Vildemoinhos, Vale Formoso e Silves "tomba-gigantes" na Taça

por Mário Aleixo - RTP
O Lusitano de Vildemoinhos é um dos "tomba-gigantes" da terceira eliminatória da Taça de Portugal, em futebol Nuno André Ferreira-Lusa

A terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol realizou-se no fim de semana com o Lusitano de Vildemoinhos, Vale Formoso e Silves a vestirem a pele de "tomba-gigantes".

O Desportivo das Aves, detentor do troféu que venceu na final disputada com o Sporting, iniciou a defesa do título com um triunfo por 3-1 sobre o Sacavenense, do Campeonato de Portugal.

Contrariando o estatuto do favorito, a equipa visiense do Lusitano de Vildemoinhos, do Campeonato de Portugal, afastou o Nacional, da I Liga, ao vencer no prolongamento por 4-3, após empate a 2-2 no tempo regulamentar.

No final do jogo o presidente do clube da Beira Alta, António Loureiro, confessou que tinha a secreta esperança de eliminar a formação madeirense e já sonha com um dos três clubes "grandes" na próxima eliminatória.



No campo das exceções, também a formação "axadrezada" do Vale Formoso, das Furnas, Açores, que milita nos Distritais de Ponta Delgada, eliminou o Coimbrões, do Campeonato de Portugal, com um triunfo no prolongamento também por 4-3, igualmente após empate a 2-2 no tempo regulamentar.

O presidente do clube açoriano confessava no final do jogo ter sofrido muito.



O Silves, dos distritais de Faro, também bateu o pé ao teoricamente favorito Desportivo de Chaves (Satélite), do Campeonato de Portugal (CP), com uma vitória por 2-1 no prolongamento, após empate a 0-0 no tempo regulamentar.

Tiago Leal, presidente do clube algarvio, ficou satisfeito com o triunfo e como a carreira da equipa na presente edição da Taça.


Mais fortes ditam a sua lei
Nos restantes jogos imperou a lei do mais forte, no que respeita a embates entre equipas de diferentes escalões, com destaque para a continuidade da esmagadora maioria das equipas da I Liga, já que depois de Portimonense, no sábado, apenas o Nacional foi no domingo eliminado.

No duelo entre equipas do mesmo escalão, neste caso da II Liga, o Arouca afastou o Farense, com um triunfo por 3-1.

No embate entre equipas do Campeonato de Portugal, o Casa Pia eliminou o Angrense, com uma vitória por 2-1, o Anadia o Vilafranquense, com um triunfo por 4-1, e o Montalegre o Oriental, com 2-1 no prolongamento, após empate a 1-1.

Nos confrontos entre equipas da II Liga e do Campeonato de Portugal, o Leixões eliminou o Amarante (3-1), o Sporting da Covilhã o Limianos (2-0), o Paços de Ferreira o Gafanha (2-0) e o Penafiel o Fafe, através do desempate por grandes penalidades (3-2), após empate a 0-0 no prolongamento.

No duelo entre equipas do Campeonato de Portugal, o Praiense afastou o Santa Iria (2-0), o União da Madeira o União de Santiago (2-0) e o Águeda o Louletano (1-0).

O sorteio da quarta eliminatória da prova rainha está agendado para 30 de outubro.


pub