Reportagem
|

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

Lusa

Acompanhamos aqui todos os desenvolvimentos sobre a propagação do SARS-CoV-2 à escala internacional.

Mais atualizações



23h53 - Novo recorde de 4.249 mortes em 24 horas no Brasil

O Brasil registou um novo recorde de 4.249 mortes devido à covid-19 nas últimas 24 horas, num total de 345.025 vidas perdidas desde o início da pandemia, informou esta quinta-feira o executivo brasileiro.

Esta é a segunda vez que o país sul-americano, com uma população de 212 milhões de habitantes, soma mais de 4.000 óbitos em 24 horas. A situação anterior ocorreu na última terça-feira, quando o Brasil chegou às 4.195 mortes num só dia.

Além do novo recorde, o Brasil continua a ser o país com mais mortes registadas em 24 horas, muito acima dos Estados Unidos, país mais afetado pela covid-19 em números absolutos.

De acordo com o último boletim epidemiológico difundido pelo Ministério da Saúde, o país contabilizou ainda 86.652 novos casos de infeção nas últimas 24 horas, totalizando 13.279.857 diagnósticos confirmados de covid-19 desde que a pandemia chegou a solo brasileiro, em fevereiro de 2020.

A taxa de incidência da doença no país, que atravessa o seu momento mais critico da pandemia, é agora de 164 mortes e 6.319 casos por 100 mil habitantes.

São Paulo, foco da pandemia no país, chegou hoje às 80.742 vidas perdidas para a doença causada pelo novo coronavírus, após registar 1.229 óbitos nas últimas 24 horas.

22h12 - O diretor regional da Saúde disse hoje que os Açores vão cumprir as orientações da Direção-Geral de Saúde (DGS) e a vacina da AstraZeneca contra a covid-19 só será administrada no arquipélago em pessoas acima dos 60 anos.

"Da mesma forma que no outro momento de suspensão da vacina a Região Autónoma dos Açores seguiu as orientações da DGS e do Infarmed, aquilo que tecnicamente forem as orientações da DGS e do Infarmed relativamente a grupos etários e à administração da vacina da AstraZeneca, a região naturalmente irá seguir essas mesmas orientações", afirmou Berto Cabral.

22h11 - Os Açores estimam receber nos meses de maio e junho 99.250 doses de vacinas contra a covid-19, anunciou hoje o diretor regional da Saúde, acrescentando que será possível concluir antes disso a primeira fase da vacinação.

"Durante o mês de maio chegarão mais 46.800 doses da Pfizer e durante o mês de junho estão previstas 52.650 doses também da Pfizer", adiantou Berto Cabral, numa conferência de imprensa, em Angra do Heroísmo.

22h03 - Brasil. Vacinação de pessoas brancas é duas vezes superior à de pessoas negras


21h59 - Trabalho de campo do inquérito serológico terminou, resultados em maio

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) anunciou hoje que está concluído o trabalho de campo da segunda fase do inquérito serológico nacional à covid-19, cujos resultados serão conhecidos em maio.

Este estudo permitirá conhecer a distribuição dos anticorpos específicos contra o SARS-CoV-2 na população residente no país por grupos etários e regiões de saúde, assim como monitorizar a sua evolução ao longo do tempo e estimar a fração de infeções pelo novo coronavírus em pessoas assintomáticas, adiantou o INSA.

Em comunicado, o instituto avançou que, assim, será possível também aferir a "taxa de ataque desta infeção" na população portuguesa e contribuir para, futuramente, estimar o impacto do atual programa de vacinação contra a covid-19.

O inquérito serológico nacional, um projeto iniciado em maio de 2020, está a ser desenvolvido pelo INSA em parceria com a Associação Nacional de Laboratórios Clínicos, a Associação Portuguesa de Analistas Clínicos e 33 hospitais do Serviço Nacional de Saúde de todas as regiões de saúde do país.

O trabalho de campo da segunda fase, que decorreu durante nove semanas, envolveu 350 pontos de colheita e envolveu o recrutamento de cerca de 8.600 pessoas, uma amostra superior à inicialmente planeada de 8.189 participantes, adiantou ainda o INSA.

Os resultados da primeira fase do inquérito indicaram uma seroprevalência global de 2,9% de infeção pelo novo coronavírus na população residente em Portugal, não tendo sido encontradas diferenças significativas entre regiões e grupos etários.

21h56 - Governo dos Açores assegura comparticipação a pais que fiquem em casa com os filhos

O presidente do Governo dos Açores garantiu hoje que os pais que fiquem em casa para dar apoio aos filhos em ensino à distância vão continuar a ser ressarcidos, mesmo que o Governo da República não assuma esse valor.

"Se o Governo da República não o assegurar, não fique a família, o pai ou mãe, que der assistência ao seu filho sem apoio. Garantidamente a região assume de forma supletiva este apoio", afirmou José Manuel Bolieiro.

O presidente do executivo açoriano falava, em Angra do Heroísmo, no final de uma reunião do Conselho de Governo, em que foram aprovadas novas medidas para o apoio aos pais, em situação de ensino à distância, devido à pandemia de covid-19.

21h08 - A autoridade de saúde da Madeira vai seguir as recomendações da Direção-Geral de Saúde e a vacina da AstraZeneca contra a covid-19 só será administrada na região "a pessoas com mais de 60 anos".

"A Direção Regional de Saúde informa que a vacinação contra a covid-19 na Região Autónoma da Madeira irá implementar as recomendações emanadas, no dia de hoje, pela Direção-Geral de Saúde, 'task-force' da vacinação contra a covid-19 e Autoridade Nacional do Medicamento (INFARMED)", lê-se numa nota da Direção Regional de Saúde (DRS).

21h06 - A Assembleia da República aprovou hoje um voto de saudação pelo Dia Mundial do Teatro, celebrado a 27 de março, salientando a "capacidade de resistência" e "coragem" dos profissionais do setor em tempo de pandemia.

O projeto, apresentado pela comissão parlamentar de Cultura e Comunicação, foi aprovado por unanimidade por todos os partidos e deputados em sessão plenária.

"Neste Dia Mundial do Teatro, lembrar e saudar todos os seus profissionais - atores, encenadores, diretores artísticos, técnicos - e lembrar, também, todos os que partiram deixando um legado de orgulho e saudade, é uma homenagem simbólica a que o parlamento se quer associar", pode ler-se na iniciativa.

O texto sublinha que "num ano pandémico, de gravíssimas dificuldades que afetaram brutalmente todos os profissionais desta nobre arte de palco, o tema escolhido pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) - que, através do Instituto Internacional do Teatro, criou o Dia Mundial do Teatro - foi a "resistência à pandemia", destacando-se "a sagacidade e coragem" destes profissionais".

