Benfica
Naval 2 - 4 Benfica
Tudo na mesma na frente do Campeonato. A Naval chegou a estar a ganhar ao Benfica por duas bolas a zero, mas os lideres da classificação viraram o resultado ainda durante a primeira parte. No segundo tempo, jogado com grande lentidão, o Benfica confirmou a vitória com mais um golo, selando o 2-4 final. Maxi viu um cartão amarelo e não vai poder defrontar o Sporting na próxima jornada (a 26ª.) da I Liga.
Fim da partida.
90'+2 - Quim defende a dois tempos um cruzamento de Marinho.
90'+1 - Cartão amarelo para Carlos Martins, provavelmente por palavras dirigidas ao árbitro.
Três minutos de compensação.
85' - Davide cede livre a favor do Benfica, bem ao jeito de Carlos Martins. No entanto, a falta é cobrada por Cardozo, que remata contra a barreira.
83' - Benfica ataca pela direita e sai chapéu de aba curta de Di Maria, defendido valorosamente por Peiser.
82' - Simplício golpeia de cabeça, mas Quim defende com segurança. Foi uma das pouquíssimas vezes em que a Naval chegou à baliza do Benfica durante a segunda parte.
80' - Cardozo quase faz golo num chapéu ao guarda-redes da Naval, após óptima desmarcação por Maxi Pereira.
78' - Substituição no Benfica. Sidnei entra para o lugar de Fábio Coentrão. David Luiz vai para defesa-esquerdo e Javi recua para o eixo da defesa.
Jogo sonolento, à entrada para o último quarto de hora.
74' - Substituição na Naval. Bolívia não consegue continuar, devido a lesão, e é rendido por Davide.
Bolívia está estendido no relavado em evidentes dificuldades físicas. O árbitro interrompe o jogo, uma vez que Jorge Jesus impede os seus jogadores de atirar a bola para fora.
71' - Carlos Martins atira um petardo à barra de Peiser.
70' - Substituição no Benfica. Pablo Aimar cede a posição a Ramires.
69' - Grande oportunidade para a Naval. Após uma boa defesa de Quim a um remate de meia distância, Fábio Júnior, a curta distância da baliza adversária, desperdiça o ressalto.
Movimentações no banco do Benfica. Ramires vai entrar em campo. Perspectiva-se a saída de um dos homens da frente.
64' - Substituição na Naval. Simplício, avançado, entra para o lugar de Daniel Cruz.
62' - Peiser defende com o pé direito um remate muito perigoso de Maxi. Do canto subsequente sai um golpe de cabeça de David Luiz que faz a bola passar muito perto do poste direito da baliza da Naval.
60' - Substituição na Naval. Godemeche sai para a entrada de Marinho
55' - Substituição no Benfica. Weldon é rendido por Carlos Martins.
54' - Golo do Benfica. Cardozo marca, depois de mais uma má prestação da defesa da Naval. O Tacuara iguala o portista Falcao na liderença da lista dos melhores marcadores do Campeonato. O quarto golo do Benfica é construído por Weldon, que vai até à linha de fundo e cruza atrasado para a área da Naval. Após um primeiro remate de um companheiro de equipa, Cardozo atira a contar.
53' - Coentrão aparece em zona de finalização e remata muito por cima da baliza.
Carlos Martins recebe as últimas instruções de Jorge Jesus e prepara-se para entrar em jogo.
52' - Weldon cabeceia para fora, após cruzamento de Maxi.
22h02 - Reinício da partida, sem alterações na composição de ambas as equipas.
A enorme e eficaz velocidade do contra-ataque do Benfica e a macieza do bloco defensivo da Naval explicam, muito resumidamente, o desfecho da primeira parte deste jogo.
Intervalo.
45'+1 - Cartão amarelo para Maxi, por mão na bola. O lateral uruguaio estava à bica, em termos de cartões amarelos, e já não pode defrontar o Sporting na próxima jornada.
Um minuto de compensação.
41' - Di Maria cruza para o segundo poste, Ruben Amorim devolve a bola, mas não aparece ninguém no meio para concretizar. A defesa figueirense meteu folga outra vez.
