Sporting posto à prova na Liga Europa

Sporting, Marítimo e Académica disputam na quinta-feira a segunda jornada da Liga Europa de futebol, ainda à procura da primeira vitória na prova, depois de os primeiros terem empatado na estreia e os "estudantes" perdido fora.

RTP /
A equipa do Sporting está proibida de falhar frente ao Videoton Lusa

O Sporting estreou-se com um nulo em casa frente aos suíços do Basileia e o Marítimo com idêntico resultado na receção aos ingleses do Newcastle, enquanto a Académica sofreu uma derrota fora frente aos checos do Viktoria Plzen (3-1).

Dos três, o Sporting, que no último ano foi semifinalista na Liga Europa, teve o início mais desolador, num arranque de época que tem estado longe de convencer e que tem suscitado críticas à equipa.

Não é só no palco europeu que os "leões" tiveram um mau começo, mas sobretudo no campeonato, com uma única vitória (2-1 ao Gil Vicente em Alvalade) em cinco jornadas realizadas (três empates e uma derrota).

A última "amargura" leonina aconteceu no sábado, com a equipa de Sá Pinto a empatar em casa com o Estoril -- este ano de regresso à primeira liga -- num jogo em que até esteve a perder por 2-0, e conseguiu igualar na parte final.

Na quinta-feira, os "leões" visitam os húngaros do Videoton, que, na primeira jornada, saíram derrotados da visita ao Genk (3-0) e são últimos do grupo G.

Será ainda um reencontro do ex-futebolista e atual técnico Paulo Sousa com o clube de Alvalade, mas também do defesa Marco Caneira, jogador que esteve várias épocas no Sporting.

Outro português na equipa húngara é o médio Filipe Oliveira, jogador formado no Sporting de Braga e que teve passagens por vários clubes "europeus": Chelsea, Preston, Parma e Torino.

O Sporting está quase obrigado a vencer, não tanto pelo futuro no grupo,
PUB