"Pelo segundo ano consecutivo com as portas fechadas neste dia, teatros e companhias de todo o país não deixaram de demonstrar essa sua capacidade de resistência à pandemia, a sua sagacidade e coragem, levando ao público ensaios e espetáculos através de transmissões em 'streaming'", enaltece a iniciativa.

21h04 - Moçambique registou mais três mortes por covid-19 e 35 novos casos, nas últimas 24 horas.

21h01 - França improvisa centros de vacinação em estádios de futebol
20h59 - FMI e Eurogrupo vêem vacinação como o melhor "investimento" possível
20h58 - FMI e Eurogrupo vêem vacinação como o melhor "investimento" possível
 Brasil. Número de pobres triplicou em cerca de seis meses
20h57 - Mais de 35.000 estabelecimentos turísticos encerraram no Brasil em 2020

A crise provocada pela covid-19 no Brasil fez com que o turismo perdesse 35,5 mil estabelecimentos, com vínculo laboral, em 2020, informou a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Segundo a entidade, essa é a maior perda anual desde 2016, quando a potência sul-americana ainda sofria os efeitos da recessão, e representa uma queda de 13,9% em relação às unidades que operavam no país em 2019.

Entre fevereiro e abril de 2020, o volume de receitas do setor acumulou uma queda de 68% e, apesar da reação observada nos meses seguintes, o turismo encerrou 2020 com um nível de faturação 30% inferior ao registado antes da pandemia.

Outros setores conseguiram terminar 2020 em 'verde', como foi o caso da indústria, que teve um crescimento de 3% no ano passado.

20h55 - Espanha. Três embolias em 2 milhões de doses alteram política sobre AstraZeneca
20h49 - O país não registou na última semana mortes provocadas pela covid-19 em lares, pela primeira vez desde que começou a pandemia, anunciou hoje a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho.

"Esta é a primeira semana desde que começou a pandemia que não temos registos, do ponto de vista da nossa monitorização semanal de óbitos covid em lares", afirmou a ministra, em declarações à agência Lusa à margem de uma visita à Associação Mais Proximidade, que apoia idosos isolados no centro de Lisboa.

Ana Mendes Godinho precisou que desde o dia 29 de março que não se registaram mortes associadas à covid-19 nos lares do país.

A governante notou que esta "semana zero" deve-se, essencialmente, à testagem preventiva que é feita aos trabalhadores dos lares, ao processo de vacinação em curso, assim como aos cuidados de quem trabalha nestes espaços e implementa "todas as medidas de prevenção".

A ministra salientou, também, que estão neste momento ativos "18 surtos em todo o país, em lares", o menor número registado desde o final de março, quando foi montado o sistema de monitorização que permite contabilizar estes dados.

"O objetivo é continuarmos com este cuidado permanente. Aliás vamos continuar com os testes preventivos aos trabalhadores até ao final de junho precisamente como uma medida de precaução", concluiu.

20h43 - Pandemia já fez eliminar mais de 1000 postos de trabalho na banca
20h41 - BE reclama libertação das patentes das vacinas
20h37 - Variante britânica predomina no Algarve
20h35 - Portugal atinge os dois milhões de vacinas administradas

Portugal alcançou a marca de dois milhões de vacinas contra a covid-19 administradas à população desde o dia 27 de dezembro de 2020, anunciou hoje o coordenador da `task force` responsável pelo plano de vacinação.

"Hoje atingimos os dois milhões de inoculações. Cerca de 15% já tem uma inoculação e 6% vai atingir muito rapidamente a segunda inoculação", revelou o vice-almirante Henrique Gouveia e Melo, na conferência de imprensa realizada na sede do Infarmed em que foi divulgada a recomendação da administração da vacina da AstraZeneca em pessoas acima dos 60 anos.

De acordo com o coordenador da `task force`, foram já administradas em Portugal cerca de 400 mil vacinas da AstraZeneca, existindo ainda "cerca de 200 mil de reserva".

Entre os números referidos pelo responsável pelo processo nacional de vacinação contra a covid-19, sobressaíram também os "1,9 milhões de doses para inocular" durante este mês. Já no quadro do segundo trimestre, a disponibilidade de doses de vacina vai ascender a 8,8 milhões, caso se confirmem os planos de aquisição previstos.

20h33 - As autoridades sanitárias cabo-verdianas diagnosticaram 208 infetados pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, um novo recorde diário, e um morto, elevando para 18.422 o total de casos desde o início da pandemia.

20h31 - Começou a segunda fase de testagem nos estabelecimentos de ensino
20h29 - Surto de Covid. Colégio dos Maristas de Carcavelos com 800 alunos em casa
20h26 - Portugal com mais reações adversas à vacina da Pfizer que da AstraZeneca
20h25 - Presidente do Infarmed nega alterações aos contratos das vacinas

O presidente do Infarmed negou hoje que existam alterações aos contratos entre o país e as farmacêuticas responsáveis pelas vacinas contra a covid-19, após o anúncio da recomendação da vacina da AstraZeneca para a população acima dos 60 anos.

"Em relação aos contratos não há nenhuma alteração. Posso até adiantar que amanhã (sexta-feira) irá haver uma reunião com várias das empresas com que há contratos, entre as quais a AstraZeneca", revelou Rui Santos Ivo, numa conferência de imprensa realizada na sede da Autoridade Nacional do Medicamento, em Lisboa.

Acompanhado também pelo coordenador da 'task force' do plano de vacinação, vice-almirante Henrique Gouveia e Melo, e da diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, o líder do Infarmed recordou as conclusões da Agência Europeia do Medicamento (EMA) acerca da utilização da vacina da AstraZeneca e a ocorrência de fenómenos trombóticos para enfatizar que "são extremamente raros".

"Quando dizemos que há uma possível ligação, no fundo, isto tem sobretudo a ver com a monitorização que é feita destes eventos adversos. Estamos a identificá-los porque estamos a utilizar a vacina numa larga escala: há mais de 30 milhões de vacinas administradas. À medida que identificámos um número maior, foi possível fazer uma relação entre a administração da vacina e esses fenómenos. Não podemos excluir essa possibilidade. No entanto, não se identificou ainda nenhum fator específico para esses fenómenos", observou.

Paralelamente, Rui Santos Ivo lembrou que "os benefícios continuam a superar os riscos" no recurso à vacina da AstraZeneca para o combate à covid-19 e assinalou que a restrição etária hoje recomendada está fundamentada na relação entre os fenómenos trombóticos registados e a idade das pessoas vacinadas.

"À medida que a idade avança, o risco de complicações da covid-19 aumenta e diminui o risco de eventos trombóticos. Acima dos 60 anos não se identificou uma associação entre a utilização da vacina e estes fenómenos trombóticos", sublinhou.

