Roland Garros. Osaka afastada na primeira ronda

A tenista japonesa Naomi Osaka, ex-número um mundial, foi eliminada pela norte-americana Amanda Anisimova na primeira ronda de Roland Garros, naquele que foi o seu primeiro encontro no "major" francês depois da polémica desistência de 2021.

Mário Aleixo - RTP /
Osaka caiu à primeira em Roland Garros Dave Hunt-Epa

Um ano depois de desistir de Roland Garros na sequência da polémica gerada pela sua decisão de boicotar as conferências de imprensa do torneio, para alertar para o tema da saúde mental, Osaka regressou à catedral da terra batida para uma participação efémera, sendo derrotada pela 27.ª cabeça de série, pelos parciais de 7-5 e 6-4, em uma hora e 30 minutos.

Esta é a segunda vitória consecutiva de Anisimova sobre a japonesa em torneios do "Grand Slam", já que a norte-americana, semifinalista em Roland Garros em 2019, foi responsável pela eliminação de Osaka, então campeã em título, na terceira ronda do Open da Austrália deste ano.

Para a antiga número um mundial, atual 38.ª classificada no ranking WTA, esta é apenas a terceira vez que cai na primeira ronda de um torneio do "Grand Slam".

Vencedora do Open dos Estados Unidos em 2018 e 2020 e do Open da Austrália em 2019 e 2021, Osaka, de 24 anos, nunca ultrapassou a terceira ronda em Roland Garros, tendo sido afastada nesta fase em 2016, 2018 e 2019.

PUB