Final da Taça de Portugal estreia o vídeo-árbitro

por Mário Aleixo - RTP
O vídeo-árbitro estreia-se oficialmente no estádio do Jamor Epa

A final da Taça de Portugal, em futebol, contará oficialmente com recurso ao vídeo-árbitro.

A final da Taça de Portugal, entre Benfica e Vitória de Guimarães, vai contar oficialmente com o recurso ao vídeo-árbitro, informou a Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

"O encontro entre Vitória SC e Benfica, a realizar a 28 de maio, no Jamor, será a primeira final alguma vez disputada, em todo o mundo, de uma prova de âmbito nacional a ter recurso a vídeo-árbitro", refere a FPF, em comunicado publicado no seu site oficial na internet.

Neste sentido, a FPF sublinha que "a Taça de Portugal (...) 2016/2017 será também a primeira competição nacional a ser decidida com recurso à assistência do vídeo-árbitro".

"Ao contrário do que sucedeu nos nove jogos anteriores testados em Portugal, desta vez o árbitro de campo vai mesmo comunicar com os dois árbitros que estarão a visionar as imagens em direto do jogo", explica a FPF.

O organismo explica que, até agora, "o sistema de comunicação em tempo real entre VAR (Video Assistant Referee) e árbitro de campo só tinha sido utilizado em três partidas de preparação (Itália-França e Itália-Alemanha em 2016, ambos 'semi live', e, mais recentemente, o França-Espanha".

A FPF recorda que no França-Espanha "um golo francês foi anulado e outro espanhol foi validado, em duas decisões com recurso ao vídeo-árbitro".

"Confirmado este novo passo em frente, o Conselho de Arbitragem da FPF procederá à realização, com os órgãos de comunicação social, de 'workshops' sobre os limites da utilização do vídeo-árbitro, para garantir que os adeptos terão acesso a informação", realça a FPF.

O Conselho de Arbitragem realizará, também, "sessões de esclarecimento junto dos dois clubes finalistas, com o propósito de informar sobre os limites da utilização do vídeo-árbitro".

Em declarações divulgadas no site da FPF, Fernando Gomes considerou que "ter a responsabilidade de utilizar este sistema num jogo de grande dimensão, numa final da Taça de Portugal, é um desafio, um orgulho", mostrando-se convicto de que mais uma vez, Portugal, vai "dar conta do recado".


pub