Reportagem
|

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

Pedro Nunes - Reuters

Acompanhamos aqui todos os desenvolvimentos sobre a propagação do SARS-CoV-2 à escala internacional.

Mais atualizações



23h27 - A Guiné-Bissau registou mais uma vítima mortal e dois casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo dados hoje divulgados pelo Alto Comissariado para a Covid-19.

23h20 - O Brasil somou 2.216 mortes e 85.149 casos de covid-19 nas últimas 24 horas, elevando o total para 484.235 óbitos e 17.296.118 infeções no país.

22h55 - EUA. Parte do pessoal de saúde não quer ser vacinado

Os Estados Unidos reabriram grande parte das atividades económicas. A campanha de vacinação contra a covid-19 vai avançada, mas persistem alguns problemas.


22h40 - Vacinas. Oxfam desvaloriza promessa dos países mais ricos do mundo

Os sete países mais ricos do Mundo admitem doar milhões de vacinas aos países mais pobres. O G7 está a ponderar oferecer mais de mil milhões de vacinas anti-covid-19, mas a Oxfam considera a remessa "insuficiente".


22h25 - Algarve com desconfinamento a duas velocidades

No Algarve há dois concelhos em alerta. O número de casos aumentou em Albufeira e em Loulé.


22h04 - Festas de aniversário e casamento são a origem da maioria dos surtos

Continua a aumentar o número de novas infeções por covid 19 na região de Lisboa e Vale do Tejo. As festas em família são um dos principais focos de contágio. Os internamentos de doentes covid começam também a registar um ligeiro aumento.


21h28 - Internamentos em UCI com "tendência crescente"

O relatório da DGS e do INSA alerta ainda para uma "tendência crescente" do número de internados em Unidades de Cuidados Intensivos (UCI), apesar de estar ainda longe do valor crítico definido. A 9 de junho estavam internados em UCI 72 doentes, o que corresponde a 29 por cento "do limiar definido como crítico de 245 camas ocupadas".

A região de Lisboa e Vale do Tejo representa 47 por cento do total de doentes internados em UCI (34 doentes). O grupo etário dos 50 aos 59 anos é aquele que apresenta um maior número de doentes infetados com Covid-19 internados nos cuidados intensivos.

"Dado o intervalo de tempo esperado entre o aumento do número de infeções e o número de internamentos em UCI, a tendência crescente deste indicador impõe cautela na vigilância do aumento da incidência, em especial na população sem esquema vacinal completo", concluiu o documento do INSA e da DGS.

21h19 - Confirmada transmissão comunitária da variante Delta, "mais evidente na região LVT"

Segundo a DGS e o INSA, foram já confirmados em Portugal 92 casos da variante agora apelidada de Delta, identificada pela primeira vez na Índia. O relatório confirma a transmissão comunitária desta variante, sendo "mais evidente na região de Lisboa e Vale do Tejo (LVT)".

"A ausência de ligação epidemiológica para uma proporção importante dos casos, principalmente para os casos residentes na região de LVT, permite inferir a existência de circulação comunitária desta variante, com maior evidência nesta região", explica o documento.

O Reino Unido confirmou esta sexta-feira que esta variante é 60 por cento mais transmissível.

A variante Alpha, identificada pela primeira vez no Reino Unido, continua a ser a estirpe dominante em Portugal. "Com base na sequenciação genómica de amostras recolhidas em maio a prevalência estimada da variante Alpha (B.1.1.7 ou associada ao Reino Unido) foi de 88,4%", lê-se no relatório.

Foram ainda identificados 111 casos da variante Beta, associada à África do Sul, e 142 casos da Gama, associada a Manaus no Brasil.

20h55 - Portugal pode atingir incidência de 120 casos por 100 mil habitantes dentro de 15 a 30 dias

O relatório da Direção-Geral da Saúde e do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) da monitorização das linhas vermelhas revela que o número de novos casos de Covid-19 por 100 mil habitantes, acumulado nos últimos 14 dias, foi de 83 casos, com tendência crescente a nível nacional.

O relatório alerta que, mantendo-se esta taxa de crescimento, Portugal poderá atingir uma das linhas vermelhas apontadas pelo Governo – incidência acumulada a 14 dias de 120 casos por 100 000 habitantes – entre 15 a 30 dias. Este limite já foi ultrapassado em 22 concelhos, incluindo Lisboa.