E o presidente do Infarmed adiantou ainda que foram reportadas até este momento em Portugal somente "duas situações" de tromboembolismos na sequência da vacinação contra a covid-19, sendo que um caso foi com a vacina da AstraZeneca e o outro esteve ligado a outra das vacinas atualmente utilizadas no plano de vacinação.

20h23 - Governo conta com mais infeções nesta semana mas desdramatiza
20h22 - Rússia começou "discussões" com Alemanha para venda da Sputnik V

A Rússia começou hoje as "discussões" com representantes do Governo alemão para a venda da vacina russa Sputnik V contra a doença covid-19, anunciaram hoje os investigadores russos que criaram o fármaco.

Numa mensagem na rede social Twitter, os investigadores e autores da vacina adiantaram que o Fundo Soberano da Rússia (RDIF), que financiou o desenvolvimento do fármaco, deram início às negociações com Berlim para "um contrato de aquisição antecipado" da Sputnik V.

A agência noticiosa France-Presse (AFP) observa que as negociações de Berlim com Moscovo estão a decorrer sem esperar "luz verde" da União Europeia (UE) e apesar das reservas que a vacina russa continua a suscitar na Europa.

Horas antes das declarações dos investigadores russos, o ministro da Saúde alemão, Jens Spahn, anunciou a intenção de dialogar com as autoridades russas sobre o assunto.

Spahn justificou a decisão de a Alemanha avançar sozinha devido à recusa da Comissão Europeia em negociar em nome dos 27 a compra da Sputnik V, ao contrário do que fez com outras vacinas contra a doença covid-19.

"Expliquei, em nome da Alemanha, ao Conselho de Ministros da Saúde da UE que discutiríamos bilateralmente com a Rússia, antes de mais nada, para saber quando e que quantidades poderiam ser entregues", indicou Spahn à rádio pública regional WDR.

A iniciativa foi já criticada pelo ministro dos Negócios Estrangeiros ucraniano, Dmytro Kuleba.

"Quando se trata da Sputnik V, todos os países devem estar cientes do duplo preço a pagar: o preço financeiro e o preço político", alertou Kuleba em declarações ao diário alemão Bild, a serem publicadas na edição de sexta-feira.

"(Moscovo) não procura, infelizmente, nenhum objetivo humanitário, mas usa-a como uma ferramenta para estender sua influência", acrescentou.,

Recentemente, também o ministro dos Negócios Estrangeiros francês, Jean-Yves Le Drian, criticou a Rússia por fazer da vacina uma "ferramenta de propaganda" no mundo.

Por seu lado, o comissário europeu para o Mercado Interno, Thierry Breton, conhecido como o "Senhor Vacina" foi muito reservado sobre a utilidade para a UE, do ponto de vista industrial, recorrer a vacinas chinesas ou russas, que não seriam produzidas e entregues com a rapidez necessária.

"Será que eles nos vão ajudar a atingir a nossa meta de imunização da (população) até ao verão de 2021? Receio que a resposta seja não", afirmou Breton.

Segundo as autoridades alemãs, qualquer entrega da Sputnik V, porém, continua sujeita à "luz verde" da Agência Europeia de Medicamentos (EMA).

Por outro lado, acrescentou Spahn, as entregas russas só devem acontecer nos próximos dois a cinco meses.

20h21 - Portugal com "boa farmacovigilância" das vacinas

A diretora-geral da Saúde afirmou hoje que as autoridades nacionais efetuam uma "boa farmacovigilância" das vacinas contra a covid-19 e que, em Portugal, não foram reportados casos fatais relacionados com administração desses fármacos.

"Nós fazemos uma boa farmacovigilância destas vacinas. O que não aconteceu em Portugal, pelo menos até à data, foi uma situação fatal relacionada com estes eventos" já reportados, afirmou Graça Freitas.

A responsável da DGS falava numa conferência de imprensa conjunta com a Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed) e a `task-force´ que coordena o plano de vacinação, onde foi anunciado que as autoridades de saúde portuguesas recomendam a administração da vacina da AstraZeneca contra a covid-19 em pessoas acima dos 60 anos de idade.

Segundo o presidente do Infarmed, foram reportadas, até hoje, "apenas duas situações", uma relacionada com a vacina da AstraZeneca e outro com uma outra vacina, que não especificou.

"Sem entrar em detalhes, posso dizer que estas situações foram pouco diferentes daquelas que estão referenciadas", disse Rui Ivo.

Graça Freitas adiantou ainda que Portugal tem vacinas suficientes para que seja possível readaptar o plano de vacinação "sem perder a capacidade de vacinar" que está prevista.

Vários países já decidiram traçar limites e não administrar a vacina da AstraZeneca abaixo de certas idades por uma questão de segurança: 30 anos no Reino Unido, 55 anos em França, Bélgica e Canadá, 60 anos na Alemanha, Itália e nos Países Baixos ou 65 anos na Suécia e na Finlândia.

Já hoje, a Austrália e as Filipinas juntaram-se à lista de países que estão a suspender a administração da vacina contra a doença covid-19 da AstraZeneca à população mais jovem, devido a preocupações relativamente à formação de coágulos sanguíneos.

Na quarta-feira, a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) indicou uma "possível ligação" entre a vacina da farmacêutica AstraZeneca e "casos muito raros" de formação de coágulos sanguíneos, mas insistiu nos benefícios do fármaco face aos riscos de efeitos secundários, dada a gravidade da pandemia.

No mesmo dia, a Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou que essa ligação é "plausível, mas não confirmada", considerando que são necessários estudos especializados.

20h18 - Europa sem consenso sobre administração de vacina da AstraZeneca
20h12 - AstraZeneca sim, mas só acima dos 60 anos
19h45 - Feiras e mercados não alimentares reabrem sexta-feira em Matosinhos

As feiras e mercados municipais de venda de produtos não alimentares de Matosinhos reabrem sexta-feira no seu horário normal, indicou hoje à Lusa fonte desta autarquia do distrito do Porto.

Estes espaços de venda ao público terão de ter controlo de entradas, lotação definida e plano de contingência devidamente validado, referiu a fonte.

Além disso, as bancas deverão estar afastadas e as zonas de circulação de pessoas desimpedidas, vincou.

"Será proibida a colocação de artigos pendurados nas zonas de circulação de pessoas, mantendo-se a obrigatoriedade do uso de máscara e a higienização das mãos garantida em cada banca", sublinhou a fonte.

A reabertura de feiras e mercados não-alimentares é possível desde o dia 05 de abril, por decisão municipal. Estas atividades ficaram suspensas aquando do novo confinamento, que teve início em 15 de janeiro, sendo permitidas apenas nos casos de venda de produtos alimentares.

