Medalha da crença no peito de Telma Monteiro

por Mário Aleixo - RTP
Telma Monteiro exibe a medalha que faltava e já não foge da sua vitrina de troféus Inácio Rosa-Lusa

Telma Monteiro recebeu a medalha que lhe faltava na carreira.

A judoca portuguesa conquistou o bronze na categoria de -57kg, ao bater a romena Corina Caprioriu por yuko, selando a 24ª medalha do deporto português em Jogos Olímpicos.

Depois de cinco medalhas em mundiais e 11 em europeus, a judoca do Benfica arrebatou, finalmente, o metal olímpico, depois do 12º lugar de Atenas2004 e do nono em Pequim2008, ainda na categoria de -52kg, e do 17º em Londres2012.

Portugal passou a contar quatro medalhas de ouro, oito de prata e 12 de bronze, duas das quais no judo, com Telma Monteiro a juntar-se a Nuno Delgado, terceiro em -81kg em Sydney2000.

Sensações boas

Após a conquista Telma Monteiro mostrou-se imensamente satisfeita por, finalmente, ter conquistado a medalha nos Jogos Olímpicos, o título que faltava na sua carreira.

"Já perseguia esta medalha há 12 anos. Costuma dizer-se que à terceira é de vez... à quarta é medalha", disse, com um enorme sorriso, a judoca do Benfica, palavras registadas pelo jornalista da Antena 1, Fernando Eurico.



"Vou demorar algum tempo a assimilar este momento. Não se trata apenas de ganhar uma medalha que eu queria muito, é um momento em que aproveito para dizer que vale a pena não desistirmos dos nossos sonhos, vale a pena lutarmos", disse Telma Monteira, na zona mista, onde entrou aos saltos.

Depois de muitos abraços, a vários elementos da comitiva portuguesa, a judoca prosseguiu: "Não interessa a idade, não interessa o tempo que temos de esperar, o mais importante é não desistir".

A judoca lusa sabia, porém, que o caminho não seria fácil: "Tinha à frente a francesa campeã da Europa, que já me ganhou algumas vezes, mas treinei muito para poder vencer aquela adversária e disse à minha equipa: 'se eu conseguir vencer a francesa, levo a medalha para casa'".

A atleta portuguesa bateu mesmo a francesa Automne Pavia e, depois, a romena Corina Caprioriu e selou o bronze, mesmo com custos para o corpo: "Eu acho que lixei o ombro, mas se fosse de cadeira de rodas com a medalha, era indiferente".

Telma Monteiro estava totalmente satisfeita com tudo o que fez ao longo do dia: "Às vezes, os treinadores das adversárias criticavam o facto de eu não ser boa no chão, mas hoje provei que sou uma atleta completa, que sou uma judoca completa e, principalmente, tenho uma grande mentalidade, tenho uma causa portuguesa, portanto tinha de chegar o dia".

 

pub