PJ faz buscas ao Benfica e Santa Clara

por Mário Aleixo - RTP
O Estádio da Luz está a ser alvo de buscas relativas à transferência de jogadores líbios em 2016 Tiago Petinga-Lusa

As instalações da SAD de Benfica e Santa Clara estão a ser alvo de buscas, segundo apurou a RTP.

Em causa estarão dois processos que visam os negócios de três jogadores líbios e suspeitas de corrupção no caso Mala Ciao.

O principal alvo da operação conjunta de buscas do Ministério Público (MP), Polícia Judiciária (PJ) e Autoridade Tributária (AT), segundo a revista Sábado, são os negócios relacionados com três jogadores líbios: o extremo esquerdo Hamdou Elhouni; o médio defensivo Mohamed Al-Gadi; e o médio ofensivo Muaid Salem Ali, mais conhecido como Muaid Ellafi.

Os três futebolistas estiveram há vários anos no clube açoriano. O primeiro foi transferido a 1 de julho de 2016 para o Benfica. O valor da transferência não foi anunciado publicamente e Elhouni foi nesse ano emprestado durante duas épocas ao Chaves. Posteriormente foi cedido a custo zero pelo Benfica B ao Desportivo das Aves, um dos clubes alvo do processo Mala Ciao e cujas relações com os encarnados estão sob investigação criminal.

"O juiz Carlos Alexandre está a chefiar as buscas que estão a decorrer nos Açores. Na Luz há outro magistrado do Ministério Público", apurou a RTP.

Benfica e Santa Clara confirmam buscas

Durante a manhã Benfica e Santa Clara confirmaram terem sido alvo de buscas, no âmbito da referida investigação.

O Santa Clara já disse que irá colaborar de forma “ativa” com a Polícia Judiciária para o “esclarecimento cabal” da investigação relacionada com negócios no futebol, que levou a buscas nas instalações dos açorianos.

Desde o primeiro momento, disponibilizámo-nos a fornecer toda a informação requerida, colaborando ativa e serenamente com as demais entidades para o esclarecimento cabal de toda esta situação”, reagiu o clube açoriano em comunicado de imprensa.

Sporting investigado noutro âmbito

Também durante o dia de hoje, por mera coincidência, o Sporting está a ser alvo de buscas, confirmadas pela Sporting SAD: "A Sporting Clube de Portugal – Futebol, SAD confirma a realização de buscas por parte da Polícia Judiciária às suas instalações. Em causa um alegado crime de branqueamento de capitais referente ao período de 2011 a 2014. A Sporting Clube de Portugal – Futebol, SAD disponibiliza-se para colaborar com as autoridades para o esclarecimento de todo este processo".

"Estão de facto a decorrer buscas no Sporting, mas não estão relacionadas com o mesmo processo que envolve o Benfica e o Santa Clara. No caso do Sporting investiga-se a entrada de capital na SAD do Clube que pode configurar crimes de branqueamento de capitais. Apesar de não ser um assunto conexo, o Ministério Público considerou oportuna a realização de buscas no mesmo dia".

Desenrolar das investigações

No âmbito de investigações dirigidas pelo Ministério Público do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), em nota enviada pelo gabinete de imprensa da Procuradoria-Geral da República surgiu a confirmação da "realização de 29 buscas, sendo: oito domiciliárias, uma, a uma fundação, seis, a instalações de três sociedades desportivas, nove, a outros tipos de sociedade, três, a dois clubes desportivos e duas, a dois escritórios de advogados.

As mesmas decorrem em vários locais do país e contam com a participação de magistrados do Ministério Público e dos tribunais de Instrução Criminal, inclusive, o Central e elementos da Polícia Judiciária e da Autoridade Tributária.

Nos inquéritos investigam-se factos suscetíveis de integrarem crimes de participação económica em negócio ou recebimento indevido de vantagem, corrupção ativa e passiva no fenómeno desportivo, fraude fiscal qualificada e branqueamento.

Estão em causa negócios de diversa natureza, todos relacionados com o futebol profissional e relativos, nomeadamente, a contratos de parceria de cooperação financeiro-desportiva e respetivos aditamentos bem como a acordos de alteração de contrato de parceria".

A mesma nota dá conta de que "investigam-se ainda a aquisição dos direitos desportivos e económicos dos jogadores por parte de clubes nacionais de futebol, empréstimos concedidos a um destes clubes e a uma sociedade desportiva por um cidadão de Singapura com interesses em sociedades sediadas nas Ilhas Virgens Britânicas e a utilização das contas do mesmo clube e de outro, para a circulação de dinheiro.

As investigações incidem igualmente sobre o envolvimento de outros tipos de sociedades (algumas ligadas ao setor imobiliário), o pagamento em dinheiro de prémios de jogo, a satisfação de dívidas pessoais de dirigentes, a utilização por estes de valores dos clubes e a omissão declarativa de operações fiscalmente relevantes".

As investigações prosseguem sob direção do Ministério Público com a coadjuvação da Polícia Judiciária e da Autoridade Tributária.


pub