Reportagem
|

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

Fabrizio Bensch - Reuters

Acompanhamos aqui todos os desenvolvimentos sobre a propagação do SARS-CoV-2 à escala internacional. Nas últimas 24 horas, Portugal voltou a bater recordes, com 16.432 novos casos e 303 mortos.

Mais atualizações

VEJA A INFOGRAFIA COM TODOS OS DADOS ATUALIZADOS DA SITUAÇÃO EM PORTUGAL. CLIQUE AQUI


23h06 - Brasil supera nove milhões de casos de infeção e 221 mil mortos

O Brasil ultrapassou hoje a barreira dos nove milhões de infeções pelo novo coronavírus (9.058.687), 11 meses após o primeiro diagnóstico no país, e totaliza 221.547 mortes pela Covid-19, informou o Executivo.

O Brasil é o terceiro país do mundo a atingir os nove milhões de infetados, depois dos Estados Unidos e da Índia.

Esse número foi alcançado depois de o Brasil, país lusófono mais afetado pela pandemia e um dos mais atingidos no mundo, ter voltado a somar mais de mil óbitos (1.386) e 61.811 diagnósticos positivos nas últimas 24 horas.

Neste momento, a taxa de letalidade da doença no país, que enfrenta agora uma segunda vaga, está em 2,4%. Já a taxa de incidência da Covid-19 em território brasileiro é de 105 mortes e 4.311 casos por cada 100 mil habitantes.

São Paulo é o foco da pandemia do país, concentrando 1.746.070 casos positivos e 52.481 vítimas mortais.

22h57 - Governo dos Açores disponível para receber doentes do continente

O secretário regional da Saúde dos Açores, Clélio Meneses, manifestou hoje disponibilidade para receber doentes do continente nos hospitais da região, se tal for necessário, sublinhando, no entanto, as fragilidades do Serviço Regional de Saúde.

"Os Açores são nove ilhas com contingências especiais, que fazem com que haja algumas dificuldades e fragilidades do nosso Serviço Regional de Saúde, no entanto, manifestamos mais uma vez solidariedade para dar o apoio que for necessário. Se da parte do Governo da República for solicitado o apoio da região, de acordo com as nossas disponibilidades, manifestaremos esse apoio", afirmou, em declarações à Lusa.

Questionado sobre a capacidade da região para acolher doentes de outros hospitais do país, Clélio Meneses não avançou com números.

"A região, neste momento, ainda não tem muitos internados, esperemos que nunca tenha, e se isso se confirmar, de acordo com a disponibilidade dos três hospitais da região, manifestaremos essa abertura para o Governo da República fazer transportar para cá doentes covid", apontou.

Também o presidente do Governo Regional da Madeira reiterou hoje a "disponibilidade total" da região para receber doentes com covid-19 do continente, na sequência da "sobrecarga" existente nos hospitais, mas disse estar ainda a aguardar resposta do Ministério da Saúde.

"Não [recebemos resposta]. Aguardamos. Mas, temos disponibilidade total neste momento", disse Miguel Albuquerque.

22h51 - Já foram vacinadas 74 mil pessoas em Portugal

Os beneficiados receberam as duas doses da vacina e por isso completaram o processo de vacinação, dos quais quase 60 mil são profissionais de saúde. Apenas com a primeira dose da vacina foram inoculadas 183 500 pessoas.

Portugal recebeu até à data 376 mil doses, quase todas da Pfizer. Apenas 8.400 são da Moderna.

Denúncias de administração indevida da vacina levaram o coordenador do Plano de Vacinação a anunciar uma ação de fiscalização.

22h35 - Em estudo. Doentes não covid poderão ser transferidos para a Alemanha

Médicos alemães estiveram em Portugal a analisar o caos nos nossos hospitais. Os alemães partiram hoje e António Costa confirmou a disponibilidade de Berlim para apoiar Portugal. A ajuda pode passar pela transferência de doentes não covid para a Alemanha.


22h19 - Madeira regista mais 131 casos positivos e três mortes

A Madeira regista hoje mais 131 casos positivos de covid-19, passando a contabilizar 4.898 infeções acumuladas, e mais três óbitos, subindo para 38 o total de mortos, informou a Direção Regional da Saúde (DRS).

Em comunicado, este organismo indica que os casos positivos diagnosticados nas últimas 24 horas dizem respeito a três casos importados (dois provenientes do Reino Unido e um da África do Sul) e 128 de transmissão local, na sua maioria já associados a contactos ou contextos de casos positivos.

A DRS assinala ainda que seis dos casos de transmissão local reportados hoje foram identificados no âmbito da investigação epidemiológica em curso numa embarcação que labora região, onde tinha sido identificado um caso suspeito, aguardando ainda a autoridade da saúde o resultado definitivo de um teste laboratorial.

Hoje há mais 112 casos recuperados, passando a região a contabilizar 2.889 casos recuperados de covid-19, e três mortos: duas mulheres, uma de 85 e outra de 74 anos, e um homem, de 90 anos, todos com comorbilidades associadas.

Assim, a Madeira contabiliza até hoje 38 mortos associados à covid-19.

A região passa a ter 1.971 casos ativos, dos quais 113 são importados e 1.858 de transmissão local.

22h08 - Costa afirma que já foram vacinados 168 mil utentes e profissionais de lares de idosos

O primeiro-ministro afirmou esta tarde que cerca de 168 mil utentes e profissionais de lares de idosos foram já vacinados, num total de 193 mil, e frisou que a segunda toma da vacina está garantida para este grupo.

António Costa avançou com este indicador após ter estado reunido em São Bento com responsáveis da União das Misericórdias Portuguesas, União das Mutualidades Portuguesas, Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade e Confederação Cooperativa Portuguesa.


21h48 - Hospital Amadora-Sintra luta para normalizar abastecimento de oxigénio

O Hospital Amadora-Sintra iniciou obras. Os trabalhos destinam-se a instalar um novo depósito de oxigénio e uma rede de abastecimento das urgências. Ainda não existe data de conclusão.


21h32 - Caos nos hospitais estende-se ao Alentejo

Os hospitais de Portalegre e Évora têm as enfermarias lotadas, e nas urgências de Évora morrem pessoas sem chegarem a ser internadas. O cenário é dramático no hospital de Évora.

O Hospital decidiu abrir uma nova enfermaria com dez camas que começou logo a ser ocupada na manhã desta quinta-feira.

21h12 - Hospital de Santa Maria. Doentes tratados nas ambulâncias que os trazem

Doentes a receber oxigénio são tratados dentro da própria ambulância onde foram transportados e onde esperam longas horas. Médicos e enfermeiros percorrem o parque do hospital de ambulância em ambulância para prestar os cuidados possíveis perante um cenário nunca visto.

Dentro do hospital o cenário é ainda pior. Leonel Luís, diretor de Otorrinolaringologia de Santa Maria, diz que quase todos os profissionais de saúde daquele hospital estão agora mobilizados para os doentes Covid.

O hospital procura mais espaços para aumentar a capacidade de internamento que não é infinita. Leonel Luís recebe todos os dias apelos desesperados de quem procura as urgências covid.

21h05 - Marcelo afasta vacinação de centenas de políticos antes de milhares de idosos

O Presidente da República afastou hoje a possibilidade de vacinação de centenas de titulares de cargos políticos antes de milhares de idosos, considerando que ninguém de bom senso o quereria fazer e criticando a criação de especulações.

"Temos de continuar a vacinar sempre, melhor e ainda mais depressa, e sem criar especulações que nos enfraqueçam", afirmou Marcelo Rebelo de Sousa, numa declaração ao país, a partir do Palácio de Belém em Lisboa.

O chefe de Estado acrescentou que "ninguém de bom senso quereria fazer passar centenas ou um milhar de titulares de cargos políticos, ou de funcionários, por muito importantes que fossem, de supetão, à frente de milhares de idosos, com doenças as mais graves, e, por isso, de mais óbvia prioridade".

20h30 - França regista 348 mortes num dia e revê plano de vacinação

A França registou nas últimas 24 horas 348 mortes devido à covid-19, elevando assim o total de mortos no país devido à pandemia para 74.800, divulgaram as autoridades francesas.

O número de internamentos continua a subir havendo atualmente 27.128 pessoas hospitalizadas e 3.101 desses pacientes internados nos cuidados intensivos.

