Benfica 2 - 1 Rio Ave

Ao Benfica bastava um ponto. Conquistou três frente ao Rio Ave e assegurou o 32º. título de campeão nacional.

Sérgio Alexandre /
Adeptos do Benfica podem fazer a festa na Luz Foto: Getty Images


Apoteose das fileiras benfiquistas.

Invasão de campo.

Benfica campeão.

Fim do jogo.

Três minutos de compensação.

- A dois minutos do fim do jogo, o Benfica desistiu de atacar. Controla a bola a meio-campo à espera do fim do jogo e da sagração.

82' - Substituição no Benfica - Sai Saviola, entra Nuno Gomes.

80' - Grande defesa de Carlos, a afastar com as pontas dos dedos um remate em jeito de Saviola.

78' - Cartão amarelo para Cardozo, por festejar o golo despindo a camisola.

77' - Golo do Benfica - Cardozo aproveita um ressalto de bola para repor o Benfica em vanntagem, na sequência de um pontapé de canto marcado por Aimar. Airton remata ao segundo poste, a defensiva do Rio Ave corta a bola, que sobra para o paraguaio, que conquista o troféu dos goleadores do Campeonato.

74' - Cruzamento de Peixoto e Cardozo, sem oposição, remata desastradamente de cabeça ao lado.

71' - Golo do Rio Ave - Ricardo Chaves, de cabeça, concretiza em grande estilo, na sequência de um livre indirecto. Luisão fica mal na fotografia...

69' - Maxi obriga Carlos a grande defesa, a bola sobra para Airton que, na zona da meia-lua, chuta forte à barra. Saviola de cabeça marca, mas é apanhado em fora-de-jogo, que as imagens televisivas confirmam.

66' - Evandro ia fazendo auto-golo ao cortar um pontapé de canto marcado por Peixoto.

64' - Substituição no Benfica - Saída de Carlos Martins, entrada de Maxi Pereira.

63' - Carlos Martins acerca-se da área vilacondense, mas remata ao lado.

62' - Substituição no Rio Ave - Sai Sidnei, entra Evandro.

- O jogo está agora muito morno. O Benfica opta por controlar e fazer circular a bola em terrenos mais centrais. O Rio Ave não tem grande capacidade para furar os sectores encarnados.

- O Sporting de Braga marca na Choupana e está novamente empatado com o Nacional.

53' - Substituição no Rio Ave. Sai Bruno Moraes, entra Tiago Terroso.

- O 32.º título nacional do Benfica está a pouco mais de meia hora de distância.

- Estão 64103 espectadores no Estádio da Luz, a maior enchente da temporada no reduto benfiquista.


- O Estádio da Luz vem abaixo com a notícia do golo marcado pelo Nacional ao Sporting de Braga. Explosão de alegria entre os adeptos encarnados!

49' - Peixoto marca um livre da direita e Luisão faz de defesa central do Rio Ave, evitando que Cardozo marcasse de cabeça. O paraguaio fica irritadíssimo com o colega de equipa e capitão.

47' - Em frente à baliza, Pablo Aimar remata rasteiro a cerca de 20 metros da linha de golo. Carlos defende à segunda.

19h06 - Recomeço da partida, com substituição no Benfica. Ramires é rendido por Éder Luís.

Intervalo.

Dois minutos de compensação.

- O Benfica entrou forte, mas foi perdendo algum esclarecimento ao longo da partida. Embora mantenha um domínio intenso, a equipa de Jorge Jesus já sentiu alguns calafrios provocados por jogadas esporádicas, mas perigosas, do Rio Ave, algumas delas resultantes de deslizes defensivos dos encarnados.


40' - Bruno Gama aproveita uma clamorosa falha defensiva de David Luiz e César Peixoto, ganha a bola e atira forte a milímetros do poste direito de Quim. Empate à vista...

- Parece que o Benfica está a jogar para a Bola de Prata de Cardozo, o que já fez perder golos quase feitos. É certo que o Rio Ave tem menos um elemento em campo, mas jogar para Cardozo quando ainda falta tanto tempo para terminar a partida pode ser algo temerário, tendo em conta o resultado tangencial que se verifica neste momento.

38' - Tabelinha entre Carlos Martins e Saviola, com a bola a chegar a Cardozo, que remata muito fraco, embora estivesse muito bem colocado.

35' - Airton ganha de novo no alto e remata de cabeça ao lado, na sequência de um canto marcado por Carlos Martins. Está com vontade de marcar, o brasileiro que hoje substitui nos titulares do Benfica o castigado Javi Garcia...

34' - Carlos faz uma excelente mancha que evita o golo a Aimar, isolado por um óptimo passe de ruptura de Carlos Martins.

- Bruno Moraes tem de ser retirado de maca para ser assistido. O rio Ave joga temporariamente com nove unidades.