De acordo com o boletim da DGS divulgado esta sexta-feira, a incidência a nível nacional é agora de 79,3 casos de covid-19 por 100 mil habitantes e no continente é de 73,6.

O relatório revela ainda que é no grupo etário dos 20 aos 29 anos que se regista uma maior incidência (145 casos por 100 mil habitantes). "Embora com menor risco individual de evolução desfavorável da doença, os indivíduos deste grupo podem contribuir para a transmissão à população mais vulnerável e ainda não vacinada", alerta o relatório.

Relativamente ao índice de transmissibilidade, ou R(t), este apresenta valores superiores a 1 em todas as regiões de saúde a nível nacional, exceto na região Norte. O relatório explica que esta tendência crescente é mais acentuada na região de Lisboa e Vale do Tejo, que apresenta um R(t) de 1,12.

19h40 - Média diária de novos casos em França abaixo dos 5000 pela primeira vez desde agosto

França reportou 3871 novos casos de Covid-19 esta sexta-feira, o segundo dia consecutivo em que a contagem de novas infeções ficou abaixo dos cinco mil. Esta é a primeira vez desde agosto de 2020 que a média de novos casos a sete dias ficou abaixo dos cinco mil.

O Ministério da Saúde francês reportou ainda 69 mortes esta sexta-feira.

19h22 - Madeira com sete novos casos e mais 11 recuperados

As autoridades da Madeira diagnosticaram sete novos casos de covid-19 e mais 11 doentes recuperados nas últimas 24 horas, registando 74 situações ativas, anunciou hoje a Direção Regional da Saúde (DRS) do arquipélago.

19h00 - Presidente da República promulga obrigatoriedade de máscaras em espaços públicos

O Presidente da República promulgou hoje o diploma que renova a obrigatoriedade do uso de máscara em espaços públicos, destacando a “permanência de um consenso alargado” na matéria, “muito importante” para o processo de desconfinamento “que se quer irreversível”.

“Sublinhando a permanência de um consenso alargado quanto ao uso de máscara em espaços públicos, o que pode ser muito importante para o processo, em curso, de gradual desconfinamento, que se quer irreversível, o Presidente da República promulgou o diploma da Assembleia da República que renova a imposição transitória da obrigatoriedade do uso de máscara nesses espaços públicos, prorrogando por 90 dias a vigência da Lei n.º 62-A/2020, de 27 de outubro”, lê-se na nota da Presidência.

18h33 - Itália soma mais 1.901 casos e atinge 25% da população imunizada

Itália registou 1.901 novos casos de covid-19 e 69 mortes nas últimas 24 horas, anunciou hoje o Ministério da Saúde italiano, que salientou também que a campanha de vacinação já permitiu imunizar 25,28% da população.

Desde o início da pandemia, em fevereiro de 2020, Itália acumulou até hoje 4.241.760 infeções e 126.924 mortes.

Em relação às vacinas, Itália atingiu os 25,28% da população maior de 12 anos imunizada com as duas doses - 13.713.224 das 40.719.560 doses já administradas.

Esta sexta-feira, o Governo italiano anunciou a suspensão da administração da vacina da AstraZeneca a menores de 60 anos depois de um adolescente ter morrido após uma rara coagulação no sangue, alegadamente associada à administração desta vacina.

17h44 - Espanha regista 4.142 novos casos e 36 mortes nas últimas 24 horas

A Espanha registou 4.142 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, elevando para 3.733.600 o total de infetados até agora, segundo o Ministério da Saúde espanhol.

Os serviços sanitários também notificaram mais 36 mortes atribuídas à pandemia desde quinta-feira, passando o total de óbitos para 80.501.

17h19 - Reino Unido confirma que variante Delta é 60% mais transmissível

O Reino Unido registou 17 mortes e 8.125 casos de covid-19 nas últimas 24 horas, de acordo com os dados oficiais mais recentes, que hoje também confirmaram que a variante Delta é 60% mais transmissível.

Um estudo publicado hoje pela direção geral de Saúde de Inglaterra (Public Health England, PHE) indica que a estimativa é superior à anterior, referida pelo ministro da Saúde, Matt Hancock, no início da semana, de ser 40% mais contagiosa em comparação com a variante Alpha, ela própria mais transmissível do que as variantes iniciais do novo coronavírus.

De acordo com a PHE, foram identificados 42.323 casos desta variante identificada primeiro na Índia, contra 29.892 há uma semana atrás, representando mais de 90% do total de infeções no país.