Por dia, cerca de 2.000 doentes de covid-19 em França são identificados com a estirpe originária do Reino Unido, revelou hoje o ministro da Saúde, Olivier Véran, em conferência de imprensa.

O objetivo da vacinação em França foi ainda revisto em baixa pelo ministro devido à falta de doses tanto da vacina da Pfizer-BioNTech como da vacina da Moderna.

França espera agora vacinar 2,4 milhões de pessoas até ao fim de fevereiro, com cerca de 1,4 milhões a receberem a segunda dose.

Ainda nas últimas 24 horas foram detetados 23.770 novos casos de contágio no país, o que eleva o total de casos positivos registados em França para 3.130.629.

20h15 - "Temos de estar preparados para um confinamento e ensino à distância mais duradouros"

“Se desta vez a vaga começou a ocidente e Portugal é dos primeiros e não dos últimos a sofrer com a pandemia, então é preciso agir depressa e drasticamente. É esse o sentido das medidas hoje tomadas ao abrigo do decreto que assinei”, afirma o Presidente da República. “Temos de ser mais estritos, mais rigorosos e mais firmes”, insiste.

O Presidente da República diz que "temos de estar preparados para um confinamento e ensino à distância mais duradouros do que se pensava antes desta escalada".

“Temos de esgotar todas as hipóteses”, diz Marcelo, alertando que “o que fizermos até março determinará a primavera, o verão e o outono". "Joga-se tudo nas próximas semanas", afirma.

"O custo brutal destas medidas mais duras é de longe muito inferior ao custo em vida, saúde, economia e sociedade destruídas pela pandemia", diz o Presidente. "Temos mesmo de travar a escalada em curso".

“Portugueses, será que ainda vamos a tempo?", questiona o chefe de Estado. "Claro que ainda vamos a tempo. Mas este é o tempo de fazermos todos mais e melhor”, conlclui.

20h11 - "Vivemos o período, de longe, mais difícil da pandemia", alerta o Presidente da República

Em declaração ao país, o Presidente da República alertou que “vivemos o período, de longe, mais difícil da pandemia. Temos dos mais elevados número da europa. A variante inglesa do vírus surgiu e propagou-se vertiginosamente, abarcando mais de 50 por cento dos casos em áreas como a grande Lisboa”.

“A pressão sobre as estruturas de saúde é extrema”, alerta Marcelo Rebelo de Sousa. “O número de mortes cresce a um ritmo, há meses, inimaginável e com ele cresce a perigosa insensibilidade à vida e à morte. Com essa insensibilidade, crescem ainda a negação do vírus, da sua gravidade, a negação da necessidade do estado de emergência e até do confinamento”, acrescenta.

“Mas nenhuma dessas negações resolve a multiplicação dos mortos, as esperas infindáveis por internamentos, o sufoco dos cuidados intensivos e o sofrimento de doentes Covid e não Covid”, alerta Marcelo.

“O que importa é não perder a linha de rumo, não perder a determinação, a capacidade de resistir, melhorar”.

19h48 - Espanha com 34.899 novos casos e 515 óbitos nas últimas 24 horas

A Espanha contabilizou 34.899 novas infeções e 515 mortes atribuídas à covid-19 nas últimas 24 horas, enquanto a incidência acumulada de casos por cada 100.000 habitantes desceu para 889, divulgou hoje o Ministério da Saúde espanhol.

No total, e desde o início da crise pandémica, Espanha contabiliza 2.705.001 casos de pessoas que ficaram infetadas pelo novo coronavírus e 57.806 óbitos associados à doença covid-19, de acordo com a mesma fonte.

Neste momento, 30.726 doentes covid-19 estão internados em unidades hospitalares em todo o território espanhol e, dessas, 4.608 estão em unidades de cuidados intensivos.

Nas últimas 24 horas foram registadas 3.506 admissões e 3.409 altas médicas.

19h38 - Portugal e Espanha discutem medidas concretas para limitar utilização das fronteiras

Portugal e Espanha estiveram em contacto durante "todo o dia" de hoje e agora estão a discutir as medidas concretas para limitar a passagem nas suas fronteiras de cidadãos dos dois países, revelou a ministra dos Negócios Estrangeiras espanhola.

"As medidas propostas por Portugal estão agora a ser discutidas", disse Arancha González Laya, acrescentando que as normas concretas que entrarem em vigor "para ajudar a controlar os contágios de covid-19" irão respeitar o acordo de Schengen.

Embora teoricamente não haja mais controles nas fronteiras internas ao espaço Schengen, de que Portugal e Espanha fazem parte, esses controles podem ser reativados temporariamente caso sejam considerados necessários para a manutenção da ordem pública ou da segurança nacional.

19h28 - "Não estamos em condições de aliviar qualquer medida restritiva"

Todas as restrições impostas em Portugal continental nos últimos 15 dias ao funcionamento do comércio não essencial, da restauração e relativas à proibição de circulação entre concelhos ao fim de semana permanecem em vigor, anunciou o Governo.

"Todas as restrições impostas nos últimos 15 dias permanecem em vigor. Nós não estamos em condições de aliviar de forma nenhuma qualquer medida restritiva que exista", afirmou a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva.

Entre as restrições, disse, estão todas as "regras de confinamento" já impostas, nomeadamente o encerramento do comércio não essencial, as regras impostas ao funcionamento dos restaurantes e a proibição de circulação entre concelhos ao fim de semana.

"Não há nenhum alívio de medidas e há todas as razões para que todos levem muito a sério as medidas que estão em vigor e as cumpram criteriosamente todos os dias, mesmo sabendo que todos estamos muito cansados destas restrições e sabemos como elas implicam com a vida de todos nós", acrescentou Mariana Vieira da Silva.

19h15 - Creches continuam encerradas nos próximos 15 dias

"Nesta fase, todos os níveis de ensino e também as respostas de apoio social estão encerradas e as creches nesta quinzena continuam encerradas, estando em vigor o regime de apoio à família aprovado há uma semana para as famílias que precisem de cuidar dos seus filhos durante este período", disse a ministra da Presidência.

19h00 - "Nunca ninguém proibiu de haver interação com os alunos"

O ministro da Educação esclareceu que "o que nós procedemos na semana passada foi a uma alteração do calendário escolar". Questionado sobre se havia alguma diferenciação nos níveis de ensino, Tiago Brandão Rodrigues respondeu que não, “porque o objetivo principal era recuperar estes dias que agora paramos com ensino presencial”.

“Todos entendemos que é melhor o ensino presencial do que o não presencial e nesta altura do ano, em particular, ainda tínhamos alguma flexibilidade para podermos compensar”, acrescentou.

"Não poderia acontecer neste momento normalizar o ensino à distância", defendeu o ministro. “Este é um recurso a que devemos recorrer quando não temos capacidade para mover a capacidade”, explicou.

Tiago Brandão Rodrigues afirmou que “esta dicotomia e estas perguntas sobre o público e o privado leva a que todos acabemos por perder, porque não há uma dicotomia”.

Dizer que o ministro da Educação queria proibir de ensinar é “um ultraje”, defende Tiago Brandão Rodrigues.

"Nunca ninguém proibiu de haver interação com os alunos", garantiu o ministro da Educação, sublinhando que “muitos diretores de escolas públicas têm continuado, como acontece em outras interrupções letivas, a apoiar os seus alunos”.

Tiago Brandão Rodrigues diz que as escolas estão agora mais bem preparadas para o ensino presencial do que no passado, mas reconhece que existem “constrangimentos face aos computadores”.

18h40 - SNS pode contratar médicos e enfermeiros licenciados no estrangeiro

Neste decreto do estado de emergência aprova-se ainda "a possibilidade de os estabelecimentos de saúde do SNS poderem excecionalmente contratar a termo resolutivo até um ano" estrangeiros licenciados em medicina e enfermagem.

Mariana Vieira da Silva explica que foram ainda aprovados “mecanismos excecionais de gestão de profissionais de saúde” que permitem o pagamento do trabalho suplementar de 50 por cento.

Prevê-se ainda um horário acrescido para enfermeiros e assistentes operacionais até 42 horas, com o correspondente acréscimo salarial de cerca de 37 por cento.

O decreto permite também "a contratação excecional de médicos sem a especialidade completa e de médicos e enfermeiros aposentados".