19h38 - Angola registou 98 novos casos de covid-19, dois óbitos e 12 recuperações da doença, nas últimas 24 horas.

19h21 - A Guiné-Bissau registou mais um caso por infeção pelo novo coronavírus, segundo dados hoje divulgados pelo Alto Comissariado para a Covid-19. Segundo os dados, na quarta-feira, foi registado mais um caso para um total acumulado de 3.664.

19h02 - Vacinação dos professores, prevista para este fim de semana, será adiada uma semana.

O processo de inoculação dos professores vai sofrer um atraso de uma semana, devido às restrições introduzidas na utilização da vacina da AstraZeneca, fez saber esta tarde o coordenador da 'task force' responsável pelo plano de vacinação contra a covid-19.

"Vamos adiar uma semana a vacinação dos docentes e não docentes, que serão vacinados não neste fim de semana, mas no outro, com as vacinas que forem apropriadas, seguindo a recomendação que acabou de ser emitida", disse o vice-almirante Henrique Gouveia e Melo, acrescentando: "Não vai haver nenhum impacto além disto. As vacinas são suficientes para continuarmos o nosso plano".

Em conferência de imprensa realizada na sede do Infarmed, em Lisboa, que contou também com a presença da diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, e do presidente da Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed), Rui Ivo, o coordenador da 'task force' salientou que o impacto da recomendação do uso da vacina em pessoas acima de 60 anos será "pequeno" no contexto do processo em curso no país.

"Temos uma população acima dos 60 anos superior a dois milhões de habitantes, portanto, a vacina da AstraZeneca, sendo útil na vacinação dessa população, o plano não vai sofrer grandes alterações e será útil para conseguir dar proteção a uma população mais idosa. Vai ser usada precisamente para isso", explicou, sem deixar de manifestar a expectativa de que "no fim de maio a maior parte da população com mais de 60 anos esteja praticamente toda vacinada com a primeira dose".

Já na terça-feira, o primeiro-ministro admitiu que, se fosse confirmado pela EMA a existência de um "berbicacho" com a vacina contra a covid-19 da AstraZeneca, haveria inevitáveis consequências na morosidade dos planos de vacinação da União Europeia.

"No quadro da União Europeia, consideramos que é fundamental que haja uma posição uniforme relativamente às recomendações e indicações fixadas pela EMA no que respeita a cada uma das vacinas. Se houver um berbicacho, então isso terá inevitáveis consequências no processo de vacinação", apontou o primeiro-ministro na altura.

19h01 - Portugal recomenda vacina da AstraZeneca para pessoas acima de 60 anos

As autoridades de saúde portuguesas recomendaram hoje a administração da vacina da AstraZeneca contra a covid-19 em pessoas acima dos 60 anos de idade, seguindo a decisão de mais de uma dezena de países, que introduziram também restrições etárias.

Em conferência de imprensa realizada no Infarmed, em Lisboa, que contou também com a presença do coordenador da `task force` do plano de vacinação, vice-almirante Henrique Gouveia e Melo, e do presidente da Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed), Rui Ivo, o anúncio da medida esteve a cargo da diretora-geral da Saúde, Graça Freitas.

"A Direção-Geral da Saúde recomenda, até estar disponível informação adicional, a administração da vacina da AstraZeneca a pessoas com mais de 60 anos. O plano de vacinação é ajustado para garantir que todas as pessoas são vacinadas com a vacina que protege", afirmou.

Vários países já decidiram, entretanto, traçar limites e não administrar a vacina da AstraZeneca abaixo de certas idades por uma questão de segurança: 30 anos no Reino Unido, 55 anos em França, Bélgica e Canadá, 60 anos na Alemanha, Itália e nos Países Baixos ou 65 anos na Suécia e na Finlândia.

Já hoje, a Austrália e as Filipinas juntaram-se à lista de países que estão a suspender a administração da vacina contra a doença covid-19 da AstraZeneca à população mais jovem, devido a preocupações relativamente à formação de coágulos sanguíneos.

Na quarta-feira, a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) indicou uma "possível ligação" entre a vacina da farmacêutica AstraZeneca e "casos muito raros" de formação de coágulos sanguíneos, mas insistiu nos benefícios do fármaco face aos riscos de efeitos secundários, dada a gravidade da pandemia.

No mesmo dia, a Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou que essa ligação é "plausível, mas não confirmada", considerando que são necessários estudos especializados.

19h51 -  PSP e GNR detiveram 55 pessoas e multaram quase 12 mil em 20 dias

A PSP e a GNR detiveram 55 pessoas por desobediência e registaram quase 12 mil contraordenações durante as ações de fiscalização realizadas entre 15 de março e 6 de abril no âmbito do estado de emergência.

Num comunicado hoje divulgado após a reunião da Estrutura de Monitorização do Estado de Emergência, o Ministério da Administração Interna (MAI) faz um balanço das ações de fiscalização realizadas pela Guarda Nacional Republicana e Polícia de Segurança Pública, entre 15 de março e 6 de abril, no âmbito das medidas de combate à pandemia de covid-19.

Segundo o Ministério tutelado por Eduardo Cabrita, que coordena a Estrutura de Monitorização do Estado de Emergência, a PSP e GNR detiveram, durante aquele período, 55 pessoas pelo crime de desobediência, 12 das quais por violação da obrigação de confinamento obrigatório.

As duas forças de segurança encerraram também, entre 15 de março e 6 de abril, 81 estabelecimentos por incumprimento das normas estabelecidas.

"Dando cumprimento às determinações do decreto que regulamenta o estado de emergência, a GNR e a PSP têm desenvolvido uma intensa atividade de sensibilização, vigilância e fiscalização junto da população", precisa a nota do MAI.

No total, a GNR e a PSP instauraram, naquele período, 11.787 autos de contraordenação, sendo a maioria por incumprimento do dever geral de recolhimento domiciliário (5.817) e por circulação entre concelhos (2.710).

As duas forças de segurança registaram também 1.521 autos por consumo de bebidas alcoólicas na rua e 529 por incumprimento do uso de máscara nas vias e espaços públicos.

19h38 - A Itália registou 487 mortos por covid-19 e 17.721 infeções nas últimas 24 horas, um número de contágios inferior aos registados na semana passada mas ainda elevado atendendo às restrições em vigor.

19h37 - A Espanha registou 9.901 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, elevando para 3.336.637 o total de infetados até agora no país, continuando os contágios a subir.

18h05 - Mais de 9.000 pessoas que chegaram às fronteiras portuguesas desde 1 de abril ficaram de quarentena por serem provenientes do Reino Unido, Brasil, África do Sul e países com 500 casos de covid-19 por 100 mil habitantes.

