FC Porto regressa a Braga com Jamor no pensamento

por Mário Aleixo - RTP
O jogo entre "dragões" e "arsenalistas" promete um bom espetáculo Epa-Fernando Veludo

O FC Porto defende esta terça-feira em Braga uma vantagem de 3-0 na segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal em futebol, sabendo que só um feito inédito dos "arsenalistas" pode afastá-lo da final.

O SC Braga nunca venceu por três golos de diferença em receções ao FC Porto nesta competição e, para seguir em frente, terá de ganhar por quatro na "Pedreira". E um tento do FC Porto complica as contas bracarenses, uma vez que se aplica a regra dos golos marcados fora para desempate.

Três dias depois de ter sido batida em casa pela equipa portista (3-2), em jogo da I Liga, a equipa bracarense procura assim fazer história, uma vez que nunca venceu por três golos de diferença em receções ao FC Porto na Taça de Portugal e só uma vez conseguiu anotar três tentos, há 60 anos, mas acabou eliminada da prova.

Na conferência de imprensa de antevisão da partida, o treinador dos bracarenses Abel Ferreira, prometeu que a sua equipa será competitiva e tem potencial para surpreender o adversário.



Quanto ao técnico dos azuis e brancos, Sérgio Conceição, encara o jogo sem pensar na vantagem de três golos alcançada na primeira mão e garante que a sua equipa não vai passear a Braga.



Esta época, os "dragões" sofreram três golos por duas vezes, mas marcaram em ambas, numa vitória por 4-3 sobre o Moreirense, nos oitavos de final da Taça de Portugal, e na derrota por 3-2 com o Vitória de Guimarães, no campeonato.

Nos cinco jogos em Braga para a prova rainha, os "dragões" venceram por duas vezes, os minhotos outras duas e registou-se ainda um empate.

Contudo, apenas na temporada 1957/58 os "arsenalistas" conseguiram infligir três tiros certeiros aos portistas – registo de que necessitam agora para anular a desvantagem –, mas sofreram um (3-1), depois de terem perdido nas Antas por 3-0, nos oitavos de final.

Em termos absolutos, o FC Porto tem evidenciado uma clara supremacia nos confrontos com o SC Braga para a Taça de Portugal, apesar de os minhotos terem atenuado a tendência no século XXI.

O balanço é altamente favorável ao FC Porto, que, em 15 eliminatórias, se superiorizou à equipa bracarense em 12, incluindo duas na final, em 1977 e 1998.

SC Braga e FC Porto defrontam-se a partir das 20h15, no Estádio Municipal de Braga, enquanto Sporting e Benfica completam as meias-finais na quarta-feira, num dérbi lisboeta em Alvalade, para o qual os encarnados partem em vantagem (2-1).

pub