Serena Williams na História do ténis

| Ténis

Serena Williams
|

A norte-americana Serena Williams entrou hoje para a História do ténis mundial ao vencer o seu 23.º torneio do 'Grand Slam', depois de ter feito um Open da Austrália perfeito, que culminou com uma vitória sobre a irmã Venus.

Antes de derrotar Venus Williams, 13.ª cabeça de série, na final, por 6-4, 6-4, em uma hora e 21 minutos, Serena, que recuperou o 'seu' número um mundial, não cedeu qualquer 'set' ao longo dos outros seis encontros disputados em Melbourne, mostrando ter voltado à melhor forma, após alguns problemas físicos.

O sétimo triunfo no Open da Austrália permitiu a Serena tornar-se recordista de triunfos em provas do 'Grand Slam' na Era Open, com 23, mais um do que a alemã Steffi Graf e a um do recorde total da australiana Margaret Court, que esteve nas bancadas a ver a final.

O encontro decisivo foi uma amostra do que Serena, que chegou a Melbourne como número dois mundial, fez ao longo do torneio, com o seu ténis agressivo, a que Venus não conseguiu responder da melhor maneira, embora a estatísticas provem que a final acabou por ter algum equilíbrio.

Serena Williams, de 35 anos, 'disparou' 10 ases, mais três do que Venis, conseguiu mais seis 'winners' (27-21) e cometeu menos dois erros não forçados (23-25), mas apenas ganhou mais 10 pontos ao longo do encontro.

Depois de um início muito nervoso, com quatro quebras de serviço nos primeiros quatro jogos do primeiro 'set', mas Serena acabaria por fazer o 'break' decisivo ao sétimo jogo da primeira partida (4-3), segurando o seu saque até ao final do parcial.

No segundo 'set', a mais nova das irmãs Williams, que nunca perdeu uma final de um 'major' depois de vencer a primeira partida, voltou a quebrar o serviço de Venus no sétimo jogo, momento que acabou por ser decisivo no desfecho do encontro.

Uma das maiores rivalidades da história do ténis teve, assim, mais um capítulo, com Serena a voltar a mostrar-se, mais uma vez, mais forte, somando o 18.º triunfo em 29 encontros. Em torneios do 'Grand Slam', Venus apenas conseguiu vencer uma das oito finais contra a irmã, em Wimbledon, em 2008.

A informação mais vista

+ Em Foco

Na edição deste sábado do 360, na RTP3, o jornalista António Louçã, autor da grande reportagem "Alemanha: o reverso da medalha", resumiu o contexto económico e social no chamado motor da Europa, em véspera de ida às urnas.

A Alemanha vai a votos com uma economia próspera: muita exportação, muita construção, receitas fiscais abundantes, orçamentos públicos excedentários. O reverso da medalha é a degradação de condições sociais para uma parte significativa da população.

    Os portugueses escolhem os seus representantes locais a 1 de outubro. Acompanhe aqui a campanha, os debates e toda a informação sobre as eleições Autárquicas.

      Um ensaio do LNEC e do Instituto Superior Técnico, no âmbito do KnowRisk, evidencia a importância da tomada de medidas preventivas. Veja os vídeos e compare os dois casos.