Sporting precisa de uma estrutura sólida e de tempo para poder lutar pelo título, dizia Leonardo Jardim em fevereiro

O novo treinador do Sporting, Leonardo Jardim, vai ser apresentado aos sócios leoninos às 19h30 em Alvalade. Depois de ter abandonado o Olympiakos de Piraeu da Grécia, o técnico deu uma entrevista à Antena1 e ao jornal Record onde abordou vários assuntos, entre eles a possibilidade de treinar o Sporting. Leonardo Jardim analisou todo o universo leonino, afirmando que "é necessário consolidar uma nova estrutura para depois a médio prazo, dois três anos, lutar para ser campeão".

RTP /
Leonardo Jardim quando era treinador do Sporting de Braga Reuters pictures

Leonardo Jardim, em entrevista à Antena1 e ao jornal Record, em fevereiro de 2013, disse que a estrutura do Sporting tem de ser forte, "acreditar numa estrutura que tem um projeto bem definido, com objetivos bem definidos". Para Jardim, há que tirar da ideia dos "sportinguistas o querer ser campeão todos os anos, há que apostar por etapas, consolidar uma nova estrutura para depois a médio prazo (dois, três anos) lutar para ser campeão. O Sporting tem de perceber isso para ombrear com os outros dois clubes portugueses (Benfica e FC Porto)", acrescentou.

Na altura dessa entrevista, Leonardo Jardim abordou também a possibilidade de ser convidado para treinar o Sporting. O treinador afirmou que é um erro começar a época com objetivos muito altos. "Se me convidarem amanhã para treinar o Sporting para ser campeão uma semana depois, isso é um erro muito grande e a percentagem das coisas não correrem muito bem é alta". Treinador que vá para o Sporting, referiu Jardim, tem de ir com um projeto a médio-longo prazo, dois a três anos". Começar a época com o objetivo de ser campeão não é bom para o Sporting nem para o treinador".

O Sporting precisa de estabilidade e tempo para lutar pelo título, segundo Leonardo Jardim. "As pessoas não podem querer que todos os anos o Sporting seja candidato ao título porque não o pode ser. Neste momento, tem de dar um passo atrás, estar um ano a preparar, para dentro de dois três anos ser capaz de ser candidato ao título. Não existe nenhuma equipa que de um momento para o outro altere os seus processos internos, que passe de sétimo, oitavo classificado, a candidato ao título", afirmou profeticamente o treinador.

O principal objetivo de um treinador é dar bons espetáculos, mas ter resultados desportivos, diz Jardim. O treinador deu como termo de comparação o Barcelona e o Celtic, duas equipas com dois modelos diferentes.

"Não podemos querer que um treinador vá treinar o Celtic e adopte por um modelo de jogo tipo Barcelona, porque aqueles jogadores não estão preparados para enfrentar aquele modelo. É isso que eu tenho feito quer no Olympiacos quer no Braga, recebi um conjunto de jogadores e tentei rentabilizá-los ao máximo em termos desportivos. É esse sempre o meu primeiro objetivo como treinador", concluiu.
PUB