Taça de Portugal: Benfica e FC Porto em vantagem para segunda mão das `meias`

por Lusa
Legenda da Imagem Foto: RTP

O Benfica e o FC Porto partem em vantagem para a segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal em futebol, depois de terem vencido em casa o Sporting (2-1) e o Sporting de Braga (3-0), respetivamente.

Depois do triunfo na Luz, por 2-1, as 'águias' visitam na quarta-feira Alvalade, onde já venceram esta temporada, por 4-2, para a I Liga.

Os líderes do campeonato ganharam vantagem em casa, com golos de Gabriel (16) e Tiago Ilori (64), na própria baliza, com Bruno Fernandes, aos 82 minutos, a manter os 'leões', terceiros na I Liga, na luta pela eliminatória.

O Sporting não vence o Benfica em casa desde 2015/16, época em que afastou os 'encarnados' da Taça de Portugal, com um triunfo por 2-1, após prolongamento.

No histórico de confronto entre as duas equipas a duas mãos na Taça, a vantagem é para os 'verde e brancos', que saíram por cima em quatro das cinco eliminatórias.

Recordista de triunfos na Taça de Portugal, o Benfica chegou pela última vez à final em 2016/17, ano em que derrotou o Vitória de Guimarães, por 2-1, para erguer o troféu pela 26.ª vez.

O Sporting perdeu a final do ano passado, frente ao Desportivo das Aves, por 2-1, poucos dias depois do ataque à Academia, tendo já vencido a prova em 16 ocasiões, a última em 2014/15.

Mais confortável é a vantagem do FC Porto, segundo classificado do campeonato, que visita na terça-feira o Sporting de Braga, terceiro, depois de ter vencido por 3-0 no Estádio do Dragão, com golos de Alex Telles (37), de grande penalidade, de Soares (63) e Brahimi (90+4).

Esta será a quarta vez que as duas equipas se encontram esta temporada e a segunda em quatro dias, depois do triunfo dos 'dragões' no recinto bracarense, por 3-2, no sábado, na 27.ª jornada da I Liga.

Em jogos da Taça de Portugal, a vantagem dos 'azuis e brancos' é clara, com 13 vitórias, dois empates e três derrotas, além de o FC Porto ter passado nas duas eliminatórias a duas mãos, nos longínquos anos de 1952 e 1958, ambas nos oitavos de final.

Antes desta temporada, o último encontro entre as duas equipas na prova 'rainha' tinha sido na final de 2016, que os bracarenses venceram por 4-2, no desempate por grandes penalidades, após uma igualdade a dois, naquele que foi o segundo troféu do Braga.

Em 71 encontros entre as duas equipas em casa dos bracarenses, apenas por uma vez o conjunto de Braga conseguiu um resultado que lhe permitiria dar a volta à eliminatória, quando, em 1949/50, venceram por 6-0, em jogo do campeonato.

O FC Porto, que tem 16 troféus, não vence a Taça de Portugal desde 2010/11, época em que conquistou ainda o campeonato e a Liga Europa, só tendo regressado ao Jamor há três anos, quando perdeu com o Braga.


Braga marcou três ao FC Porto há 60 anos, mas foi eliminado
O Sporting de Braga nunca venceu por três golos de diferença em receções ao FC Porto na Taça de Portugal de futebol e só uma vez conseguiu anotar três tentos, há 60 anos, mas acabou eliminado da prova.

Após ter perdido a primeira mão das meias-finais por 3-0, no Dragão, com golos de Alex Telles, de grande penalidade, Soares e Brahimi, os minhotos precisam de fazer ‘história’ na terça-feira, na Cidade dos Arcebispos.

Nos cinco jogos em Braga para a ‘prova rainha’, os ‘dragões’ venceram por duas vezes, os minhotos outras duas e registou-se ainda um empate.

Contudo, apenas na temporada 1957/58 os ‘arsenalistas’ conseguiram infligir três ‘tiros’ certeiros aos portistas – registo de que necessitam agora para anular a desvantagem –, mas sofreram um (3-1), depois de terem perdido nas Antas por 3-0, nos oitavos de final.

De resto, nova vitória bracarense em casa, para a Taça, só voltaria a suceder neste século: em 2012, também nos ‘oitavos’, já com a disputa a um só jogo, o conjunto orientado por José Peseiro venceu por 2-1, com golos de Danilo, na própria baliza, e Éder, depois de Mangala ter colocado o FC Porto em vantagem.

Já os ‘azuis e brancos’, somaram dois triunfos em Braga, por 2-0 em 1996/97, com dois golos do brasileiro Edmílson, e por 3-1 em 2003/04, graças a um ‘hat-trick’ do lituano Edgaras Jankauskas, que qualificou os portistas para a final, em que viriam a perder com o Benfica (2-1).

O único empate entre ambos na cidade minhota ocorreu em 1952, na primeira mão dos oitavos de final (1-1), sendo que no segundo jogo o FC Porto ‘atropelou’ o Sporting de Braga em casa, por 10-1.

Em termos absolutos, o FC Porto tem evidenciado uma clara supremacia nos confrontos com o Sporting de Braga para a Taça de Portugal, apesar de os minhotos terem atenuado a tendência no século XXI.

O balanço é altamente favorável ao FC Porto, que, em 15 eliminatórias/finais, se superiorizou à equipa bracarense em 12, incluindo duas no jogo decisivo, em 1977 e 1998.

