Feito histórico. João Sousa vence Estoril Open

por RTP
É a primeira vez que um tenista português vence o único torneio ATP que se realiza em solo nacional. José Sena Goulão - Lusa

O tenista vimaranense de 29 anos é o primeiro português a vencer este torneio, o único da ATP que se realiza em solo nacional. A jogar em “casa”, João Sousa, número 68º mundial, conseguiu derrotar o norte-americano Frances Tiafoe em dois sets.

João Sousa já tinha repetido o feito de Frederico Gil, que se apurou para a final em 2010, tendo perdido na altura para o espanhol Pablo Carreno Busta. Com esta vitória, o tenista superou a melhor prestação de sempre de um português num torneio ATP.

João Sousa precisou de uma hora e 20 minutos para derrotar Tiafoe, número 64 da hierarquia ATP, por 6-4, 6-4.
"Um sonho tornado realidade"
Em dez finais disputadas, este é o terceiro título da carreira do tenista português, depois de ter saído vitorioso de Kuala Lumpur (2013) e Valência (2015).

Visivelmente emocionado, João Sousa disse que este foi "um sonho tornado realidade" e que sempre quis "vencer em Portugal".

"Queria agradecer à minha família e à minha equipa técnica, que estiveram sempre ao meu lado, nos bons e maus momentos, e sempre acreditaram em mim. Como é um dia especial, quero dedicar esta vitória à minha mãe. É uma vitória de todos nós, de todos os portugueses, de todos os que aqui estiveram. Obrigado pelo apoio e pelo carinho", concluiu o tenista.


Tópicos
pub