18h30 - Governo limita deslocações para fora do país. "Não é um encerramento total de fronteiras"

Em segundo lugar, anuncia a ministra da Presidência, o Governo aprovou a “limitação às deslocações para fora do território continental dos cidadãos portugueses por qualquer via”.

Decretou-se ainda a reposição do controlo de pessoas nas fronteiras terrestres e a possibilidade de suspensão de voos e de determinação de confinamento obrigatório de passageiros à chegada.

Mariana Vieira da Silva explica que os cidadãos nacionais estão impedidos "de qualquer saída ao estrangeiro". "Não é um encerramento total de fronteiras. É um controlo à chegada", esclarece.

18h20 - Aulas em regime não presencial têm início a 8 de fevereiro

No final do conselho de ministros, Mariana Vieira da Silva, ministra da Presidência, anunciou que o novo estado de emergência, que tem início às 00h00 de 31 de janeiro e se prolonga até 14 de fevereiro, vai “manter genericamente todas as regras e todas as restrições em vigor”.

Há, no entanto, um conjunto de alterações, nomeadamente em relação às escolas. A suspensão das atividades letivas nos estabelecimentos escolares mantém-se até dia 5 de fevereiro e no próximo dia 8 de fevereiro inicia-se um período de atividades letivas não presenciais.

Durante este período, o ministro da Educação garante que se mantêm os apoios sociais a alunos com necessidades educativas especiais, como a prestação de refeições.


18h06 - Itália com 14.472 novos contágios e 492 mortes nas últimas 24 horas

A Itália registou 14.472 novos casos de infeção de covid-19 e 492 mortes atribuidas à doença nas últimas 24 horas, indicou o Ministério da Saúde italiano no habitual boletim diário sobre o estado da pandemia no país.

Com o aumento do número de óbitos, mais 25 do que na quarta-feira, Itália acumulou desde o início da pandemia, em fevereiro de 2020, 87.381 mortes, resultantes dos 2.515.507 casos detetados desde então.

Nas últimas 24 horas, no entanto, foram registados menos 732 casos do que no dia anterior.

17h50 - Agência Europeia do Medicamento define três semanas como intervalo para vacina

Na atualização de informações sobre a vacina, a EMA (na sigla em inglês) "recomenda a partir de agora a administração da segunda dose três semanas após a primeira".

A atualização substitui a indicação anterior, em que se definia que o intervalo entre tomas deveria ser de "pelo menos 21 dias", indica EMA, que quis "clarificar a posição" depois de ter reunido o seu comité para os medicamentos de uso humano.

A vacina contra a covid-19 criada pela empresa farmacêutica norte-americana Pfizer e a alemã BioNTech foi a primeira a ter autorização de uso na União Europeia, emitida em 21 de dezembro passado.

A EMA lembra que os participantes nos ensaios clínicos cujos dados foram usados para avaliar a eficácia da vacina receberam a segunda dose "entre 19 e 42 dias depois da primeira" e que 93,1 por cento tiveram a segunda dose entre 19 e 23 dias após a primeira.

"Não existe atualmente nenhum dado clínico sobre a eficácia da vacina administrada fora dos intervalos utilizados nos ensaios clínicos", salienta a agência.

17h35 - Reino Unido regista 1.239 mortes e aproxima-se de 7,5 milhões vacinados

O Reino Unido registou nas últimas 24 horas 1.239 mortes de pessoas infetadas pelo novo coronavírus, totalizando 103.126 óbitos desde o início da pandemia de covid-19, divulgou o Governo britânico.

Nas últimas 24 horas foram contabilizados mais 28.680 casos confirmados de contágio, aumentando o total para 3.743.734 infeções identificadas no país desde o início da pandemia.

Dados atualizados mostram que 7.447.199 pessoas foram até hoje vacinadas com uma primeira dose de uma vacina contra a covid-19, mais 282.812 do no dia anterior.

Cerca de 476.298 pessoas foram inoculadas com a segunda dose, um aumento de 2.142 em relação aos números divulgados na quarta-feira.

17h18 - Quase metade dos casos na região de Lisboa correspondem à variante inglesa

Perto de um terço dos casos de covid-19 no país podem corresponder à nova variante detetada no Reino Unido, e a Área Metropolitana de Lisboa pode representar quase metade dos casos confirmados, segundo um documento da Direção-Geral da Saúde.

O documento, divulgado hoje pela ministra da Saúde, Marta Temido, no parlamento, cita dados do laboratório Unilabs, os quais referem que "cerca de 32,2% dos casos podem corresponder à nova variante B.1.1.7, e na região da Área Metropolitana de Lisboa esta variante pode representar quase 50% dos casos confirmados".

"No entanto, existem limitações inerentes a dados provenientes apenas de um laboratório, e podem não ser representativos", adverte a Direção-Geral da Saúde.

Segundo o documento, a proporção da variante detetada no Reino Unido sobre o total de casos "tenderá a aumentar em virtude da vantagem seletiva da maior transmissão. Se for confirmado o aumento da letalidade associado à variante, é expectável um aumento da letalidade em Portugal".

17h03 - Covid-19. AstraZeneca garante eficácia da vacina em maiores de 65 anos

O grupo farmacêutico AstraZeneca defendeu hoje a eficácia da sua vacina contra a covid-19 em pessoas com mais de 65 anos, contrariando a recomendação alemã de ser apenas usada na faixa etária dos 18 aos 64.

"As últimas análises (...) apoiam a hipótese de uma eficácia da vacina no grupo de maiores de 65 anos", declarou um porta-voz do grupo farmacêutico britânico-sueco, indicando se espera uma decisão da Agência Europeia dos Medicamentos "nos próximos dias".

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, cujo país aprovou o uso da vacina, inclusive para os idosos, sublinhou que a autoridade britânica para os produtos de saúde considerou a vacina «muito boa e eficaz" e que oferece "um elevado grau de proteção".

A Comissão de Vacinação alemã indicou hoje não recomendar a vacina da Astrazeneca para pessoas com mais de 65 anos, devido à falta de dados sobre os mais velhos.

No aviso precisa-se que os dados disponíveis atualmente são "insuficientes para avaliar a eficácia das vacinas além dos 65 anos".

16h43 - Escolas aguardam ordens do Governo para retomar ensino `online`

As escolas estão preparadas para acionar o plano de contingência de aulas à distância logo que o Governo dê ordens nesse sentido, disse hoje à agência Lusa o presidente da Associação Nacional de Dirigentes Escolares (ANDE).

"Há muitos encarregados de educação que estão legitimamente preocupados com as aprendizagens", referiu Manuel Pereira quando questionado sobre as abordagens dos pais aos diretores escolares.

"Tudo isto é muito desequilibrador em termos emocionais para as crianças, sobretudo os mais novos. Tem sido um ano muito estranho", afirmou referindo-se às interrupções das aulas presenciais desde que foi declarada a epidemia de covid-19 em Portugal, em março.

No entanto Manuel Pereira assinalou também "aspetos positivos" a que tem assistido ao longo deste processo, como uma "maior responsabilidade dos alunos", face aos riscos da pandemia e ao cumprimento das regras sanitárias impostas.

"Conseguimos ter os alunos um pouco mais atentos, mais preocupados, a mostrar outro sentido de responsabilidade, que por vezes nem era tão fácil!", exclamou.

16h07 - Portugal com novos máximos: 16.432 novos casos e 303 mortos

O boletim epidemiológico desta quinta-feira revela que Portugal voltou a bater recordes nas últimas 24 horas, com 16.432 novos casos e 303 mortos.

Lisboa e Vale do Tejo contabiliza 8.621 novos casos e 142 óbitos, o norte do país regista 4.057 casos confirmados e 60 mortos, o centro reporta 2.736 novos casos e 66 mortos, o Alentejo regista 523 novos casos e 23 mortos e o Algarve 327 infeções e dez mortes.

Os Açores registaram ainda 67 novos casos e a Madeira 95 infeções e dois mortos.

Em relação aos internamentos, registou-se uma descida, com menos 38 pessoas internadas e menos uma nos cuidados intensivos. Há agora um total de 6.565 doentes internados, dos quais 782 em unidades de cuidados intensivos.

Esta quinta-feira contabilizam-se ainda mais 8.946 recuperados, para um total de 493.699 pessoas que recuperaram da doença desde o início da pandemia em Portugal.

Portugal regista no total 685.383 casos confirmados e 11.608 vítimas mortais.

