Rúben Amorim o jogo com o Vizela e as mexidas no plantel

por Mário Aleixo - RTP
Rúben Amorim respondeu a tudo mas sem muita clareza Rui Minderico - Lusa

Rúben Amorim fez esta quinta-feira a antevisão ao jogo com o Vizela (sexta-feira, a partir das 21h15), partida da 34.ª e última jornada do campeonato da I Liga de futebol. Falou do jogo e das entradas e saídas no plantel.

O treinador dos sportinguistas começou por antever a partida com o Vizela: "O campeonato ainda não acabou. Claro que a classificação está fechada, mas temos de vencer o jogo. Vimos de uma série boa mas temos coisas para trabalhar. O Dário vai ser titular. O Vizela joga de forma parecida ao Benfica, pressiona em 4x4x2, poderá alterar para linha de cinco, e nós trabalhámos isso porque queremos aproveitar cada minuto para melhorar a equipa. Houve objetivos falhados na época, mas os jogadores cresceram e viram que é difícil jogar no Sporting. Estamos preparados".

Sobre o “dossier Ugarte” o técnico mostrou-se reservado: "A temporada ainda não acabou, ainda temos um jogo. Sei o que isso mexe com os jogadores, dizer que tipo de jogador quero trazer. Não vou estar a fazer isso porque ainda estamos a terminar a época. Em relação ao Ugarte não posso confirmar nada, ultrapassa-me. É difícil manter jogadores como ele porque há muitos clubes interessados. Não é o meu trabalho. Eu sei aquilo que quero fazer com a equipa e já transmiti isso à direção. Estamos preparados para qualquer cenário".

E quem vai jogar na baliza frente ao Vizela? Eis a resposta: "O Franco deu uma grande resposta e vai voltar a ser titular. A luta sempre foi do zero. Entendemos durante a época que o Adán era a melhor solução, mas sabíamos que o Franco dava toda a confiança aos treinadores. Não só o Adán como toda a gente no Sporting vai começar do zero, só assim seremos uma equipa competitiva. O Franco deu passos em frente na sua preparação como guarda-redes".

Sobre a venda de futebolistas o treinador afirmou: "Eu sei que às vezes me perguntam coisas e eu respondo, mas vou deixar isso para a direção. Qualquer comentário meu pode mudar alguma coisa nas negociações. Falhámos a Liga dos Campeões, mas mesmo nos outros anos tivemos de vender. O Ugarte é um dos jogadores mais cobiçados".

Quem merece ser campeão este ano? Rúben Amorim foi frontal q.b.: “Quem merece ser campeão é quem for campeão. Quem não mereceu ser campeão este ano? O Sporting Clube de Portugal. Demos o máximo. Não foi falta de esforço, foi falta de capacidade de sermos competitivos".

O técnico referiu que a margem para a próxima época é reduzida. Qual é a margem mínima com que está disposto a continuar? Acha que continua no cargo se o começo da próxima época for igual ao desta? A resposta às duas perguntas: "Nas conversas que tivemos com o presidente, a primeira coisa que disse é que punha o lugar à disposição devido à falha nos objetivos, isso foi muito claro logo no início da reunião. É a única maneira de eu sair do Sporting se calhar, porque quando está tudo bem e eu não quero sair... Confio em toda a gente e confio no nosso trabalho, mas sei como são as coisas. Numa época em que há objetivos falhados... Sei o que vem aí para a próxima época. O nosso trabalho é vencer jogos. Acredito que vamos dar a volta à situação e voltar ao nosso normal, que desde que estamos aqui é ganhar muito mais jogos do que perder. Estou muito confiante que vamos voltar ao normal. Depois de uma época difícil, sei que a época a seguir se torna mais difícil e com menos crédito".

pub