28' - Saviola isola-se à entrada do meio-campo atacante, progride em grande velocidade ruma à baliza de Carlos mas, na altura do remate, faz uma má escolha e atira de pé esquerdo ao lado.

- Só dá Benfica neste jogo. O Rio Ave joga com dez.

25' - Grande defesa de Carlos a remate de Saviola, que entra na grande-área adversária pela meia-esquerda e desfere um pontapé à queima-roupa. Aimar falha a recarga.

24' - Airton ganha o cruzamento, mas cabeceia a bola por cima da baliza.

23' - Cartão amarelo para Sílvio, por derrube a Ruben Amorim. Espécie de canto curto para o Benfica, que vai ser marcado por Aimar.

20' - Airton quase marca, mas um defensor vilacondense toca de raspão na bola rematada pelo brasileiro, que acaba por sair rente ao poste direito de Carlos..

19' - Bela jogada colectiva do Benfica de baliza a baliza. Grande perigo, mas Aimar acaba por ser apanhado em fora de jogo.

17' - Agora foi Tarantini a quase marcar para o Rio Ave, num remate muito perigoso a aproveitar uma falha de David Luiz, que pretendeu sair para o ataque com a bola no pé, perdendo-a.

15' - Saviola atira a bola a rasar o poste direito de Carlos. O avançado argentino estava em posição privilegiada, de frente para a baliza à entrada da meia-lua.

- Está escancarada a porta do título para o Benfica...

10' - Cartão vermelho directo para Wires, por entrada dura sobre Ramires. Os dois jogadores disputam uma bola alta com os pés em riste, mas o jogador do Rio Ave deixa o pé direito atingir a coxa de Ramires. O árbitro considera agressão e expulsa Wires.

8' - O primeiro de remate do Rio Ave é assinado por Wires. Sai forte, mas à figura de Quim.

8' - Quim sai a pontapé para resolver um atraso de bola comprometedor.

5' - Cardozo chega milésimos de segundo atrasado a um cruzamento rasterio de David Luiz. Esteve à vista o segundo golo do Benfica.

- Mais um golo garantirá a Cardozo o primeiro lugar na tabela de goleadores do Campeonato. Neste momento ainda é o portista Falcao que lidera.


3' - Golo do Benfica - Falhanço incrível da defensiva do Rio Ave e Cardozo aparece a marcar.

1' - O livre bate na barreira, mas Céasar Peixoto vai aà recarga e atira às malhas laterais da baliza do Rio Ave.

1' - Logo na primeira jogada, Aimar cai perto da meia-lua. Livre perigoso a beneficiar a equipa do Benfica, a 24 metros da baliza de Carlos. Cardozo vai marcar.

18h01 - Início da partida. Sai o Benfica.

- Fábio Faria, jogador do Rio Ave que fará parte dos quadros do Benfica na próxima temporada, não vai jogar hoje contra o seu futuro clube. Nem figura na lista dos escolhidos por Carlos Brito para o jogo desta tarde.

Equipas:

Benfica
Quim; Ruben Amorim, Luisão, David Luiz, César Peixoto; Airton; Carlos Martins, Ramires, Pablo Aimar; Saviola, Cardozo
Suplentes
Moreira, Maxi Pereira, Nuno Gomes, Alan Kardec, Felipe Menezes, Sidnei, Éder Luís
Treinador: Jorge Jesus

Rio Ave
Carlos; Zé Gomes, Gaspar, Ricardo Chaves, Sílvio; Tarantini, Wires, Villas-Boas; Bruno Gama, Sidnei, Bruno Moraes
Suplentes
Trigueira, Evandro, Wesllem, Chidi, Tiago Terroso, Adriano, Magno
Treinador: Carlos Brito

Árbitro: Jorge Sousa


- O Benfica, líder com 73 pontos, recebe o Rio Ave, às 18h00, e parte em vantagem para alcançar o desejado título que lhe escapa desde 2004/05, bastando para tal que pontue ou que o Sporting de Braga não ganhe.

- Para a recepção ao Rio Ave, o treinador Jorge Jesus não poderá contar com Di Maria, Javi Garcia e Fábio Coentrão, "amarelados" frente ao FC Porto (3-1) e que cumprem um jogo de castigo. Para os seus lugares devem avançar Weldon, Airton e César Peixoto.

- Quanto ao Rio Ave, tranquilo na tabela no 11.º lugar da classificação, este é mais um jogo para cumprir calendário. No entanto, a polémica em torno da utilização do vilacondense Fábio Faria fez correr muita tinta esta semana, dado que o central está já comprometido com o Benfica para a próxima época. 


Ouça aqui o relato em directo na Antena1

Nuno Matos (relato)
Joaquim Rita (comentário)
Gonçalo Ventura, João Vasco e André Silva (reportagem)

 

PUB