Pedro Mendes rescinde e termina carreira

O antigo internacional português Pedro Mendes, de 33 anos, rescindiu o contrato com o Vitória de Guimarães, que vigorava até ao final da próxima temporada, e deverá terminar a carreira, revelou hoje fonte do clube.

Antena 1 c/ LUSA /
Legenda da Imagem

"O Pedro Mendes e a direção chegaram a um acordo, há cerca de duas semanas, para rescindir contrato. Ele decidiu também terminar a sua carreira enquanto profissional de futebol, e tanto quanto sabemos vai dedicar-se à vida empresarial", disse o vice-presidente Luís Cirilo à Rádio Santiago.  
 
Segundo o dirigente, "a decisão nasceu de uma conversa entre ambas as partes" e a "vontade era convergente".  
 
Considerando o jogador "um dos melhores da história do Vitória", frisou que "as portas do clube estarão sempre abertas: estou certo de que, no futuro, ele voltará a servir o clube", disse. 
 
Natural da freguesia vimaranense de Moreira de Cónegos, Pedro Mendes regressou esta temporada a Guimarães, onde começou a carreira e fez a formação, depois de uma época e meia ao serviço do Sporting.   
 
Antes, o médio passou por Glasgow Rangers (Escócia), Portsmouth (Inglaterra), Tottenham (Inglaterra) e FC Porto, ao serviço do qual se sagrou campeão nacional, venceu uma Supertaça e uma Liga dos Campeões (2003/04). 
 
Do seu palmarés constam também uma Taça de Inglaterra, pelo Portsmouth, dois campeonatos e uma Taça da Escócia pelo Rangers.    
Pela Seleção Nacional A, Pedro Mendes somou 12 internacionalizações, um terço delas no Campeonato do Mundo de 2010, na África do Sul.    
Estreou-se frente à Escócia, num particular em Braga (em novembro de 2002) e alinhou pela última vez por Portugal diante da Espanha, a 29 de junho de 2010, nos oitavos de final do Mundial (derrota por 1-0). 
 
Também o médio argentino Molina, contratado em janeiro, rescindiu contrato, revelou o clube. 
PUB