Sporting obrigado a vencer, Benfica e FC Porto com vida mais fácil na Taça da Liga

por Lusa
RTP

O Sporting, atual detentor do troféu, está obrigado a vencer, no sábado, em casa do Feirense, para fugir à eliminação na Taça da Liga de futebol, enquanto Benfica e FC Porto têm a vida mais facilitada.

Na terceira e decisiva jornada, os ‘encarnados’, que nunca sofreram qualquer derrota na fase de grupos da prova, necessitam apenas do empate no campo do Desportivo das Aves para seguirem para as meias-finais, enquanto os ‘dragões’ visitam o Belenenses e uma igualdade também poderá ser suficiente.

Por seu lado, o Sporting de Braga até pode perder no campo do Vitória de Setúbal, finalista vencido da última edição, e garantir à mesma o apuramento, caso o Tondela não vença com goleada o Nacional da Madeira, no grupo B.

No final de outubro, a derrota caseira com o Estoril Praia (2-1) levou à saída do técnico José Peseiro, entretanto rendido pelo holandês Marcel Keizer, e deixou o Sporting em apuros no grupo D.

Os ‘leões’, que estão em segundo lugar com três pontos, têm que vencer o Feirense, líder com seis, e esperar pelo resultado do Estoril Praia na Madeira frente ao Marítimo.

Um triunfo dos ‘canarinhos’ pode deixar tudo empatado na frente do grupo, com a equipa que tiver melhor ‘goal average’ a seguir em frente para as ‘meias’.

Menos complicadas são as contas no grupo A. O Benfica entra em campo na sexta-feira frente ao Aves com o empate a ser suficiente para 'carimbar' o apuramento, enquanto a equipa da casa está obrigada a vencer para seguir em frente. Neste agrupamento, Rio Ave e Paços de Ferreira, que se defrontam em Vila do Conde, já estão eliminados.

O FC Porto, que nunca venceu a competição, vai iniciar a terceira jornada em igualdade pontual com o Chaves (quatro) no grupo C, com o Varzim no terceiro lugar, com três pontos, e ainda com possibilidade de apuramento.

Uma vitória da equipa de Sérgio Conceição frente ao Belenenses até pode não ser suficiente, caso o Chaves vença em casa o Varzim e fique com melhor diferença de golos. Por outro lado, o empate também pode apurar os ‘dragões’, desde que o Chaves faça igual resultado.

No grupo B, só um ‘terramoto’ pode impedir a qualificação do Sporting de Braga, que visita o Vitória de Setúbal, já eliminado. Os minhotos têm seis pontos e uma diferença positiva de seis golos, enquanto o Tondela, a outra equipa que ainda está luta, soma três pontos com três golos marcados e três sofridos.
pub