37' - Golo do Benfica. Di Maria, supersónico pelo lado esquerdo, recebe um passe longuíssimo de David Luiz e remata colocado com um toque subtil que faz a bola passar por cima do corpo de Peiser, que não consegue evitar o golo da reivravolta no marcador. A defesa da Naval esteve de novo muito mal na fotografia.
36' - Fábio Júnior teve tudo para fazer o terceiro golo da Naval, ao beneficiar de um ressalto de bola que o deixou na cara de Quim. Grande defesa do guardião do Benfica, que deu o corpo à bola e evitou o golo.
33' - Canto batido por Aimar e nova situação de muito perigo junto da linha de golo da Naval, com a defensiva da casa a conseguir safar a bola no último instante.
Em casa, a Naval nunca venceu o Benfica para o Campeonato e há seis meses que não marca por três vezes na mesma partida.
28' - Cruzamento/remate de Carlitos. O tiro sai forte, mas Quim segura sem problemas.
Depois do vendaval de golos, o jogo está agora mais lento.
23' - Cartão amarelo para Lazaroni, por falta sobre Weldon.
20' - Novo lance de bola parada do lado direito do ataque do Benfica e Luisão falha por pouco o terceiro para a formação de Jorge Jesus.
18' - Golo do Benfica. Weldon bisa em três minutos, de novo de cabeça, depois de um enorme falhanço colectivo da defesa figueirense na sequência da marcação de um canto do lado direito do ataque encarnado.
15' - Golo do Benfica. Weldon, de cabeça, introduz a bola na baliza de Peiser, que consegui suster dois remates de Di Maria, revelando-se impotente para travar o toque vitorioso do avançado brasileiro. O Benfica reentra no jogo.
14' - Weldon acerca-se, isolado e em velocidade, da baliza de Quim, mas adianta um pouco a bola no momento crucial e a ocasião perde-se.
12' - Golo da Naval - Fábio Júnior resiste a uma disputa de bola em velocidade com Maxi pela faixa central do terreno, descai para a esquerda antes de cruzar para o segundo poste, onde aparece Bolívia para apontar o segundo golo da Naval, que começa a surpreender, embora com todo o mérito.
10' - O primeiro canto da partida favorece o Benfica.
O Benfica parece atordoado pela entrada vigorosa da Naval.
6' - Defesa apertada de Quim a remate frontal de Daniel Cruz, que ainda dispõe de uma segunda oportunidade, mas falha o remate. Podia ter sido o segundo da Naval, que entrou com muita força neste jogo...
5' - Investida de Di Maria pela faixa direita do ataque benfiquista, com Cardozo na expectativa de receber o cruzamento do argentino. No entanto, a defensiva figueirense afasta o perigo.
3' - Golo da Naval. Fábio Júnior interna-se na grande área do Benfica pela direita, vai até à linha de fundo, finta todos e atira a contar, de ângulo bem fechado. Mais um golo madrugador nesta jornada da Liga portuguesa.
21h01 - Início da partida
O Benfica hoje joga com equipamento negro; a Naval alinha com as tradicionais cores amarela e verde.
O Estádio José Bento Pessoa, na Figueira da Foz, está praticamente lotado. Cerca de nove mil espectadores preenchem as bancadas.
Equipas:
Naval
Peiser; Carlitos, Gomis, Diego Ângelo, Daniel Cruz; Godemeche, Bruno Lazaroni, Hauw, Fábio Júnior; Bolívia, Camora
Suplentes
Jorge Baptista, João Real, José Mário, Giuliano, Marinho, Davide, Michel Simplício, Mehdi Kerrouche
Treinador: Augusto Inácio
Benfica
Quim; Maxi Pereira, Luisão, David Luiz, Fábio Coentrão; Javi García, Ruben Amorim, Pablo Aimar, Di María; Cardozo, Weldon
Suplentes
Júlio César, Sidnei, Airton, Ramires, Carlos Martins, Éder Luís, Nuno Gomes, Alan Kardec
Treinador: Jorge Jesus
Árbitro: Elmano Santos, auxiliado por Sérgio Serrão, José Oliveira e Hugo Pacheco (4º. árbitro).
Está desfeita a dúvida em torno da participação de Luisão neste jogo. O capitão do Benfica está entre os titulares.
Siga aqui o resumo em directo das principais jogadas do encontro e, através desta ligação, ouça o relato da partida na Antena1, por Fernando Eurico.