Num comunicado hoje divulgado após a reunião da Estrutura de Monitorização do Estado de Emergência, o Ministério da Administração Interna (MAI) faz um balanço do controlo feito nas fronteiras aéreas e terrestes portuguesas para conter a pandemia de covid-19.

Desde 1 de abril que as pessoas provenientes do Reino Unido, Brasil, África do Sul ou países com 500 casos de covid-19 por 100 mil habitantes, como França ou Itália, e que cheguem às fronteiras portuguesas são obrigadas a cumprir um período de isolamento profilático de 14 dias.

17h47 - O Governo da Madeira decidiu hoje prolongar até 19 de abril o recolher obrigatório e as medidas sanitárias de controlo da covid-19, em vigor desde janeiro, indicou o executivo.

A medida foi anunciada após a reunião do Conselho do Governo, de coligação PSD/CDS-PP, que decorreu na Quinta Vigia, sede da presidência do executivo, no Funchal, quando a região regista 342 casos ativos de infeção pelo novo coronavírus.

Assim, continua em vigor até às 23h59 do dia 19 de abril o recolher obrigatório entre as 19h00 e as 5h00 do dia seguinte, durante a semana, e entre as 18h00 e as 5h00, ao fim de semana e feriados.

No arquipélago, as atividades comerciais, industriais e de serviços, tal como a restauração, encerram durante a semana às 18h00 e aos fins de semana às 17h00, sendo que o horário de entrega de refeições ao domicílio decorre até às 22h00, todos os dias da semana.

17h45 - O Festival Islâmico de Mértola, no distrito de Beja, que estava previsto decorrer este ano, foi adiado para maio de 2022, devido à pandemia de covid-19, anunciou a câmara municipal.

Segundo o município, esta decisão deve-se à "situação epidemiológica instável" que se vive atualmente e à "impossibilidade de realizar com segurança aquele que é, reconhecidamente, o maior evento cultural de Mértola".

O festival vai voltar à vila alentejana com a sua herança islâmica em maio do próximo ano e, mantendo o seu caráter bienal, passa "a realizar-se futuramente em anos pares", acrescentou a autarquia.

17h42 - Governo altera condição de recursos para acesso ao novo apoio social

O Conselho de Ministros aprovou hoje alterações ao Apoio Extraordinário ao Rendimento dos Trabalhadores (AERT) que alargam a medida a um maior número de beneficiários, com mudanças na condição de recursos, anunciou a ministra Ana Mendes Godinho.

O anúncio foi feito pela ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, na conferência de imprensa após a reunião do Conselho de Ministros.

De acordo com a governante, a condição de recursos (conjunto de condições que o agregado familiar deve reunir para poder ter acesso ao apoio) deixa de considerar património imobiliário até ao valor de 450 Indexantes de Apoios Sociais, ou seja, até 197.464,5 euros, excluindo habitação própria.

Esta medida permitirá "um alargamento para que mais pessoas possam aceder ao apoio", realçou a ministra do Trabalho.

Além disso, o AERT passará a considerar as quebras de faturação do primeiro trimestre do ano, passando assim a ter em conta os efeitos do confinamento decretado em janeiro devido à pandemia de covid-19, tal como a ministra tinha anunciado na terça-feira no parlamento.

"Deixam de haver requisitos cumulativos de queda (de faturação) e passa a verificar-se só de acordo com a quebra de rendimento que aconteceu no último trimestre", disse Ana Mendes Godinho.

Com as alterações, o apoio passa também a incluir os trabalhadores independentes sem atividade aberta.

A ministra apelou "a todas as pessoas que apresentaram o pedido" ao AERT para que preencham a declaração de rendimentos relativa ao primeiro trimestre para que a Segurança Social já tenha em consideração o novo cálculo.

17h23 - O Reino Unido registou 53 mortes e 3.030 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, divulgou o Governo britânico, confirmando uma queda nas taxas de prevalência do vírus em Inglaterra.

17h21 - Escolas da ilha de São Miguel mantêm-se em ensino à distância

As escolas da ilha de São Miguel vão manter-se em ensino à distância e as creches e ateliês de tempos livres vão continuar encerrados na próxima semana, devido à pandemia de covid-19, adiantou o Governo Regional dos Açores.

"Excecionalmente mantém-se o ensino à distância para todos os estabelecimentos de São Miguel. Esta medida não decorre diretamente dos níveis de risco associados a cada concelho, porque temos apenas dois concelhos em alto risco, mas considerando um conjunto de circunstâncias foi entendido como adequado à contenção da pandemia e à salvaguarda da saúde pública que fossem estendidas a toda a ilha de São Miguel as medidas de ensino à distância para todos os níveis de ensino", afirmou o secretário regional da Saúde e Desporto, Clélio Meneses.

O governante falava, em Angra do Heroísmo, na conferência de imprensa de atualização das medidas de contenção da pandemia de covid-19, que vigoram a partir das 00:00 de sábado.

Segundo Clélio Meneses, esta medida resulta do facto de a pandemia estar neste momento "disseminada por toda a ilha" de São Miguel.

"São 33 freguesias com casos. São Miguel, se fizermos uma avaliação de risco por ilha, está no limiar do alto risco", frisou.

O governante justificou ainda a adoção do ensino à distância com a "natureza da nova estirpe inglesa, pelo seu grau de transmissibilidade e pela forma como afeta as faixas etárias mais jovens".

17h05 - DGS e Infarmed fazem ainda hoje comunicação sobre vacina da AstraZeneca

A ministra da Presidência anunciou que a Direção-Geral da Saúde (DGS) e a Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed) farão ainda hoje uma comunicação sobre a utilização da vacina anticoronavirus da AstraZeneca em Portugal.

"As decisões técnicas cabem aos serviços da DGS e Infarmed. Cabe-nos aguardar e reagiremos, se necessário", defendeu Mariana Vieira da Silva após reunião do Conselho de Ministros, sem adiantar uma hora para a comunicação das autoridades de saúde.

A vacina da farmacêutica AstraZeneca tem estado envolta em polémica e tanto a Agência Europeia do Medicamento (EMA) como a Organização Mundial de Saúde (OMS) concluíram esta semana existir ligações entre a toma do produto e o aparecimento de coágulos sanguíneos.

16h43 - AstraZeneca. Ministra Vieira da Silva remete eventuais restrições à decisão de DGS e Infarmed
16h27 - A ministra Mariana Vieira da Silva declarou, após o Conselho de Ministros desta quinta-feira, que uma eventual restrição da toma da vacina AstraZeneca a determinados grupos etários é uma decisão que caberá aos serviços técnicos competentes e não ao Governo.

