Serena Williams vence US Open pela quinta vez
A tenista norte-americana Serena Williams, líder do "ranking" WTA, conquistou o seu quinto título em singulares femininos do US Open, ao vencer na final a bielorrussa Victoria Azarenka, por 7-5 e 6-7 e 6-1.
Na reedição da final do torneio nova-iorquino, Serena Williams, de 31 anos, voltou a levar a melhor frente a Azarenka, após 2:45 horas, repetindo os êxitos de 1999, 2002, 2008 e 2012 e conquistando o seu 17.º Grand Slam.
Azarenka, de 24 anos e segunda na hierarquia mundial, perdeu a sua segunda final consecutiva em Flushing Meadows e falhou a conquista do seu terceiro Gran Slam, depois das vitórias no Open da Austrália, em 2012 e 2013.
No final, Serena Williams explicou que entrou na prova estabelecendo metas de desempenho para si mesma em cada jogo.
"Neste torneio comecei a definir objetivos diferentes para mim e isso tem funcionado", disse a norte-americana.
A tenista sublinhou também que o seu sucesso se deve ao seu treinador e pai, Richard Williams.
"Eu não teria vencido um único título sem ele e sem o seu apoio", disse a tenista, ao salientar também que o progenitor "é um grande treinador e inovador".
Com a vitória de domingo, Serena tornou-se na jogadora mais velha a vencer a competição dos Estados Unidos, 18 dias depois de ter completado 32 anos.
"Uma das razões pelas quais continuo a jogar ao mais alto nível aos 30 anos devo ao facto do meu pai ter construído o meu jogo e o da minha irmã. Ele deu-nos uma boa base e isso permitiu que o nosso jogo crescesse", assinalou.
Apesar da imprensa internacional aventar a possibilidade de Serena Williams atingir números recorde como Chris Evert, Martina Navratilova ou Steffi Graf, a tenista garante estar afastada desse objetivo e que apenas se tornou jogadora porque "tinha uma raquete e um sonho".