Sporting e FC Porto defrontam-se a pensar nos três pontos

O Sporting e o FC Porto vão estar frente a frente esta sexta-feira, no Estádio de Alvalade, em partida a contar para a sexta jornada da Liga Portuguesa. Leões e dragões disputam os três pontos para não perder terreno para o líder Benfica, que amanhã vai jogar na Amoreira frente ao Estoril-Praia.

Inês Geraldo /
Fernando e André Martins em disputa num dos clássicos da época passada Rafael Marchante - REUTERS

Os portistas estão no terceiro lugar com 11 pontos, menos dois que os encarnados. Após a equipa de Julen Lopetegui ter averbado três vitórias em outros tantos jogos, os dragões perderam os primeiros pontos em Guimarães, num jogo muito contestado pela arbitragem.

Na última semana, no derbi da cidade invicta, os azuis e brancos não foram para além do nulo com o Boavista e viu o Benfica instalar-se na liderança do campeonato.

Já os leões começaram a época de forma intermitente, deixando-se empatar logo na primeira jornada com a Académica, e frente ao Arouca foi o suplente Carlos Mané, que nos descontos, deu a primeira vitória à turma de Alvalade.

Seguiram-se mais dois empates: no dérbi da capital, com o Benfica, a equipa leonina empatou a um golo, o mesmo resultado em mais um dérbi: agora contra o Belenenses.

Na última jornada, o Sporting sacudiu a pressão e goleou de forma contundente o Gil Vicente, por 4-0. A equipa treinada por Marco Silva está a quatro pontos do líder da Liga Portuguesa.

Para o clássico, os leões apresentam-se na máxima força, com Jefferson a regressar ao lote de convocados, após expulsão por acumulação de amarelos frente ao Belenenses. Todas as peças-chave do Sporting encontram-se aptas para um jogo de extrema importância.

No FC Porto, Maicon é a grande baixa na estratégia de Lopetegui. O brasileiro foi expulso de forma direta frente ao Boavista e não fará parte do eixo da defesa contra os leões. O espanhol Oliver Torres está de regresso aos convocados, após ter sofrido uma lesão que impossibilitou a sua participação em três partidas.

Relembre-se que nos últimos cinco anos, os dragões têm tido dificuldades em vencer os leões, em Lisboa. A última vitória portista em solo leonino aconteceu na época 2008/2009, em que o FC Porto venceu por 2-1 com golos de Lisandro López e Bruno Alves. João Moutinho (que viria a transferir-se para os azuis e brancos) marcou o tento solitário para o Sporting.

Desde essa época, foram disputados cinco jogos. O Sporting venceu dois e nas restantes três partidas, leões e dragões anularam-se mutuamente.

A partida de hoje é importante para as aspirações que os dois clubes têm para vencer o título nacional. Caso FC Porto vença, irá ultrapassar o Benfica na classificação e ficará à espera da prestação dos encarnados frente ao Estoril.

Para o Sporting a vitória é ainda mais importante, pois com uma vitória leonina, o Benfica ficará, provisoriamente, a um ponto de distância.

O clássico entre Sporting CP e FC Porto é disputado esta sexta-feira, no Estádio de Alvalade. A partida começa às 20h30 e vai ser dirigida pelo leiriense Olegário Benquerença.
PUB