Afonso Antunes e Concha Balsemão com passaporte direto para a final do Rip Curl GromSearch

por RTP
Concha e Afonso os dois na final do Rip Curl GromSearch Tó Mané

As ondas do Porto e Matosinhos receberam, este fim de semana, de 1 e 2 de dezembro, a terceira etapa nacional do Rip Curl GromSearch 2018. Em prova estiveram mais de 80 surfistas, de seis diferentes categorias, na praia Internacional do Porto, com boa disposição e ganas de vencer.

Com as três etapas concluídas, é Afonso Antunes e Concha Balsemão que vão agora representar Portugal na grande final mundial que será disputada num spot ainda a anunciar para “manter a excitação e o suspense até ao fim”. Em 2017, a prova teve lugar em Hossegor, França, e coroou Guilherme Ribeiro como campeão europeu GromSearch de sub16.

Nos sub12 masculino e sub12 feminino, Matias Canhoto e Constância Simões repetiram as vitórias da etapa da Costa da Caparica e de Peniche. Na categoria dos sub14, foi Francisco Ordonhas quem levou a melhor e, no feminino, Constância Simões, que regressou ao pódio nesta terceira e última etapa.

Competição ao rubro na categoria dos sub16, com Joaquim Chaves a sagrar-se vencedor desta terceira etapa, juntamente com a atleta Concha Balsemão que voltou a levar o troféu para casa.

A edição deste ano do Rip Curl GromSearch já viajou por 15 spots europeus e reuniu mais de 5 mil atletas nas diferentes provas. Em Portugal, a competição arrancou na Costa da Caparica, passando por Peniche, terminando agora nas ondas do Norte, inserida no cartaz do “Porto & Matosinhos Wave Series 2018”.

Segundo a Rip Curl, metade dos campeões do GromSearch vingaram, mais tarde, no WSL World Tour. Uma das muitas razões que alicia os jovens surfistas para esta prova, onde têm a possibilidade de mostrarem o seu talento e partilharem experiências com os colegas.

A prova Rip Curl GromSearch começou na Austrália em 1999 e é uma das maiores rampas de lançamento dos melhores surfistas mundiais. Gabriel Medina (Brasil), Kolohe Andino (USA), Felipe Toledo (Brasil), Jordy Smith (África do Sul) e Tyler Wright (Austrália) são alguns dos atletas que começaram a sua carreira no Rip Curl GromSearch e que atualmente competem na WSL (World Surf League).
Tópicos
pub