16h18 - BE quer produção de vacinas em massa
15h54 - MAI admite encerrar esplanadas em caso de incumprimento das regras

O Ministério da Administração Interna (MAI) defendeu um reforço da fiscalização às esplanadas pelas forças de segurança, admitindo que estes espaços possam ser encerrados e os infratores responsabilizados em caso de incumprimento das regras em vigor.

O reforço da fiscalização nas esplanadas, que reabriram na segunda-feira no âmbito da segunda fase do desconfinamento, foi um dos assuntos da reunião da Estrutura de Monitorização do Estado de Emergência, que decorreu na quarta-feira, sob a coordenação do ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita,

Entre os vários temas abordados na reunião, que serviu para fazer um balanço da implementação das medidas em vigor no âmbito do combate à pandemia de covid-19, o MAI destaca a atenção dada "ao reforço da fiscalização das esplanadas por parte das forças e serviços de segurança".

As entidades que fazem parte da Estrutura de Monitorização do Estado de Emergência admitem que "o incumprimento das medidas de contenção da pandemia justifique o fecho antecipado desses espaços e a correspondente responsabilização dos infratores".

Os empresários dos estabelecimentos da restauração já se manifestaram preocupados com o incumprimento por parte de muitos clientes do uso da máscara nas esplanadas.

Outra das regras impostas para o funcionamento destes espaços tem a ver com a lotação.

15h36 - Os Açores registaram 29 novos casos de covid-19, todos na ilha de São Miguel, nas últimas 24 horas, e 11 recuperações da doença. Segundo o boletim da Autoridade de Saúde Regional, 27 dos novos casos são "em contexto de transmissão comunitária" e dois "referentes a viajantes, residentes, com análise positiva ao sexto dia".

15h23 - África registou mais 254 mortes associadas à covid-19 nas últimas 24 horas, para um total de 114.598 desde o início da pandemia, e 10.358 novos casos de infeção, segundo os dados oficiais mais recentes no continente.

15h21 - Agência reguladora aprova testes de nova vacina no Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) do Brasil aprovou hoje a realização de testes de uma vacina contra a covid-19 desenvolvida pela empresa canadiana Medicago R&D e a britânica GlaxoSmithKline (GSK) no país.

"A vacina candidata usa tecnologia de partícula semelhante ao coronavírus (CoVLP). É composta da proteína S expressa em forma de partículas parecidas com vírus (VLPs), administradas com um adjuvante (ingrediente que aumenta eficácia de medicamentos), em duas doses com intervalo de 21 dias entre as doses", explicou, num comunicado, a agência governamental responsável pela aprovação de medicamentos no maior país da América do Sul.

A agência reguladora salientou que o ensaio clínico é composto por três estágios e o Brasil participará no terceiro, que corresponde à fase 2/3 do estudo em que se determinará a segurança e a eficácia deste medicamento contra a covid-19.

Na fase 3 dos testes a Medicago R&D e a GlaxoSmithKline planeiam incluir até 30 mil voluntários distribuídos entre o Canadá, Estados Unidos, América Latina, Reino Unido e Europa.

No Brasil, planeia-se incluir 3.500 voluntários na porção 3 do estudo de fase 2/3.

A fase 1 e 2 do estudo deste imunizante contra o coronavírus já está a decorrer no Canadá e Estados Unidos.

15h07 - Abertas candidaturas ao apoio extraordinário de abril para trabalhadores da Cultura

As candidaturas ao apoio social extraordinário aos trabalhadores da Cultura referentes ao mês de abril, que abriram hoje, decorrem até ao dia 21, de acordo com a portaria que estabelece as alterações à atribuição deste apoio, recentemente anunciadas.

A portaria, publicada na quarta-feira em Diário da República, estabelece que os requerimentos ao apoio social extraordinário aos artistas, autores, técnicos e outros profissionais da Cultura, anunciado em janeiro como único mas entretanto estendido para três meses, "devem ser apresentados, respetivamente quanto aos meses de março, abril e maio, nas seguintes datas: a) Entre os dias 18 de fevereiro e 18 de março de 2021; b) Entre os dias 8 e 21 de abril de 2021; c) Entre os dias 3 e 14 de maio de 2021".

O formulário referente a abril está disponível, desde hoje, em: https://apoios.culturaportugal.gov.pt/formf. E "os apoios são atribuídos por ordem de apresentação" das candidaturas.

14h43 - Sindicato diz que menos de metade dos guardas prisionais recebeu duas doses da vacina

O Sindicato do Corpo da Guarda Prisional afirmou hoje que “só 45%” dos guardas prisionais receberam as duas doses da vacina contra a covid-19, e que cerca de 350 destes profissionais aguardam ainda pela primeira vacina.

“O Sindicato Nacional do Corpo da Guarda Prisional (SNCGP) apurou que a esta altura ainda só 45% do Corpo dos Guardas [de Portugal continental] foi vacinado com a primeira e com a segunda dose da vacina contra a covid-19. E que há 10%, cerca de 350 Guardas, que ainda não receberam nenhuma dose”, refere este sindicato, em comunicado enviado à agência Lusa.

Em 30 de março, a ministra da Justiça, Francisca van Dunem, anunciou que todos os guardas prisionais do continente já tinham sido vacinados contra a covid-19, num total de 8.800 vacinas aplicadas nos serviços prisionais.

14h28 - Portugal com mais 602 casos e nove mortos

O boletim epidemiológico de hoje confirma 602 novos casos de Covid-19, mais nove óbitos mortos.

Desde o início da pandemia, Portugal contabiliza agora 825.633 casos confirmados, e 16.899 óbitos

Estão internadas mais sete pessoas em enfermarias e mais seis em unidades de cuidados intensivos.

Estão agora internadas 495 pessoas, das quais 122 em UCI. 

A região de Lisboa e Vale do Tejo continua a registar o maior aumento diário de casos (229), segue-se a região Norte (189), Centro (64), Algarve (55), Alentejo (16).

Nas regiões autónomas, a Madeira registou mais 31 novos casos e os Açores 18.

Dos nove óbitos, seis foram registados na região Norte e os outros três na região de Lisboa e Vale do Tejo. 

Recuperaram da doença mais 601 pessoas, o que eleva o total de recuperados para 782.895.

As autoridades de saúde têm 16.182 pessoas em vigilância, mais 395 do que ontem.

Estão ativos 25.839 casos, menos oito do que na véspera.

O índice de transmissibilidade R(t) está a nível nacional no 1,01 e no continente em 1,02.

14h23 - Austrália e Filipinas suspendem AstraZeneca na população mais jovem

14h21 - Casos de Covid-19 continuam a subir nas escolas


14h13 - Pandemia agudizou discriminação da minoria cigana na Bulgária

A pandemia de covid-19 e as restrições sociais e comerciais impostas para combatê-la agravaram a discriminação contra a minoria cigana na Bulgária, cerca de 10% da população do país balcânico, denuncia um relatório da Amnistia Internacional (AI).