16h04 - Fronteiras vão estar encerradas a partir de sexta-feira durante duas semanas

No discurso de encerramento do debate sobre a renovação do estado de emergência, o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, anunciou que o Governo vai limitar as deslocações para o exterior de cidadãos nacionais por via aérea, terrestre ou fluvial durante duas semanas a partir de sexta-feira.


15h58 - Parlamento aprova décimo diploma do estado de emergência

O Parlamento aprovou a renovação do estado de emergência até 14 de fevereiro.

O diploma teve o voto a favor do PS, PSD, CDS, PAN e da deputada não inscrita Cristina Rodrigues. O PCP, PEV, Chega, Iniciative Liberal e a deputada Joacine Katar Moreira votaram contra. O Bloco de Esquerda absteve-se.

15h42 - Vacinação de órgãos de soberania deve abranger cerca de 1.000 pessoas

A vacinação contra a covid-19 dos órgãos de soberania deve estender-se a aproximadamente 1.000 pessoas, segundo a atualização do plano de vacinação hoje apresentada pelo coordenador da `taskforce`, Francisco Ramos.

"Aquilo que está previsto, e tendo sido determinado que a execução do despacho do primeiro-ministro compete à `taskforce`, é que nas próximas semanas as vacinas que há para administrar a esse grupo serão suficientes para 1.000 pessoas. O que será trabalhado nos próximos dias é perceber as prioridades indicadas por cada órgão", afirmou Francisco Ramos, que falava em Lisboa durante a apresentação da atualização do plano de vacinação.

Em causa está a vacinação dos titulares de órgãos de soberania, altos cargos com funções no quadro do Estado de Emergência, responsáveis da proteção civil, Procuradoria-Geral da República e Ministério Público.

Questionado sobre os casos de ministros que estão infetados com o vírus SARS-CoV-2 ou já estiveram nos últimos meses, o coordenador da `taskforce` observou que a orientação é a mesma para o resto dos cidadãos, ou seja, "quem já teve a doença e já recuperou da doença não será vacinado nesta fase".

15h31 - Bruxelas prepara mecanismo de controlo de exportações de vacinas

A Comissão Europeia está a preparar um mecanismo de controlo das exportações a partir da União Europeia (UE) de vacinas para a covid-19, que obriga a maior transparência, face aos problemas no abastecimento, adiantou hoje fonte europeia.

As medidas de emergência serão adotadas assim que possível pela Comissão Europeia e obrigarão a que as farmacêuticas instaladas na UE preencham um formulário modelo de exportação, a enviar para a alfândega, e que carece também da aprovação de Bruxelas.

O mecanismo de controlo entrará em vigor assim que for adotado, adiantou fonte europeia.

Os pedidos de exportação deverão ser respondidos num prazo máximo de 24 horas.

Este mecanismo de controlo deverá funcionar no primeiro trimestre, mas, segundo a mesma fonte, poderá ser prorrogado, caso os problemas de abastecimento de vacinas na UE se mantenham.

Todas as empresas instaladas na UE terão que “mostrar o que estão a exportar e para onde”, a bem da transparência e da clareza no processo, disse.

“Cabe às empresas garantir que as há doses para todos, nós queremos assegurar que o dinheiro que gastamos garante vacinas para os nossos cidadãos”, sublinhou ainda a fonte europeia.

O objetivo de Bruxelas é “ter o máximo possível de pessoas vacinadas o mais rapidamente possível”, querendo o executivo comunitário avaliar também “como foram usadas as verbas que as farmacêuticas receberam de fundos europeus”.

15h15 - Escassez de vacinas vai prolongar-se por dez semanas, diz Governo alemão

O Governo alemão estimou hoje que a atual escassez de vacinas para a covid-19 se possa prolongar por dez semanas, um período "duro" para a população, mas garantiu que está à procura de soluções à escala nacional e europeia.

"Pelo menos durante dez semanas persistirá a escassez. Temos de fazer face à situação em conjunto, tal como reclamam de nós os cidadãos", escreveu o ministro da Saúde alemão, Jens Spahn, na rede social Twitter.

Spahn acrescentou que, para ultrapassar a escassez, é necessário avaliar a situação atual, bem como as possibilidades de "cooperação existentes" com outros países e procurar "outros apoios" para reforçar essa ação.

Para tal, o ministro da Saúde alemão propõe convocar uma cimeira entre o governo federal da chanceler Angela Merkel, líderes regionais e a indústria farmacêutica.

Spahn, que tem defendido reiteradamente a "via Europa" para a campanha de vacinação contra aqueles que criticam o Governo alemão por não se ter antecipado às decisões de Bruxelas, insiste na necessidade de a Europa receber "a sua parte proporcional" das doses de vacinas, conforme o que foi acordado.

15h02 - Rússia regista maior recuo demográfico desde 2005

A Rússia registou em 2020 o maior recuo demográfico desde 2005 com uma descida de mais de meio milhão de habitantes, informou hoje o Serviço estatal de estatísticas (Rosstat).

Em 1 de janeiro de 2021, a população russa ascendia a cerca de 146 milhões de habitantes (146.238.185), menos 510.563 pessoas que no início de 2020 (146.748), assinala o comunicado oficial.

A Rússia, o quarto país do mundo em casos positivos de covid-19, com 3,7 milhões, não registava um recuo demográfico tão significativo desde há 15 anos.

14h58 - Açores com 40 novos casos nas últimas 24 horas

Os Açores registaram, nas últimas 24 horas, 40 novos casos de covid-19, dos quais 37 em São Miguel, um no Faial e dois na Terceira, enquanto 57 pessoas recuperaram da doença, informou hoje a Autoridade de Saúde Regional.

No comunicado diário, a entidade explica que os novos casos foram detetados em 1.619 análises realizadas em laboratórios de referência da Região Autónoma dos Açores e em laboratórios privados.

14h52 - Começou o debate sobre o prolongamento do estado de emergência no parlamento

14h50 - Autoridades alemãs recomendam vacina apenas em idades inferiores a 65 anos

A comissão independente que aconselha o Governo alemão sobre a política de vacinação recomendou que a vacina AstraZeneca não seja usada por pessoas com mais de 65 anos. Esta vacina deverá ser aprovada pela Agência Europeia de Medicamentos (EMA) na sexta-feira.

14h43 - UE reduz a sete lista de países terceiros para aligeirar restrições às viagens

O Conselho da União Europeia (UE) recomendou hoje aos Estados-membros que levantem gradualmente restrições de viagens para sete países terceiros, aconselhando nomeadamente o retomar de ligações às regiões administrativas de Macau e Hong Kong, mas apenas mediante reciprocidade.

É também nessa condição de reciprocidade que se mantém a China, ou seja, até o país asiático reabrir as suas fronteiras à UE, como já tem vindo a acontecer.

Incluindo a China, são sete os países terceiros abrangidos, desde logo Austrália, Nova Zelândia, Ruanda, Singapura, Coreia do Sul e Tailândia.

Face à anterior lista, de meados de dezembro passado, o Japão deixa de estar presente, país onde foi detetada uma nova variante do SARS-CoV-2 em viajantes vindos do Brasil.

De fora continuam também países como Estados Unidos da América, Rússia, Índia e Brasil, assim como todos os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e Timor-Leste, que aliás nunca fizeram parte desta ‘lista verde’ desde a sua primeira elaboração, dada a situação epidemiológica.

14h38 - PM britânico visita Escócia em viagem considerada desnecessária

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, encontra-se hoje na Escócia para ver pessoalmente o funcionamento de alguns serviços envolvidos no combate à pandemia de covid-19, numa visita que motivou críticas por ser considerada desnecessária.

14h30 - Distrito de Vila Real com 13 surtos ativos em instituições sociais

O distrito de Vila Real tem 13 surtos ativos em instituições, maioritariamente lares de idosos, e o número de casos ativos aumentou 8% numa semana, uma situação que está a preocupar a Comissão Distrital de Proteção Civil.

Fernando Queiroga, presidente da Comissão Distrital de Proteção Civil de Vila Real e da Câmara de Boticas, disse hoje à agência Lusa estar “muito preocupado”.

“Pela taxa de infeção, pelo número de contágios e a curva que não conseguimos achatar, porque continuam a aumentar os casos no distrito”, sustentou o autarca.

