Sporting bateu-se de igual para igual e merecia mais

O Sporting ficou ontem afastado da final da Liga Europa de futebol, ao perder com o Athletic de Bilbau, por 3-1, em jogo da segunda mão das meias-finais, disputado no Estádio de San Mamés. Depois da vitória do Sporting em Lisboa, por 2-1, Susaeta (17), Ibai Gómez (45+1) e Llorente (88) apontaram os golos da equipa espanhola, enquanto Van Wolfswinkel (44 minutos) marcou para a equipa portuguesa.

RTP /
Llorente atirou o Sporting para fora da final da Liga Europa em cima dos 90 minutos EPA

A primeira metade foi de grande intensidade na catedral de San Mamés. Ritmo alto e o equilíbrio foi tónica dominante, apesar de mais bola para o Athletic de Bilbao.

Os bascos entraram melhor e chegaram ao golo aos 17 minutos mas num lance que nasce de forma irregular. Herrera ganhou a bola em falta a Schaars e combinou com Muniain que serviu Llorente para amortecer de peito para a entrada de Susaeta, na passada, a fazer um pontapé de moinho.

O Sporting reagiu bem e podia ter chegado ao empate em mais do que uma ocasião. De resto, esse seria o resultado justo em tempo de descanso. Em cima do intervalo, Van Wolfswinkel fez o 1-1 mas ainda houve tempo, com o Sporting a saborear os festejos, para o Ath. Bilbao marcar.

Llorente, outra vez o avançado, a servir um companheiro. Deste vez foi Ibai Gómez a aproveitar e a igualar a eliminatória ainda antes do intervalo.

Na segunda parte o ritmo baixou mas de falta de ambição ninguém pode criticar Sá Pinto. O técnico mexeu ao apostar em Jeffrén e Carrillo para a frente de ataque mas seria um balde de água fria do homem do jogo a gelar as aspirações leoninas.

Fernando Llorente, aos 88 minutos, ditou o apuramento do Athletic numa troca de papeis com Ibai Gómez a devolver o que o companheiro lhe tinha dado na primeira parte.

Numa final 100 por cento espanhola, que se disputa em Bucareste a 09 de maio, o Athletic de Bilbau vai defrontar o Atlético de Madrid, que eliminou o Valência, com uma vitória fora por 1-0, depois de ter ganho em casa na primeira mão, por 4-2.
PUB