Ainda assim, os ‘arsenalistas’ conseguiram atenuar esta tendência recentemente, com vitórias na final da Taça de Portugal em 2016, no desempate por grandes penalidades (4-2), na já referida eliminatória dos ‘oitavos’ de 2012 (2-1) e nos ‘quartos’ de 2002 (2-1).

Apesar do saldo ‘demolidor’ de 13 vitórias do FC Porto, contra apenas três do Braga e dois empates, a equipa portuense venceu apenas dois dos cinco embates realizados no século XXI, em 2004 (3-1) e na primeira mão das meias-finais da atual edição (3-0).

Até à entrada no novo século, o FC Porto tinha-se superiorizado sempre em eliminatórias, sobressaindo os triunfos nas finais de 1977, por 1-0, sob o comando do histórico treinador José Maria Pedroto, graças a um golo de Fernando Gomes, e de 1998, por 3-1, com António Oliveira no comando técnico.

Sporting de Braga e FC Porto defrontam-se na segunda mão das meias-finais, na terça-feira, a partir das 20:15, no Estádio Municipal de Braga.

Benfica lidera histórico do dérbi com Sporting por 24 vitórias

O Benfica contabiliza mais 24 triunfos do que o Sporting no conjunto dos 305 dérbis futebolísticos entre os dois ‘grandes’ de Lisboa, que se defrontam pela quarta vez em 2018/19.

A formação ‘encarnada’ assumiu o comando do histórico nos anos 70 do século passado e, desde aí, tem aumentado a vantagem década após década, sendo que na atual, desde 2010/11, soma mais oito vitórias do que os ‘leões’ (12 contra quatro).

Em 2015/16, o Sporting conseguiu três triunfos seguidos, nos três primeiros dérbis de Jorge Jesus ao comando dos ‘leões’, após seis anos na Luz, mas, depois disso, o Benfica ostenta uma invencibilidade que já vai em oito jogos.

As ‘águias’ venceram por 1-0 em Alvalade, na segunda volta da I Liga 2015/16, no jogo que acabou por decidir o título, e, em 2016/17, ganharam em casa por 2-1 e empataram 1-1 fora, em mais dois encontros para o campeonato.

Na época passada, os dois conjuntos lisboetas também só se encontraram na principal competição do calendário luso, tendo-se registado mais duas igualdades, a um na Luz, onde Jonas empatou de penálti aos 90 minutos, e a zero em Alvalade.

Já em 2018/19, o jogo da primeira volta da I Liga voltou a dar empate, a um, na Luz, onde João Félix salvou os locais aos 86 minutos, com o Benfica a ganhar os últimos dois jogos, o primeiro por 4-2, em Alvalade, para o campeonato.

Três dias depois, em 06 de fevereiro, o triunfo foi por 2-1, para as meias-finais da Taça de Portugal, sendo esta a vantagem com que os ‘encarnados’ se vão apresentar na quarta-feira em Alvalade, palco da segunda mão.

No total, e num dérbi que se joga há mais de 110 anos, registaram-se 132 triunfos do Benfica, 108 do Sporting e 65 igualdades, entre I Liga, Taça de Portugal, Taça da Liga, Supertaça, Campeonato de Portugal e Regional de Lisboa.

Em exclusivo na Taça de Portugal, é, porém, o Sporting que ‘manda’, com mais dois triunfos (18 contra 16), muito pelo domínio quase absoluto em Alvalade (12 vitórias, em 15 jogos).

Os ‘leões’ também lideram nos extintos Campeonato de Portugal (3-2) e no Regional de Lisboa (37-33) e ainda na Supertaça (3-1), enquanto o Benfica comanda folgadamente no campeonato (78 contra 47) e na Taça da Liga (2-0).

A equipa sportinguista ganhou os dois jogos inaugurais, o primeiro em 01 de dezembro de 1907, por 2-1, face ao ainda Sport Lisboa, no Campo da Quinta Nova, em Carcavelos, onde, segundo as crónicas da altura, os seus jogadores fugiram da chuva e só voltaram obrigados pelo árbitro.

Apesar desse desaire, os ‘encarnados’ ganharam (4-2) o conjunto dos poucos jogos (seis) realizados na primeira década do século XX, assumindo uma superioridade ainda maior na segunda, com 13 triunfos, contra apenas cinco dos ‘leões’.

As ‘águias’ chegaram a ter mais 10 vitórias, só que o Sporting respondeu: foi melhor nas quatro décadas seguintes e no final da temporada 1949/50 já tinha dado a volta ao histórico (56 triunfos, contra 54 do Benfica).

O melhor período do Sporting foi a década de 40, com mais de 50% de vitórias (21, em 40) e 101 golos - recorde em qualquer década -, em pleno reinado dos ‘cinco violinos’ (Peyroteo, Vasques, Albano, Travaços e Jesus Correia).

Depois, o clube da Luz passou a dominar por completo e reinou nas quatro décadas seguintes, sobretudo na de 70, ainda como o ‘Pantera negra’ Eusébio da Silva Ferreira a ditar leis: 15 triunfos em 27 jogos (55,6 por cento).

O Sporting equilibrou na primeira década do século XXI (oito triunfos para cada lado e outros tantos empates), mas, na segunda, a liderança do Benfica é expressiva, com mais de 50% de triunfos (12 em 23 jogos) e 34-22 em golos.

No global, o conjunto da Luz também comanda nos golos, com 514, liderado pelos 27 do ‘rei’ Eusébio, enquanto os ‘leões’ somam 468, quase meia centena, mais precisamente 48, da autoria de Fernando Peyroteo, o melhor marcador do dérbi.

pub