Fernando Queiroga realçou que a maioria da população é idosa em todo o distrito e contabilizou 13 surtos ativos em Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) e Estruturas Residenciais para Idosos (ERPI).

Apontou ainda “maiores preocupações” com os surtos nas misericórdias de Boticas, Murça e Ribeira de Pena.

14h15 - Economia dos EUA recua 3,5% em 2020, pior ano desde 1946

A economia norte-americana teve em 2020 o seu pior ano desde 1946, com uma contração do Produto Interno Bruto (PIB) de 3,5% face a 2019, indica uma estimativa preliminar hoje divulgada pelo Departamento do Comércio.

No quarto trimestre, o crescimento foi de 4% em ritmo anualizado, uma medida que compara o Produto Interno Bruto (PIB) ao do trimestre precedente e projeta a evolução para o ano inteiro, mas segundo o modo de cálculo utilizado pelas outras grandes economias, o crescimento seria de 1%.

14h11 - Doença é incluida na lista das patologias de notificação obrigatória

A covid-19 passou a ser incluída na lista das doenças de notificação obrigatória, segundo um despacho hoje publicado em Diário da República.

A Lei n.º 81/2009, de 21 de agosto, prevê que o Direção-Geral da Saúde (DGS) defina quais as doenças transmissíveis de notificação obrigatória e outros riscos para a saúde pública e que devem ser abrangidos pela rede de informação e comunicação estabelecida pelo sistema nacional de vigilância epidemiológica (SINAVE).

O despacho hoje publicado atualiza a lista de doenças de notificação obrigatória, procedendo agora à inclusão da doença covid-19, decorrente da infeção pelo coronavírus da síndrome respiratória aguda grave 2 (SARS-CoV-2).

14h02 - Estados-membros da UE adotam orientações sobre comprovativos de vacinação

Os Estados-membros da União Europeia (UE) adotaram hoje orientações sobre comprovativos de vacinação contra a covid-19 para fins médicos, de maneira a garantir a sua "interoperabilidade" e assegurar que o seu conteúdo é "uniforme", anunciou a Comissão Europeia.

13h52 - Universidade de Aveiro cria teste de saliva para substituir zaragatoa

Um teste de saliva ultrassensível para a covid-19 está a ser desenvolvido na Universidade de Aveiro, em colaboração com vários hospitais, visando eliminar o desconforto da colheita de amostras com zaragatoa, revelou hoje à Lusa fonte académica.

Segundo a mesma fonte, foi desenvolvido naquela universidade um kit de um teste de saliva ultrassensível, “altamente reprodutível, para a covid-19”.

“O novo teste elimina o desconforto e a pesada logística da colheita de amostras com zaragatoa. Utiliza a robusta tecnologia de RT-PCR existente nos laboratórios nacionais, simplifica a automação dos processos laboratoriais, baixa o custo e facilita a testagem comunitária, em lares, escolas e empresas”, salienta a Universidade.

13h44 - Falta de vacinas para criança é preocupante em África

O diretor do departamento de pesquisa económica na consultora NKC African Economics, Jacques Nel, alertou hoje que a falta de vacinas contra a covid-19 especificamente para crianças é uma preocupação acrescida para o continente devido à juventude da população.

"Não há ainda vacinas disponíveis para as crianças, o que é preocupante no caso de África", disse o analista durante uma conferência virtual sobre as principais tendências económicas para este ano no continente, transmitida hoje a partir de Joanesburgo.

"As crianças não têm sintomas tão severos como os adultos, mas são capazes de transmitir a covid-19, e isso pode resultar num problema acrescido na obtenção da tão falada imunidade de grupo", disse o analista, considerando que "a pandemia de covid-19 vai continuar a ser um problema durante todo este ano".

13h35 - Surto com 13 mortos na Misericórdia de Cuba, em Beja, está "resolvido"

O surto de covid-19 no Lar da Santa Casa da Misericórdia de Cuba, no distrito de Beja, provocou a morte a 13 utentes, mas já está "resolvido"”, disse hoje o provedor da instituição.

"O surto está resolvido, segundo as informações das autoridades de saúde. Agora, são pessoas com idades avançadas, com várias outras patologias e numa época propensa a outras doenças, mas no que diz respeito a covid-19, está encerrado", afiançou Francisco Orelha.

13h27 - Federação dos Bombeiros Leiria contra vacinação de apenas 50% dos efetivos

A Federação dos Bombeiros do Distrito de Leiria considera que a vacinação contra a covid-19 de apenas 50% do efetivo das corporações perturba o seu funcionamento, colocando os comandantes "no centro do odioso" processo de seleção.

"Esta federação (…) não poderia deixar de manifestar o seu desagrado, pois mais uma vez estamos perante uma decisão que, para além de minimizar os bombeiros relativamente a outros agentes, vem também perturbar o normal funcionamento dos corpos de bombeiros, colocando os seus comandantes no centro do odioso da questão ao ter de designar 50 por cento dos seus efetivos para efeitos de vacinação covid-19", refere uma missiva hoje enviada à Lusa.

A missiva, assinada pelo presidente da federação, Almeida Lopes, e remetida para várias entidades, surge na sequência de uma nota informativa do diretor nacional de Bombeiros, José Pedro Lopes, datada de segunda-feira.

13h12 - Museus e monumentos nacionais perderam 70% dos visitantes em 2020

Os museus, monumentos e palácios nacionais registaram uma quebra de 70,4% de visitantes em 2020, em relação a 2019, revelou hoje à agência Lusa a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC).

Os dados divulgados pela DGPC indicam que o conjunto de 25 museus, monumentos e palácios tutelados recebeu um total de 1.295.528 visitantes no ano passado, face aos 4.817.927 visitantes de 2019, descida que revela o impacto da pandemia de covid-19.

Os museus, monumentos e palácios nacionais - tal como todos os demais espaços culturais - estiveram encerrados entre 14 de março e 17 de maio de 2020, na sequência do confinamento decretado pelo Governo para travar a propagação do coronavírus.

No ano passado, ainda segundo as estatísticas da DGPC, 5.101 pessoas visitaram, em média, diariamente, os museus, monumentos e palácios nacionais, quando, em 2019, esse número foi de 15.745 entradas diárias.

13h05 - Apoio orçamental à pandemia já atingiu os 11,5 biliões de euros

O apoio orçamental concedido à pandemia por todo o mundo já atingiu 11,5 biliões de euros, adiantou o Fundo Monetário Internacional (FMI), sendo que só entre outubro e meados de janeiro foram gastos mais 1,8 biliões de euros.

Numa atualização ao seu `Fiscal Monitor`, apresentada pelo ex-ministro das Finanças português Vítor Gaspar, que agora é diretor deste departamento do FMI e por Paolo Mauro, diretor adjunto, os dados apontam para que, em resultado destes gastos, a dívida pública se tenha aproximado dos 98% do Produto Interno Bruto (PIB), sendo que "a economias avançadas registaram os maiores aumentos nos défices e na dívida", seguidas dos países emergentes, economias com médio rendimento e países em desenvolvimento.

Nas economias avançadas, "os défices mais elevados refletem subidas semelhantes em gastos e quedas nas receitas", enquanto nos restantes países "em média, o aumento dos défices advém, em grande parte, do colapso das receitas causado por uma atividade económica mais reduzida".

O `Fiscal Monitor` recorda que muitos países estão a adicionar medidas de apoio, tendo em conta o agravamento da pandemia, mas que, para este ano, as estimativas apontam para défices orçamentais menores "à medida que aumentam as receitas e as despesas se reduzem automaticamente, com a recuperação e o término das medidas relacionadas com a pandemia".

No entanto, alerta o FMI, sem apoio adicional nos orçamentos nacionais de 2021, a retoma poderá desacelerar.

12h59 - Presidente da República faz uma declaração ao país às 20h00

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai falar hoje ao país, às 20:00, na sequência da votação no parlamento do diploma que renova o estado de emergência.

12h55 – Titulares de órgãos de soberania que já tiveram covid-19 não serão vacinados nesta fase

Sobre a vacinação dos titulares de órgãos de soberania, considerando as doses limitadas de vacinas, Francisco Ramos começou por afirmar que “todas as pessoas em Portugal terão direito à vacinação”.

“Nesta primeira fase, para este grupo, estão reservadas duas mil doses para mil pessoas”, explicou o coordenador do Plano de Vacinação. “Quem já teve a doença não será vacinado nesta fase”.