No primeiro confinamento em março e abril de 2020, a Bulgária impôs uma quarentena generalizada a diversas comunidades ciganas e restringiu a liberdade de circulação da sua população, recorda o documento emitido esta semana, pouco antes do Dia Internacional do Povo Cigano que se celebra hoje.

14h10 - Governo francês procura acelerar a vacinação em grandes espaços


14h05 - Professores na Madeira dizem que vacina trouxe “confiança” no regresso às aulas

Os níveis de confiança dos professores na Madeira aumentaram com a vacinação, apesar do receio de uma possível nova vaga, disse hoje à agência Lusa o coordenador do Sindicato de Professores da região (SPM), Francisco Oliveira.

Cerca de sete mil alunos do secundário regressaram hoje às aulas presenciais, depois de terem estado com aulas à distância desde 11 de janeiro devido ao número crescente de casos positivos para o novo coronavírus.

13h59 - Identificada uma nova variante do coronavírus no Brasil


13h50 - Instituto de Investigação e Inovação em Saúde está a retomar os estudos serológicos


13h44 - Câmara de Évora volta a adiar Feira de São João

A Feira de São João, em Évora, que estava prevista decorrer na segunda quinzena de junho, foi cancelada, pelo segundo ano consecutivo, devido à pandemia da covid-19, revelou hoje o presidente da câmara municipal.

“Não vemos condições sanitárias para a realização de um evento como este, aberto a milhares de pessoas”, afirmou o presidente do Município de Évora, Carlos Pinto de Sá, em declarações à agência Lusa.

13h36 - Portugal é dos países com menos notificações de reações adversas

13h28 - Personalidades lançam apelo para que se intensifique a vacinação contra a Covid-19

13h21 - Ilha açoriana de São Miguel com 29 novos casos

Os Açores 29 novos casos de covid-19, todos na ilha de São Miguel, nas últimas 24 horas e 11 recuperações da doença, segundo o boletim de hoje da Autoridade de Saúde Regional.

Segundo aquela entidade, 27 dos novos casos são "em contexto de transmissão comunitária" e dois "referentes a viajantes, residentes, com análise positiva ao sexto dia".

13h20 - Países da UE sem posição comum sobre a utilização da vacina da AstraZeneca

13h19 - Espanha suspendeu administração da vacina da Astrazeneca a menores de 60 anos

13h13 - Portugueses são os mais confiantes nas vacinas contra a COVID-19

13h09 - Suécia com mais 7.822 casos esta quinta-feira

12h45 - Linha da Frente. "Nascer em pandemia"

12h34 - Madeira prevê aumento de casos com retoma de aulas presenciais

O presidente do Governo da Madeira perspetivou hoje um aumento dos casos de covid-19 com a retoma das aulas presenciais no ensino secundário e no 3.º ciclo na região, uma situação que será avaliada "ao fim de 14 dias".

12h13 - Pandemia já matou pelo menos 2,89 milhões de pessoas no mundo

A pandemia do novo coronavírus matou até hoje pelo menos 2.890.054 pessoas no mundo desde o final de dezembro de 2019, segundo um levantamento realizado diariamente pela agência de notícias AFP a partir de fontes oficiais.

11h53 - Escolas registaram 47 surtos em duas semanas

11h31 - Papa diz ao FMI que as vacinas devem chegar a todos num processo justamente financiado de "solidariedade de vacinas"

11h20 - Irão com recorde de novos casos em 24 horas, com mais de 22 mil infeções

11h14 - Regulador alemão mantém indicação de limitação de vacinação com a AstraZeneca a pessoas com mais de 60 anos

11h10 - Ex-presidente do Infarmed defende vacina da AstraZeneca 

11h09 - Covid-19: 26% das empresas sofrem "incumprimentos significativos" em 2020

Quase 30% das empresas portuguesas sofreram "incumprimentos significativos" em 2020, apesar das injeções de liquidez e dos estímulos fiscais para atenuar os efeitos económicos da covid-19, segundo um estudo hoje divulgado.

Segundo os dados do "Estudo de Gestão do Risco de Crédito em Portugal", promovido pela Crédito y Caución e pela Iberinform, as medidas adotadas nos primeiros meses do Estado de Emergência obrigaram 74% das empresas a reduzir a sua atividade produtiva e comercial.

11h03 - FPF disponibiliza mais de 1,4 ME de auxílio a associações e clubes

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) disponibilizou mais de 1,4 milhões de euros, no quadro dos apoios promovidos para mitigar os efeitos provocados pela pandemia de covid-19, anunciou hoje o organismo.

Esta verba é destinada às associações distritais e regionais e será distribuída pelos clubes que se candidataram ao Fundo de Apoio às Associações e Clubes Face à Covid-19, lançado pela FPF em fevereiro.

10h44 - Austrália recomenda que pessoas com menos de 50 anos recebam a vacina da Pfizer...mas podem receber a da AstraZeneca. Decisão é de cada indivíduo, diz primeiro-ministro australiano.

10h43 - Torneio de Roland Garros adiado uma semana para permitir mais público

O torneio de Roland Garros vai ser adiado por uma semana, decorrendo entre 30 de maio a 13 de junho, para permitir a presença do maior número possível de espetadores, anunciou hoje a Federação Francesa de Ténis (FFT).

10h15 - Hungria espera ter mais de 4 milhões de pessoas vacinadas até ao final do mês

09h45 - Timor-Leste registou 98 novos casos nos últimos dois dias

As autoridades timorenses registaram nos últimos dois dias 98 novas infeções com o SARS-CoV-2, das quais 31 fora de Díli, com casos ativos agora em vários pontos do país.

09h35 - Polónia regista número recorde de vítimas mortais - 954

09h21 - Rússia com mais 8.294 casos e 374 vítimas mortais

09h20 - Quem são os donos da AstraZeneca? Saiba aqui

08h45 - Grutas de Mira de Aire reabriram ao público após "pior ano de sempre"

As Grutas de Mira de Aire, uma das "7 Maravilhas Naturais de Portugal", reabriram ao público na terça-feira, após o "pior ano de sempre" na sequência da pandemia de covid-19, disse à agência Lusa o administrador.

08h34 - AstraZeneca. Agência Europeia do Medicamento admite ligação entre vacina e casos de coagulação

O virologista Paulo Paixão, foi convidado do Bom Dia Portugal, e ajudou a esclarecer o que os números realmente indicam.

