GP do Bahrain: Rosberg Vence no Deserto

por RTP
Rosberg com início de época perfeito EPA/ANDREJ ISAKOVIC

5ª consecutiva para o alemão. Problemas para Vettel e Hamilton. Grosjean tem nova corrida de sonho.



Nico Rosberg fez uma corrida de gestão depois de se superiorizar na largada e contar com problemas grandes dos seus principais rivais, Vettel e Hamilton, para garantir a 2ª vitória da época e a 5ª consecutiva na sua carreira. O alemão levou a melhor no arranque, mas a sua noite no Deserto foi facilitada no primeiro minuto de corrida.


Ao vencer 5 GPs consecutivos, Rosberg entra num grupo de elite. Apenas venceram 5 GPs consecutivos, Sebastian Vettel, Michael Schumacher, Jack Brabham, Jim Clark, Nigel Mansell e Lewis Hamilton. Todos foram campeões do mundo.


EPA/VALDRIN XHEMAJ

Não é comum na carreira dos pilotos, mas pontualmente acontece. Hoje calhou a Vettel. O alemão que ambicionava a discutir com os Mercedes a corrida do Bahrain, ficou parado na volta de formação. Assim que os carros largaram da pré-grelha, o piloto reportou uma falha que comprometeu o motor.

Aparentemente na primeira análise da equipa, um problema com o injetor. Pouco depois o fumo não deixava dúvidas. Frustração para a Ferrari e para Vettel. A Mercedes ficava mais tranquila com o principal adversário fora antes do arranque.



E quando as luzes vermelhas se apagaram para a largada, Rosberg saiu melhor que Hamilton na 1ª fila. Por dentro, Nico curvou na frente. Sem Vettel na grelha, os Williams tiveram espaço para capitalizar na longa reta. Valtteri Bottas tentou a sua sorte na travagem. Hamilton tinha vantagem e meteu o carro. Contacto. Hamilton via ali as suas chances de vitória esfumadas.


EPA/SRDJAN SUKI

LARS BARON

O incidente acabou por ser considerado - e bem - culpa de Bottas que foi penalizado pouco depois com um drive-through.  Mas o certo é que Hamilton ficou com corrida comprometida. Desceu para 7º lugar. E mesmo galgando depois posições,
 o chassis danificado diminuiu a pressão aerodinâmica e acabou por impedir que Lewis tivesse a chance de tirar o máximo do carro.

Foi assim, uma corrida para limitar os estragos até final. Do ponto de vista tático, a equipa ainda esperou que um Safety Car pudesse meter Lewis, de novo, na corrida. Só que tal não aconteceu.

Hamilton recuperou até onde pode, mas foi incapaz de ir buscar a posição de Kimi Raikkonen que no Ferrari fez de novo uma boa corrida no Bahrain, onde costuma dar-se bem.

O finlandês não começou bem. Arrancou mal, perdeu posição para ambos os Williams, cometendo um erro. Veio para 5º mas no final do primeiro turno com os pneus supermacios, a corrida do piloto da Ferrari começou a tomar forma. Estrategicamente a Ferrari mordeu o isco da Mercedes na 2ª paragem para mudança de pneus, ao montar os supermacios e aí foi o único momento da corrida onde a Ferrari poderia ver a sua segunda posição comprometida.


EPA/SRDJAN SUKI

Fruto dos problemas de Hamilton ou não, o certo é que Kimi resistiu bem na 2ª posição, mas não teve margem para pressionar Rosberg na frente, mesmo quando após a 3ª paragem da corrida se achou a menos de 5 segundos de Nico. Fica apenas a sensação que Raikkonen poderia até ter discutido a vitória no Bahrain, tivesse largado bem e não ser surpeendido pelos Williams. Mas nessa circunstância, tambem talvez o toque entre Bottas e Hamilton não tivesse ocorrido.

Atrás dos 3 primeiros, Daniel Ricciardo fez uma corrida no braço. Mostrando sólido andamento, o australiano arrecadou pontos importantes (tal como Daniil Kvyat que desta vez pontuou em 7º no final, vindo de 15º na grelha), para a equipa ganhar pontos importantes no duelo frente à sua rival potencialmente mais próxima, a Williams.

Mas se há destaque que merece ser dado é á fantástica corrida de Romain Grosjean e da Haas F1. Como o francês dizia por rádio no final "É um sonho Americano!". Depois do 6º lugar na austrália, na estreia, aqui a confirmação.
O resultado em Melbourne foi obtido também pela situação de Bandeira Vermelha que deu vantagem estratégica de um pitstop em relação à concorrência para Grosjean, mas no Bahrain foi de início ao final, muitas ultrapassagens no braço, uma tática baseada num triplo uso muito eficaz do composto supermacio, os dois primeiros totalmente novos. Foi a táctica mais agressiva de todos os pilotos/equipa O momento mais crítico foi a perda excessiva de tempo no último pitstop para colocação de um dos pneus, mas não comprometeu o resultado.
 

Hamad I Mohammed

Pode-se dizer que o motor Ferrari tem de ser considerado na equação de sucesso. Mas o chassis e a forma como ele é equilibrado e gentil para os pneus é de uma extraordinária competência. E o valor de Grosjean é a cereja no topo do bolo. No final, 5º lugar. Considerando que lá na frente estão Mercedes e Ferrari, isto é quase uma vitória.

A Toro Rosso também teve uma boa corrida. A escuderia nunca antes tinha marcado pontos no Bahrain. Se Carlos Sainz teve corrida miserável que acabou em abandono, já Max Verstappen, o rookie estrela de 2015, fez uma bela corrida. A sua caracteristica agressiva e combativa na pilotagem, encontrou na pista de Sakhir, o palco perfeito.


ToroRossoTeam

A Williams achou-se no final da reta de largada, em 3º e 4º lugares com Bottas e Massa. Por isso há que considerar como má a corrida. Certo que no caso de Bottas há a acrescer um drive-trhough pelo toque em Hamilton, mas mesmo em pista, problemas de equilíbrio para ambos os carros, consistência mínima em termos estratégicos, com Massa por exemplo a ser (a par de Erissson no Sauber) o único a terminar com pneu medio, um composto qque não funcionou para ninguém. A ausência de Pneus Macios em número suficiente, foi tremendo erro da escuderia que pagou por isso. A Williams foi a única equipa que só escolheu 3 jogos de macios para o fim-de-semana, as restantes tinham entre 4 ou 5. Isso impediu Massa no final de resistir a Vertsappen e Kvyat que o passaram no final. 


EPA/VALDRIN XHEMAJ

Stoffel Vandoorne foi 10º numa corrida sólida na estreia pela McLaren, substituindo Fernando Alonso (que com  costela partida não teve autorização para correr). Vandoorne, deu o primeiro ponto à escuderia inglesa, que perdeu cedo na corrida Jenson Button.

CLASSIFICAÇÃO DO GP DO BAHRAIN



No mundial, No mundial de pilotos Rosberg comanda agora com 50 pontos. Atrás Hamilton 33, Ricciardo 24, Raikkonen e Grosjean têm 18, Vettel 15, Massa 14 e Verstappen 9.

Nos construtores, a Mercedes marca 83 pontos. A Ferrari 33, Red Bull 30, Williams 20, Haas 18, Toro Rosso 11, Force India 6 e McLaren 1.

O próximo GP é am Shanghai, China, dentro de 2 semanas.


EPA/VALDRIN XHEMAJ






pub