12h48 – Plano de Vacinação só foi “possível” agora mas “será útil”

Relativamente ao balanço o Plano de Vacinação, Francisco Ramos começou por relembrar que “começou há um mês” não há um ano.

“É agora que é possível fazê-lo e será útil”, declarou, acrescentando que se prevê que a vacinação dos idosos dos lares esteja concluída no final de março.
“A vacinação já se iniciou em todos os lares e unidades de cuidados de saúde continuados” que não tenham surtos ativos.

Quanto aos profissionais de saúde dos privados, Francisco Ramos assegurou que na próxima semana será reforçada a capacidade de vacinação dessas entidades.

Face à avaliação da Comissão Técnica Nacional, o processo de vacinação está a ser “francamente positivo”.

12h45 – Francisco Ramos assegura que decorrem auditorias para prevenir desvios dos critérios de prioridade da vacinação

Sobre os desvios dos critérios de prioridade, Francisco Ramos esclareceu que foi esse o motivo que se solicitou a Inspeção Geral das Atividades em Saúde, para promover auditorias.

O responsável da Comissão Nacional Técnica considera que este pode ser um “método preventivo” que pode ser “útil e eficaz”, contrariamente a um “sistema burocrático”.

No entanto, Francisco Ramos lamentou se havia, de facto, desvios dos critérios de prioridade na vacinação.

12h44 – Serão administradas o máximo de doses, garantindo que há suficientes para a “segunda toma”

Questionado sobre o número de pessoas que vão ser vacinadas em Portugal e a ordem de vacinação, Francisco Ramos começou por esclarecer que a primeira fase de vacinação está prevista até ao final de março, no máximo até abril, com um total de 810 mil pessoas vacinadas.

A primeira fase engloba ainda, acrescentou o presidente da Comissão Nacional Técnica, “completar a vacinação das 500 mil pessoas que também terão apenas primeira toma no final de março”.

“Se cumprirmos esse número de vacinados, existirão apenas em armazém no final de março 52 mil doses”, afirmou, explicando que serão sempre administradas “o máximo de doses possível”, garantindo que “há doses suficientes para a segunda toma”.

12h40 - Pandemia matou pelo menos 2,176 milhões de pessoas em todo o mundo

A pandemia provocada pelo novo coronavírus já fez pelo menos 2.176.000 mortos em todo o mundo desde que foi notificado o primeiro caso na China, segundo o balanço diário da agência France-Presse.

Mais de 100.829.870 pessoas foram infetadas pelo novo coronavírus em todo o mundo.

12h13 - Mais de 74 mil pessoas já foram vacinadas em Portugal 

O coordenador do Plano Nacional de Vacinação, Francisco Ramos, afirma que neste momento Portugal já recebeu 377.770 doses da vacina da Pfizer, a que soma 19.500 para os Açores e a Madeira e 8400 da vacina da Moderna.

Na altura em que faz um mês sobre o início da vacinação, o responsável afirma que “está a decorrer como previsto”.

A vacinação nos lares e unidades de cuidados continuados está praticamente concluída.
57.500 profissionais de saúde do SNS já têm a vacinação completa, 16 mil iniciaram-na. Já os profissionais de saúde de hospitais privados e das misericórdias, 2.370 iniciaram a vacinação e ainda nenhum a completou. Há 12 mil pessoas com mais de 50 anos que já iniciaram a vacinação.

Na primeira fase vão ser incluídas todas as pessoas com mais de 80 anos.

Francisco Ramos considerou que esta é "provavelmente a mais importante" alteração ao plano de vacinação do país, uma decisão justificada pelo aumento da incidência da doença.

"Aquilo que fica integrado no plano é manter o grupo dos 50 aos 79 anos com as comorbilidades, mas incluir também todas as pessoas com mais de 80 anos, independentemente de qualquer comorbilidade ou patologia que tenham", adiantou Francisco Ramos, que falava em Lisboa durante a apresentação da atualização do plano de vacinação.

Das duas vacinas aprovadas, Portugal espera receber 1,5 milhões de doses mo primeiro trimestre e cinco milhões no segundo.

Mil titulares de órgãos de soberania e da Proteção Civil estão incluídos no plano.

Até ao final de março está prevista a vacinação completa de 810 mil pessoas e 520 mil com o processo iniciado, acrescentou Fernando Ramos.

Em março vai existir um ponto de vacinação em cada concelho.

A vacinação será com marcação prévia e a convocatória, de preferência, por SMS.

O coordenador do Plano Nacional de Vacinação faz um balanço “altamente positivo”.

12h11 - OMS considera "demasiado cedo" para levantar restrições na Europa

A Organização Mundial de Saúde (OMS) considerou hoje que é "demasiado cedo" para levantar as restrições na Europa impostas para travar o contágio pelo novo coronavírus, apontando o alto ritmo de transmissão e as novas variantes mais contagiosas que circulam.

"Não nos esquecemos das lições que aprendemos de forma tão difícil: abrir e fechar rapidamente é uma má estratégia", afirmou em conferência de imprensa virtual o diretor regional da OMS Europa, Hans Kluge.

O responsável europeu da agência das Nações Unidas para a saúde considerou que a melhor opção é introduzir e aliviar "de forma gradual e moderada" as medidas de restrição de movimentos das populações e confinamentos, baseando-se em critérios epidemiológicos.

Na região europeia, trinta países registaram uma "descida significativa" no número de novos casos nos últimos 14 dias, mais do que na última avaliação, mas as taxas de propagação do SARS-CoV-2 continuam "muito altas" em países como Portugal e Espanha, para além da "incerteza e risco" associadas às novas variantes.

12h08 - Pandemia só agravou as vulnerabilidades existentes em África

O diretor da agência de notação financeira Fitch Ratings para África e Médio Oriente disse hojr que a descida dos `ratings` para a região surgiu num contexto de agravamento das vulnerabilidade que já existiam antes da pandemia.

12h00- Reino Unido tem mais vacinas do que necessita

As doses de vacinas contra a Covid-19 que o Reino Unido já tem são mais do que suficientes para garantir a vacinação até ao final de 2021. Fontes da indústria farmacêutica garantem que o governo britânico pode doar algumas doses a outros países que também necessitam. Leia mais aqui.

11h53 - BCE pede aos bancos da zona euro para avaliarem risco de crédito

O BCE pediu hoje aos maiores bancos da zona euro para que avaliem o risco de crédito e melhorem a eficiência depois de ter realizado em 2020 uma revisão, na qual manteve o alívio dos requisitos de capital devido à pandemia.

O Banco Central Europeu (BCE) publicou hoje os resultados do seu Processo de Revisão e Avaliação de Supervisão (SREP) realizado em 2020 e anunciou as prioridades de supervisão para 2021.

Os principais pontos fracos identificados em 2020 dizem respeito ao "risco de crédito, adequação do capital, sustentabilidade dos modelos empresariais e governação interna", acrescentou o BCE num comunicado.

11h40 - África vai receber 400 milhões de doses adicionais de vacinas da Índia

África irá receber 400 milhões de doses adicionais da vacina da AstraZeneca ao abrigo de um acordo com o instituto Serum da Índia, anunciou hoje o diretor do África CDC, John Nkengasong.

O responsável do Centro Africano de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), que falava durante a conferência de imprensa semanal sobre a pandemia, explicou que estes 400 milhões de doses vêm somar-se aos 270 milhões anunciados anteriormente e deverão chegar ao continente ao longo de dois anos.

11h29 - Ansião cria equipas para rastrear contactos

A Câmara de Ansião, no distrito de Leiria, tem disponível desde quarta-feira uma equipa para rastrear contactos e fazer inquéritos epidemiológicos da covid-19, estando previsto que na segunda-feira mais duas equipas iniciem este trabalho, foi hoje anunciado.

11h18 - Processo de vacinação é "vergonhoso" e "humilhante"

O Bastonário da Ordem dos Médicos classifica o processo de vacinação contra a Covid-19 como uma "vergonha nacional" e afirma não compreender por que motivo muitos médicos continuam por vacinar, numa altura em que já estão a ser administradas vacinas a outros grupos prioritários. Ouvido pela Antena1, o bastonário falha mesmo numa humilhação. E não poupa nas críticas à ministra da Saúde.


