jesus Correia, cinco jogadores que marcaram uma época no Sporting e no futebol português.

Jogaram juntos entre 1946 e 1949 e tornaram-se numa máquina de golos: 215 em 56 jogos. Um registo que dá uma média de 3,83 remates certeiros por jogo.

A orquestra, ensaiada por Cândido Oliveira, era de tal forma afinada que só na época de estreia viu Peyroteo apontar 43 golos, sagrando-se o melhor marcador do campeonato (1946/47).



A cena, gravada no filme ‘O Leão da Estrela’, em 1947, não deixa ninguém indiferente. Assim como os Cinco Violinos, que levaram Anastácio da Silva, um Sportinguista ferrenho – na figura do actor António Silva –, a deslocar-se até ao Estádio do Lima, no Porto, para assistir ao jogo da final da Taça de Portugal.



pub