Sporting vence Benfica e complica as contas do título aos "encarnados"

O Sporting venceu o Benfica por 1-0 e permitiu ao FC Porto reforçar a liderança na liga portuguesa de futebol, no encerramento da 26.ª jornada. Um golo de Van Wolfswinkel, aos 18 minutos, na cobrança de uma grande penalidade, fez o resultado no "derby" lisboeta e colocou o FC Porto com quatro pontos de vantagem sobre o perseguidor Benfica. Com este triunfo, o Sporting ultrapassou o Marítimo e fixou-se no quarto lugar da tabela, com mais dois pontos que os madeirenses.

RTP /
Van Wolfswinkel marcou o golo solitário no dérbi de Alvalade LUSA

Um jogo de casos mas onde a vitória do Sporting não merece discussão. O Benfica entrou melhor e até podia ter entrado a ganhar com uma grande penalidade logo ao primeiro minuto que ficou por marcar por Artur Soares Dias. Gaitán ganhou sobre Polga e o central leonino fez falta sobre o argentino.

O Sporting equilibrou depois o encontro e a partir do quinto minuto mandou no jogo. Matías ameaçou aos cinco minutos e adivinhava-se o golo dos "leões" que surgiu aos 18 minutos por Van Wolfswinkel de grande penalidade depois de um puxão de Luisão sobre o holandês.

Os de Alvalade até podiam ter dilatado a vantagem em mais uma grande penalidade, agora a favor, que ficou também por marcar. Van Wolfswinkel ganhou na corrida a Garay e o central argentino do Benfica colocou o braço nas costas do avançado leonino mas, também aqui, Soares Dias mandou seguir.

Até ao fim do primeiro tempo só o Sporting podia ter marcado. Jorge Jesus percebeu isso e mexeu para o reatamento com a entrada de Yannick Djaló no lugar do desinspirado Rodrigo.

O ex-Sporting esteve perto de marcar aos 47 e o Sporting respondeu dois minutos depois por Van Wolfswinkel. Aliás, o início do segundo tempo foi de parada e resposta.

Aos 52 minutos, não fosse Insúa e a bola estava dentro da baliza de Patrício. O lateral argentino segurou a vantagem leonina sobre a linha de golo.

Depois foi a vez do desperdício holandês de Schaars e Van Wolfswinkel. O avançado, aliás, até podia ter bisado por mais do que uma vez.

Nota ainda para o pontapé monumental de Izmailov, aos 63 minutos, que esbarrou na barra.

Em cima do final, Rubio ainda marcou mas em fora de jogo depois de mais uma insitência de Matías Fernández.

O Sporting vence com toda a justiça e deixa as contas do título muito complicadas para o Benfica, abrindo caminho para a revalidação do FC Porto.
PUB