11h05 - Pandemia mobiliza para “defesa” dos valores europeus

O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, destacou hoje a importância de defender “os maiores valores europeus” em tempo de pandemia, nomeadamente a afirmação da Europa como “um espaço de liberdade, segurança e justiça”.

Eduardo Cabrita falava à entrada para o Conselho informal de ministros da Administração Interna da UE, que decorre por videoconferência, mas servirá para trabalhar “intensamente” na construção do novo Pacto para a Migração e Asilo, uma das questões que mais divide os 27 Estados-membros.

O ministro reforçou a necessidade de o pacto garantir “a segurança das fronteiras externas, uma relação dinâmica com os países vizinhos em matéria de gestão das migrações e uma efetiva solidariedade entre os Estados-membros”.

Para o Pacto de Migração e Asilo, proposto em setembro passado pela Comissão Europeia, Portugal propõe um princípio de “solidariedade obrigatória flexível” que permita encontrar uma série de formas diferentes de apoiar os chamados Estados-membros da linha da frente, como a Grécia, Itália ou Espanha, que enfrentam maior pressão migratória.

10h53 - Comissão Europeia em "estreito contacto com Portugal", mas sem pedido de doentes

A Comissão Europeia está em "estreito contacto" com as autoridades portuguesas para eventual assistência ao país dada a grave situação sanitária criada pela covid-19, mas ainda não recebeu qualquer pedido formal de Portugal, disse fonte comunitária à Lusa.

"A Comissão está em estreito contacto com as autoridades portuguesas e está pronta a prestar o apoio necessário, se solicitado", afirmou a mesma fonte comunitária, quando questionada pela Lusa sobre uma eventual ajuda europeia a Portugal.

Ainda assim, a fonte garantiu que ainda não houve "qualquer pedido formal de Portugal".

Existem, ao nível da União Europeia (UE), vários mecanismos para prestar assistência aos países que atingem a saturação dos seus sistemas de saúde devido à pandemia de covid-19 e que já foi usado por Estados-membros como a Bélgica ou Itália, nomeadamente o Instrumento de Apoio de Emergência, que financia o transporte de equipas médicas e de doentes, cobrindo `a posteriori` até 100% dos custos.

10h42 - Utilização errada de máscaras compromete eficácia da proteção


10h35 - Utentes não seguidos no SNS devem inscrever-se para vacina

Os utentes que não são seguidos no Serviço Nacional de Saúde (SNS) terão de se inscrever para a vacinação contra a covid-19 num formulário disponibilizado pelas autoridades na internet.

De acordo com a informação disponibilizada no endereço https://covid19.min-saude.pt/vacinacao/, que explica todas as fases do plano de vacinação contra a coovid-19, as autoridades de saúde pedem aos cidadãos para esperarem até serem contactados pelos serviços de saúde, mas dizem que os utentes não seguidos no Serviço Nacional de Saúde (SNS) e os profissionais de saúde "em prática isolada e que não estejam inscritos numa ordem profissional" devem inscrever-se num formulário próprio.

10h30 - Alemanha quer restringir voos com Portugal, Reino Unido, África do Sul e Brasil

Viajantes de Portugal, Reino Unido, África do Sul e Brasil vão ser impedidos de entrar na Alemanha, confirmou hoje o ministro do Interior do Governo de Berlim, Horst Seehofer.

10h22 - África com mais 1.039 mortos e 20.177 infetados nas últimas 24 horas

África registou nas últimas 24 horas mais 1.039 mortes por covid-19 para um total de 87.937 óbitos, e 20.177 novos casos de infeção, segundo os últimos dados oficiais da pandemia no continente.

De acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), o número total de infetados é de 3.494.117 e o de recuperados nos 55 Estados-membros da organização nas últimas 24 horas foi de 21.941, para um total de 2.977.335 desde o início da pandemia.

10h12 - Coimbra regista fila de ambulâncias para urgências


10h05 - Associação pede ao Governo reavaliação do fecho dos centros de dia

A Associação Nacional de Gerontólogos (ANG) apela ao Governo a reavaliação do encerramento dos centros de dia no âmbito das medidas de combate à covid-19 e dos critérios de vacinação dos utilizadores destas estruturas.

Na quarta-feira, em comunicado, a ANG manifestou o seu “desagrado” e “extrema preocupação” no seguimento das medidas anunciadas pelo Conselho de Ministros extraordinário, entre as quais o encerramento dos centros de dia.

Para a ANG, é imperativo considerar a possibilidade de abrir os centros de dia, num regime parcial, de forma a responder a situações familiares dramáticas, assim como o agravamento das debilidades físicas e cognitivas da pessoa idosa.

“Não podemos confinar os direitos das pessoas idosas, considerando-se os elevados custos sociais da atual medida - o encerramento total dos centros de dia”, sublinha a Associação.

A ANG lembra que os centros de dia funcionam com o objetivo de prevenir situações de dependência e promover a autonomia, a funcionalidade e a independência pessoal e social dos seus utilizadores.

No entendimento da associação, o fecho dos centros de dia comprometem a saúde e o bem-estar das pessoas idosas, em especial naquelas que apresentam défices cognitivos ligeiros e quadros de demência, cujas alterações serão irreversíveis.

“A diminuição do contacto social coloca em risco a saúde mental das pessoas mais velhas, assim como aumenta o risco de solidão e isolamento social, de depressão e ansiedade. Por outro lado, a permanência das pessoas mais velhas no seu domicílio poderá colocar em risco a sua segurança, sobretudo quando associado a condições habitacionais precárias”, destaca a ANG.

9h57 - Contratar clínicos reformados é uma medida de desespero, diz Sindicato dos Médicos


9h52 - Pandemia evidenciou apropriação indevida de fundos de emergência na África subsaariana

A pandemia da covid-19 revelou riscos de corrupção e apropriação indevida de fundos de emergência na África subsaariana, que, em 2020, se manteve como a região mais mal classificada no Índice de Perceção da Corrupção (IPC) da Transparência Internacional (TI).

Com 49 países avaliados, globalmente, a região manteve a pontuação de 2019, com 32 pontos em 100 possíveis, sendo a zona no mundo com pior prestação no IPC e sem registo de grandes progressos relativamente a anos anteriores.

9h44 - Já arrancou a vacinação de pessoas com mais de 50 anos e com patologias graves


9h37 - Colômbia suspende voos de e para o Brasil

O Governo da Colômbia vai suspender a partir de sexta-feira e por 30 dias os voos de e para o Brasil, como medida preventiva perante a variante do novo coronavírus oriunda do país.

9h30 - É preciso "aceitar que não se está bem" no novo confinamento

O novo confinamento, aliado a alterações das rotinas e do estilo de vida, vai agravar e prolongar o sofrimento psicológico dos adultos, preveem os especialistas ouvidos pela Lusa, defendendo que é preciso "aceitar que não se está bem".

O “grande problema” não é voltar a casa para um novo confinamento, mas sim a alteração de rotinas que têm prevalecido nos últimos meses, acredita Miguel Ricou, presidente do Conselho de Psicologia Clínica e da Saúde da Ordem dos Psicólogos.

“Andamos a alterar rotinas e tentar recuperá-las há mais de 10 meses”, referiu o psicólogo, salientando que o ser humano se “adapta por natureza” às circunstâncias, mas só o faz porque “conhece a realidade”.

“Uma das dificuldades que temos é que conhecemos muito pouco da realidade, não sabemos bem o que aí vem e não sabemos bem quanto tempo dura”, afirmou.

Perante isto, “é fundamental aceitarmos que não nos vamos sentir tão bem nesta altura”.

“Temos de aceitar que andamos mais nervosos, mais tristes à vezes, mais irritados, mais tensos e que isso é normal”, referiu.

9h19 - Vietname identifica 82 novos casos de contágio local

O Vietname detetou hoje 82 casos locais de covid-19, após 55 dias sem transmissão comunitária, cerca de duas semanas antes do Ano Novo Lunar, quando milhões de pessoas viajam pelo país e visitam as famílias.

O Governo vietnamita afirmou que o maior surto foi identificado numa aldeia na província de Hai Duong, no norte do país, onde a variante com origem no Reino Unido foi detetada, enquanto a província vizinha de Quang Ninh confirmou dez casos.

9h10 - Pfizer-BioNTech diz que vacina é eficaz face às mutações do vírus

A vacina da Pfizer-BioNTech mantém grande parte da eficácia contra as principais mutações do vírus covid-19 verificadas no Reino Unido e na África do Sul, anunciaram hoje as duas empresas através de um comunicado.

