Maradona: quatro décadas da estreia de El Pibe

por Inês Geraldo - RTP
Maradona levanta a taça do mundo em 1986 www.ecured.cu

A 20 de novembro de 1976 uma das maiores estrelas do futebol mundial marcava presença pela primeira vez nos relvados profissionais. Diego Armando Maradona tinha apenas 15 anos quando foi chamado para se estrear pelos Argentinos Juniors. El D10S não ganhou o jogo mas ainda se lembra desse dia de há quatro décadas.

Numa entrevista concedida ao diário Olé, Diego Armando Maradona recorda o dia em que se estreou. Foi há 40 anos e mudou o curso da história do futebol. Em conversa com o diário argentino, Maradona revisitou esse dia.“Já passaram 40 anos e recordo-me que saí às dez da manhã de Fiorito com o único par de calças que tinha, de veludo. Como fazia muito calor, todos olhavam para mim no comboio, nas ruas”.

Sobre o jogo que se tornou histórico, Maradona recorda estar sentado no banco e ver o técnico do Argentinos, Juan Carlos Montes, a chamá-lo para o aquecimento.

“O estádio estava cheio de adversários quando cheguei. Já durante a partida, Montes disse para me preparar porque estávamos a perder 1-0. Quando falou, questionei-me se era para mim. Olhei ao redor e não havia muitos jovens, era". "Não aqueci mais que trinta segundos e o treinador disse-me: “vem”. E entrei para o lugar de Giacobetti”.

Foi a estreia de um jovem promissor com apenas 15 anos. O jogo acabaria com uma derrota para o Argentinos Juniors, mas Maradona começava a notabilizar-se pela magia do seu futebol.

Em 1981, mudou-se para o Boca Juniors, clube do coração. Ficou por lá apenas um ano até chamar a atenção da Europa e da seleção argentina.
Primeira experiência europeia: FC Barcelona
Pouco tempo tempo depois, em 1982, El Pibe tornou-se na transferência mais cara da história do futebol, mudando-se para a Catalunha, onde foi representar o FC Barcelona.

Esteve apenas dois anos na cidade condal, onde colecionou inimizades. Em campo, a sua performance ficou marcada por várias lesões e episódios indecorosos que o obrigaram a pedir desculpa ao rei espanhol.


Legenda: Maradona defronta a URSS com a Argentina - Argentine Football Association

A causa foi Goicotxea, jogador do Athletic de Bilbao, que lesionou o argentino com uma fratura no tornozelo e o atirou vários meses para fora dos relvados.

El Pibe venceu apenas um título em Barcelona - uma Copa del Rey - antes de se juntar ao clube que lhe deu as maiores glórias.
Em Nápoles, chegar, ver e vencer
Idolatrado no San Paolo, Maradona jogou sete temporadas em Nápoles. Com a companhia de grandes nomes como Alemão ou Careca, grandes jogadores do futebol brasileiro, El Pibe criou uma página na história do país del Calcio, vencendo duas ligas italianas, uma taça e uma supertaça.


Legenda: Maradona cumprimenta Platini, quando os dois jogavam em Itália

Marcou mais de uma centena de golos pelos napolitanos e em 1989 ainda levou a equipa a vencer o seu primeiro título europeu com a conquista da Taça UEFA, contra o Estugarda do já então conhecido Jurgen Klinsmann.
Glória na albiceleste
Foi muito novo que Maradona se estreou com a camisola da Argentina. Ao seu estilo, com uma finta desarmante e condução de bola primorosa, não tardou até se estrear em Mundiais com a albiceleste.

Em 1982, em Espanha, a Argentina pôde contar com o futebol de Maradona mas embates com as equipas de Itália e Brasil valeram a eliminação precoce à seleção das Pampas.

No entanto, seria em 1986 o ano de Maradona. Naquele verão El Pibe tinha um encontro marcado com o destino e iria levar o país à glória. O famoso campeonato do mundo de 86, no México, ficaria marcado pela mão de deus, quando nos quartos-de-final da competição marcou um golo com a mão à Inglaterra defendida por Peter Shilton.

A partida acabou com o triunfo argentino por 2-1. Porque - mais do que tudo nesse mundial - as páginas do futebol registam o segundo golo de Maradona: com sucessivas fintas passou por toda a equipa de Inglaterra e fez aquele que é considerado por muitos como o maior golo da História do Futebol. A sua assinatura de génio.


Legenda: Golo de Maradona à Inglaterra no Mundial de 1986

Seguiu-se a Bélgica e a final trouxe a Alemanha. Últimos minutos de jogo e Maradona tem o condão de encontrar de forma sublime Burruchaga para o 3-2 final que valeu o título mundial à Argentina.
Carreira em queda
Em 1990, Maradona viveu um dos momentos mais tristes da seleção argentina. Foi em Itália. Teve o público de Nápoles do seu lado, mas acabou a competição como um dos jogadores mais odiados da competição. Na final, que a Argentina alcançou, surgiu novamente a Alemanha. A argentina perdeu por 1-0.

Foi também nessa altura que começaram os rumores de dependência de drogas e Maradona marcou viagem de regresso a Espanha. O destino foi o Sevilha, onde passou apenas uma época, regressando ao país natal.


Legenda: Maradona joga pela Argentina no Mundial de 1994, nos EUA - Mike Blake - REUTERS

Passou pelo Newell’s Old Boys e Boca Juniors, terminando a carreira no clube do coração, mas não sem antes ter protagonizado novo escândalo no Campeonato do Mundo de 1994. Com apenas dois jogos na competição, acusou dopping e foi suspenso do Mundial dos Estados Unidos.

Depois de abandonar os relvados, El Pibe sofreu vários problemas de dependência de drogas e foi protagonista de várias reabilitações. Finalmente libertou-se dos problemas que o afetaram e chegou a selecionador da Argentina.

Ainda treinou a albiceleste no Mundial de 2010, na África do Sul, onde foi eliminado nos quartos-de-final pela Alemanha, por uns concludentes 4-0. Apesar dos vários escândalos, ficarão para sempre na retina as grandes jogadas individuais de Diego Armando Maradona, que encantou palcos de futebol pelo mundo fora com o seu génio -às vezes mau mas sempre gigante.
pub