08h33 - Vários países europeus mudaram estratégia de vacinação com AstraZeneca

08h32 - Dezenas de personalidades assinam manifesto a favor das vacinas contra a covid-19

7h44 - Índia com numero recorde de novos casos

Foram mais 126.789 registados esta quinta-feira. Morreram 686 pessoas.

No total, o país já registou quase 13 milhões de casos de covid-19, o terceiro país mais afetado depois dos EUA e do Brasil.

7h39 - Reforço dos apoios sociais entra hoje em vigor e é pago em maio

As alterações aos apoios sociais aprovados pelo parlamento e que o Governo vai enviar para o Tribunal Constitucional entram hoje em vigor e irão refletir-se no pagamento de maio para os trabalhadores independentes e sócios-gerentes.

Segundo fonte oficial do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, as mudanças no apoio à redução da atividade económica "terão impacto no mês de referência de abril, que é pago em maio".

Além deste apoio, entram também em vigor hoje outros dois diplomas, um que reforça o apoio à família devido ao encerramento das escolas e outro que alarga o âmbito das medidas excecionais de gestão de saúde.

Os três diplomas foram aprovados por apreciação parlamentar no início de março e o Governo já anunciou entretanto que vai pedir a fiscalização sucessiva ao Tribunal Constitucional por considerar que violam a 'lei-travão', ao aumentarem a despesa não orçamentada.

7h31 - Regresso a aulas presenciais na Madeira

Cerca de sete mil alunos do ensino secundário da Madeira regressam esta quinta-feira às escolas depois de terem estado com aulas à distância desde 11 de janeiro, na segunda-feira é a vez de 8700 estudantes do terceiro ciclo.

O Governo Regional da Madeira decidiu em 11 de janeiro suspender as aulas presenciais no arquipélago para o ensino secundário e 3.º ciclo face ao aumento de casos da Covid-19.

As aulas presenciais foram apenas mantidas para todos os restantes níveis de ensino - creches, jardins de infância, pré-escolar, 1.º ciclo, 2.º ciclo, ensino profissional e especial.

As escolas dos outros graus de ensino mantiveram assim as portas abertas, com a obrigatoriedade de cumprimento de medidas preventivas, tendo os encerramentos totais de escolas devido a casos de covid-19 sido pontuais exceções.

A decisão de retomar as aulas presenciais hoje para o ensino do secundário acontece depois de ter sido implementada a vacinação de "todo o 'staff' educativo na região".

7h16 - Polémica com vacinas no Brasil

O Instituto brasileiro Butantan informou na quarta-feira que cumprirá a entrega de 46 milhões de doses da vacina da Coronavac ao Ministério da Saúde, negando ter paralisado a produção local do imunizante.

A instituição vinculada ao Estado de São Paulo, que produz no Brasil a vacina do laboratório chinês Sinovac, indicou que o cronograma de entregas do imunizante ao Governo Federal será cumprido.

O comunicado foi emitido depois de alguns jornais brasileiros terem noticiado que a produção da Coronavac estava paralisada devido à falta de matéria-prima proveniente da China.

7h02 - Um apelo público

Dezenas de personalidades da sociedade portuguesa fazem esta quinta-feira um apelo público para que as vacinas contra a Covid-19 sejam consideradas um bem de interesse comum. E para que a Europa não submeta este processo às leis de mercado.

No manifesto que conta com o antigo presidente do Infarmed, José Aranda da Silva, como principal impulsionador e subscritores tão diversos como as ex-candidatas à Presidência da República Ana Gomes e Marisa Matias, o antigo diretor-geral da Saúde, Constantino Sakellarides, ou o bispo Januário Torgal Ferreira -, alerta-se para a necessidade urgente de aumentar a velocidade do processo de vacinação a nível europeu.

"É incompreensível a falta de vacinas hoje observadas em Portugal e na Europa, que colocaram os cidadãos europeus em situação de subalternidade em relação aos produtores de vacinas. Os argumentos avançados pela Comissão Europeia relativamente à natureza dos contratos, à capacidade de produção existente e aos preços acordados não são aceitáveis", refere o apelo.

6h34 - Ponto de situação

Portugal é o país da Europa com menos casos de reações adversas à vacina da AstraZeneca.

Foram reportadas ao Infarmed 535 reações em 481 mil vacinas administradas. Os dados foram comunicados à plataforma europeia de vigilância de reações adversas.

O país vai continuar a receber vacinas da AstraZeneca.
Até agora foram administradas 481 mil doses. No primeiro trimestre, Portugal recebeu mais de 700 mil doses. Neste segundo trimestre, a previsão é a de que sejam entregues mais um milhão e 600 mil.

No verão, devem chegar a Portugal mais de 4,5 milhões de doses da vacina.
EMA tomou posição
A Agência Europeia de Medicamentos confirmou ontem que há uma possível ligação entre a vacina da AstraZeneca e casos raros de trombose venosa.

O comité de analise de risco diz que até 4 de abril foram reportados 169 casos de trombose venosa cerebral e 53 de trombose venosa adbominal.
Houve 18 mortes em 34 milhões de pessoas vacinadas com a vacina da AstraZeneca.

O regulador europeu recomenda que a formação de coágulos passe a ser mencionada nos efeitos secundários.
Reações
As reacções face à decisão do regulador europeu não se fizeram esperar.

A Itália decidiu recomendar a vacina britânica e sueca a quem tenha mais de 60 anos. Para quem já tenha tomado a primeira dose, não haverá alterações.

A Alemanha não tomou posição, depois de recomendar, abaixo dos 60 anos, uma vacina alternativa em caso de segunda dose.

Já o chefe do Governo britânico afirmou que não vê motivos para alterar o plano de vacinação.

Os Países Baixos deverão anunciar esta quinta-feira uma posição.
O quadro em Portugal
Em 24 horas, morreram mais três pessoas, para um total de 16.890 óbitos desde o início da pandemia.

O último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde, conhecido ao início da tarde de quarta-feira, reportou 883 novos casos de infeção.

Estavam ontem internadas menos 16 pessoas, para um total de 488. Nos cuidados intensivos estavam mais três pessoas, para um total de 116.

A nível nacional, o Rt (índice de transmissibilidade) é agora de 1,01, com 64,3 casos de infeção por cada 100 mil habitantes.
O quadro internacional
A pandemia da Covid-19 provocou pelo menos 2.874.984 mortes, resultantes de mais de 132,3 milhões de casos de infeção, de acordo com o balanço em permanente atualização por parte da agência France Presse.

O Brasil aproxima-se das cinco mil mortes diárias associadas à Covid-19.
A situação é de total descontrolo. Em 24 horas foi batido novo recorde: mais de 4000 vítimas mortais. Perante esta tragédia, o Presidente Jair Bolsonaro insiste em contrariar as medidas de confinamento.