Os testes ‘in vitro’ "não demonstraram a necessidade de uma nova vacina para fazer face às variantes emergentes", referem as duas companhias.

O documento da Pfizer.BioNTech acrescenta que as empresas “vão continuar a monitorar as variantes emergentes estando prontas a reagir” se uma das mutações se mostrar resistente à vacina.

8h58 - Equipa da OMS sai de quarentena e inicia investigação sobre origem do coronavírus na China

A equipa da Organização Mundial de Saúde destacada para investigar a origem da pandemia da Covid-19 na cidade chinesa de Wuhan terminou, esta quinta-feira, o período de quarentena. Duas semanas depois de terem chegado ao território chinês, os investigadores podem dar início à investigação.

8h52 - OMS revela que variante britânica já circula em 70 países

8h46 - Rússia reporta mais 19.138 novos infetados e 575 mortos

Das 19.138 infeções, 2.897 foram registadas em Moscovo.

Desde o início da pandemia, as autoridades russas já registaram 3.793.810 infetados e 71.651 óbitos.

8h40 - Portugal em 63.º em classificação de países na resposta à pandemia

Portugal ocupa o 63.º lugar numa classificação da resposta à pandemia da covid-19 em 98 países, de acordo com um estudo hoje publicado pelo instituto australiano Lowy.

O estudo, que coloca a Nova Zelândia em primeiro lugar (com uma `nota` de 94,4 valores em 100), o Vietname em segundo e Taiwan em terceiro, dá a Portugal uma avaliação de 38,9 valores, imediatamente abaixo de países como Canadá e Israel.

Depois de Portugal surgem países como Bélgica (35,6), França (34,9), Rússia (32) e Espanha (31,2 valores).

8h32 - Fornecimento de oxigénio no Amadora-Sintra estabilizada

“O Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca informa que a sua rede de oxigénio medicinal mantém o seu funcionamento de forma estabilizada, mantendo-se os padrões de segurança definidos. É feita a monitorização constante do fluxo deste gás medicinal, o que permite manter a melhor prestação de cuidados de saúde aos doentes”, avança a unidade hospitalar em comunicado enviado à RTP.

8h20 - China soma 41 novos casos por contágio local

O diretor dos Serviços de Saúde de Macau manifestou preocupação que uma desconfiança inicial sobre as vacinas comprometa a criação de uma barreira imunológica, considerada fundamental para o território, segundo um comunicado divulgado hoje pelas autoridades.

A Comissão de Saúde da China informou hoje que foram diagnosticados 54 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, incluindo 41 por contágio local.

As infeções locais foram detetadas nas províncias de Heilongjiang (28), Jilin (nove), Hebei (três), no nordeste da China, e Shaanxi (um), no centro do país.

8h11 - Ministra pediu aos hospitais de Lisboa que abram já todas as camas possíveis

A ministra da Saúde pediu aos hospitais de Lisboa que abram já nesta fase todas as camas possíveis, numa altura em que administrações de sete hospitais pediram maior equilíbrio na distribuição de doentes entre unidades periféricas e centrais.

Segundo noticia hoje o Diário de Notícias, a reunião de Marta Temido com os hospitais de Lisboa, na quarta-feira, destinava-se a avaliar a capacidade instalada nos hospitais da região, mas acabou por ficar “um alerta da ministra para que todos se mobilizem da mesma forma e que disponibilizem já o máximo das suas capacidades para se combater a pior fase da pandemia”.

Um pedido que, segundo o DN, foi entendido “como sendo mais um recado para os hospitais que ainda não atingiram a sua taxa de esforço”, como os do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central (CHULC) - S.José, Capuchos, Santa Marta, Dona Estefânia, Curry Cabral e Maternidade Alfredo da Costa - e do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN) - Santa Maria e Pulido Valente.

O jornal escreve ainda que, a 22 de janeiro, estes hospitais registavam uma taxa de esforço de 25% e 32,1%, respetivamente, enquanto as outras unidades da periferia da capital já estavam com taxas acima dos 40%, 50%, 60% e 70%.

8h00 - Índia com 123 mortes e mais de 11 mil casos nas últimas 24 horas

A Índia registou 123 mortes por covid-19 e 11.666 casos nas últimas 24 horas, de acordo com dados divulgados hoje pelo Ministério da Saúde indiano.

Desde o início da pandemia, o país contabilizou mais de 10,7 milhões de casos do novo coronavírus (10.701.193), mantendo-se como o segundo com mais infeções, atrás dos Estados Unidos, que no último balanço contavam com mais de 25,5 milhões.

7h50 - Vacinação de funcionários não prioritários do INEM provoca polémica

A Associação Nacional de Emergência e Proteção Civil (APROSOC) denunciou, através de um comunicado, a vacinação de profissionais não prioritários do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), que entretanto já veio a público negar as acusações.

Segundo a nota da APROSOC, o presidente do INEM, Luís Meira, "contrariou as indicações do Ministério da Saúde e vacinou dezenas de profissionais não-essenciais e que não são profissionais de saúde".

7h45 - Novo Estado de Emergência permite recurso a profissionais de saúde reformados ou no estrangeiro

O Decreto do Presidente da República para a renovação do Estado de Emergência até 14 de fevereiro permite o recurso a profissionais de saúde reformados ou formados no estrangeiro. O decreto teve o parecer favorável do Governo e já seguiu para o Parlamento.

A Assembleia da República debate e vota, esta quinta-feira, a renovação do Estado de Emergência. A aprovação está garantida com os votos favoráveis do PS e do PSD.

7h30 - PM não acredita em aulas presenciais dentro de 15 dias

O primeiro-ministro afirmou quarta-feira à noite que não acredita que as aulas presenciais possam ser retomadas no espaço de 15 dias face à evolução da situação epidemiológica do país e adiantou que a alternativa será o ensino "online". 


"Não acredito que daqui a 15 dias se regresse ao ensino presencial", declarou o líder do executivo, que também adiantou que o Governo não repetirá a medida que tomou na sexta-feira passada no sentido de decretar uma interrupção no ano letivo, com compensações nos períodos tradicionais de férias.

"Por isso, devemos retomar o ensino online", admitiu António Costa.



Esta convicção foi transmitida por António Costa no final do programa "Circulatura do Quadrado", na TVI-24
Centro Hospitalar Lisboa Norte apela às pessoas para só se dirigirem à urgências em casos graves
Nos últimos dias, só 15% dos doentes transportados em ambulância para o Hospital de Santa Maria é que correspondiam a situações de urgência hospitalar, refere em comuncado aquela unidade.

Nos últimos dias, as filas têm sido recorrentes.

Ainda assim, a urgência para doentes com Covid-19 do Hospital Santa Maria será ampliada de 33 para 51 postos de atendimento em simultâneo.

A operação deverá estar concluída no próximo fim-de-semana.

Alguns hospitais da Grande Lisboa já esgotaram a capacidade de internamento para doentes Covid-19.

Os restantes estão perto do limite.

Foi entretanto resolvido o problema que causou falhas na distribuição de oxigénio no Amadora-Sintra.

Por causa dessa situação, o hospital foi obrigado a transferir 82 doentes para outras unidades da região.

Portugal registou um novo máximo diário de mortes: morreram mais 293 pessoas. São 11305 desde o início da pandemia.

Há 15 073 novos infetados, num total de 668 951.

Foram internadas mais 131 pessoas. São 6603 pessoas internadas, o que também constitui um novo máximo diário. 783 estão nos cuidados intensivos.
Renovação do estado de emergência
O Presidente da República propôs ao parlamento a renovação do estado de emergência por mais quinze dias, até 14 de fevereiro, para permitir medidas de contenção da covid-19.

"Depois de ouvido o Governo, que se pronunciou esta noite em sentido favorável, o Presidente da República acabou de enviar à Assembleia da República, para autorização desta, o projeto de diploma que renova o estado de emergência por quinze dias, até 14 de fevereiro de 2021, permitindo adotar medidas necessárias à contenção da propagação da doença covid-19", lê-se numa nota divulgada no portal da Presidência da República.

Este é o décimo diploma do estado de emergência que Marcelo Rebelo de Sousa submete ao parlamento no atual contexto de pandemia de covid-19, e será discutido e votado pelos deputados esta quinta-feira à tarde.