Em direto
Os danos e a evolução do estado do tempo

Sporting com setor do estádio interditado por incidentes no clássico com FC Porto

Sporting com setor do estádio interditado por incidentes no clássico com FC Porto

O setor A17 do Estádio José Alvalade vai ser encerrado durante um jogo, devido ao arremesso de objetos durante o Sporting-FC Porto, da quarta jornada da I Liga, decidiu o Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol.

Lusa /
António Antunes - RTP

O organismo disciplinar da Federação Portuguesa de Futebol arquivou parcialmente o inquérito à quebra de vidros durante o clássico de 30 de agosto, que causou 17 feridos, mas castigou os ‘leões’ com a interdição parcial do seu estádio, mais concretamente de um setor da bancada norte.

O CD decidiu condenar o Sporting “pela prática de uma infração disciplinar”, referente a “agressões simples com reflexo no jogo por período igual ou inferior a 10 minutos”, com a “realização de um jogo à porta fechada”, substituída “pela sanção de interdição temporária do setor A17, Bancada Norte, por um jogo”.

O castigo incide sobre o arremesso de “vários objetos, nomeadamente isqueiros, na direção dos jogadores da FC Porto, que festejavam o primeiro golo da sua equipa” – os ‘dragões’ venceram por 2-1 -, tendo um deles atingido Zaidu.

O jogador ‘azul e branco’ recebeu assistência médica, “o que determinou que o árbitro da partida retardasse o recomeço de jogo em cerca de dois minutos”, recorda o CD.

Os bicampeões nacionais vão apresentar recurso, com pedido de providência cautelar, para o Tribunal Arbitral do Desporto (TAD), confirmou a agência Lusa junto de fonte próxima do processo.

Num outro processo, o organismo disciplinar arquivou o inquérito relativo aos incidentes na bancada no clássico de 30 de agosto, no que diz respeito à factos atribuídos ao Sporting.

No momento do primeiro golo do FC Porto, ocorreu uma quebra vidros do guarda-corpos da zona onde estavam os visitantes, no piso superior da bancada do Estádio José Alvalade, que acabaram por atingir os adeptos leoninos que estavam em baixo, com 17 destes a ficarem feridos.

Em 3 de setembro, a Procuradoria-Geral da República (PGR) confirmou à agência Lusa que o Ministério Público abriu um inquérito aos incidentes no estádio lisboeta, com base “em auto elaborado pela PSP”.
PUB