Detetados 17 casos de Covid-19 no Benfica

por RTP
António Cotrim - Lusa

O Sport Lisboa e Benfica revelou esta terça-feira que foram diagnosticados 17 novos casos de infeção pelo SARS-CoV-2 "entre staff, equipa técnica e jogadores".

Os testes foram realizados desde sábado nas instalações do clube no Seixal.

"Perante estes dados, na defesa da saúde pública e da integridade física dos atletas envolvidos, o Benfica remete para a DGS a decisão de se apresentar em competição nos próximos 14 dias", lê-se num comunicado do emblema da Luz.

O clube não precisou quais os membros da equipa que testaram positivo ao novo coronavirus.

Contudo a RTP sabe que os nomes já conhecidos entre todos os casos positivos são os seguintes: Luís Filipe Vieira (presidente), Diogo Gonçalves, Gilberto, Vertonghen, Grimaldo, Waldschmidt (jogadores), João de Deus, Pietra, Tiago Oliveira, Paulo Lopes, Fernando Ferreira, Gil Dias, Evandro Mota (equipa técnica), Telmo Firmino e Paulo Rebelo (fisioterapeutas).

Entre estes quatro nomes Everton (jogador) Mário Monteiro, Márcio Sampaio (ambos da equipa técnica) e Ricardo Antunes (médico) poderão estar os dois nomes que faltam no parágrafo anterior, para completar a lista de 17.

Elemento sempre presente nos trabalhos do plantel comandado por Jorge Jesus, Luisão, agora diretor-técnico e de performance do Benfica, está neste momento isolado e afastado do grupo. pois apresenta suspeitas de eventual infeção com covid-19.

O clube aguarda agora uma decisão da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre se deve continuar a jogar, nas próximas duas semanas.

Recorde-se que a equipa tem agendado para amanhã, quarta-feira, o duelo com o Braga, para as meias-finais da Taça da Liga. É o primeiro de um ciclo intenso de jogos, que inclui a receção ao Nacional, da próxima jornada, ao Belenenses, para a Taça de Portugal e o dérbi com o Sporting, este no último fim de semana do mês de janeiro.

A propósito deste e de outros casos que tem surgido no futebol português, um comunicado da DGS esclarece: "Na sequência das questões que estão a ser colocadas relativamente a casos de COVID-19 nos clubes de futebol, a Autoridade de Saúde territorialmente competente, avaliadas as circunstâncias e o risco, decide sobre os jogadores que ficam isolamento, por motivo de doença, e sobre os jogadores que ficam em isolamento profilático, por serem considerados contactos de risco. A decisão quanto ao restante plantel é da responsabilidade dos clubes desportivos".
Tópicos
pub