No entanto, o organismo considera "encorajador" observar que a progressão da variante não é acompanhada por um aumento das hospitalizações nas mesmas proporções.

Menos de mil pacientes com o novo coronavírus estão atualmente em hospitais britânicos e, das 42 mortes com infetados por esta variante, 23 não estavam vacinados.

A subida do índice de transmissibilidade (Rt) entre 1,2 e 1,4 em Inglaterra reflete o impacto da variante Delta no país, que vinha a registar um declínio no número de casos desde janeiro.

Estes diferentes fatores vão fundamentar a decisão do primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, na próxima semana de avançar ou não para a quarta etapa do plano de desconfinamento a 21 de junho, quando deveriam ser levantadas todas as restrições em Inglaterra.

17h07 - Regulador europeu solicita informações sobre infeções cardíacas em pessoas vacinadas

A Agência Europeia do Medicamento (EMA) exortou hoje as farmacêuticas e os profissionais de saúde a relatarem casos de miocardite ou pericardite em pessoas que receberam as vacinas contra a covid-19 aprovadas na União Europeia.

O regulador europeu adiantou, em comunicado, que estas notificações vão permitir completar a avaliação contínua que o Comité de Avaliação do Risco em Farmacovigilância (PRAC) está a realizar sobre a eventual relação entre as vacinas e os casos de inflamações cardíacas.

"O PRAC continua a sua avaliação de notificações de miocardite (inflamação do músculo cardíaco) e pericardite (inflamação da membrana ao redor do coração) num pequeno número de pessoas após a vacinação" contra a covid-19, avançou a EMA.

O plano de vacinação português, que se iniciou a 27 de dezembro de 2020, conta atualmente com as quatro vacinas contra o vírus SARS-CoV-2 aprovadas pela EMA para a União Europeia, produzidas pela Pfizer/BioNTech, pela Moderna, pela AstraZeneca, todas de duas doses, e pela Janssen, de toma única.

Segundo a agência com sede em Amesterdão, a avaliação dos especialistas da EMA iniciou-se em abril, na sequência de casos de miocardite registados em Israel em pessoas que receberam a vacina Comirnaty, da farmacêutica Pfizer.

"A maioria desses casos foi leve e resolvida em poucos dias. Afetaram principalmente homens com menos de 30 anos, com os sintomas que começaram alguns dias após a vacinação com a segunda dose", avançou o regulador.

No final de maio, tinham sido notificados no Espaço Económico Europeu (EEE), que inclui os 27 países da União Europeia e a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega, 122 casos de miocardite em pessoas a quem foi administrada a vacina Comirnaty, 16 da Moderna e 38 Vaxzevria (AstraZeneca).

Em relação aos casos de pericardite, a EMA adiantou que, no mesmo período, registaram-se 126 notificações para a vacina Comirnaty, 18 para a Moderna, 47 para a Vaxzevria (novo nome dado à vacina AstraZeneca) e um para a Janssen.

16h56 - PSD Faro contesta critério de avaliação de testes aos turistas na região

Os deputados do PSD eleitos pelo círculo de Faro criticam o critério utilizado para a contabilização dos turistas com teste positivo à Covid-19.
Cristovão Norte, ouvido pela Antena1, alerta para um empolamento de casos.

Os deputados vão entregar um requerimento a pedir esclarecimentos ao governo, e pedem a alteração dos critérios.

16h42 - Hospitais da região de Lisboa registam aumento progressivo de internamentos

Os internamentos nos hospitais da Região de Lisboa por covid-19 têm vindo a aumentar nas duas últimas semanas, reflexo do aumento dos contágios, mas a média de idade dos doentes baixou deixando de atingir os mais idosos.

Numa ronda feita hoje pela Lusa junto de vários hospitais que no início do ano viverem situações de grande pressão ao nível dos internamentos e de mortes por covid-19.

Ao final da manhã de hoje, o Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central (CHULC), que integra os hospitais S. José, Curry Cabral, D. Estefânia, Capuchos, Santa Marta e Maternidade Alfredo da Costa, tinha 29 doentes com covid-19 internados em enfermaria e nove em Unidades de Cuidados Intensivos (UCI), totalizando 38.

"O plano anteriormente definido mantém-se ativo. Desse modo, as enfermarias serão preparadas e ativadas conforme as necessidades", referiu o CHULC numa resposta enviada à agência Lusa.

Há cerca de um mês (09 de maio), este centro hospitalar tinha 15 doentes internados em enfermaria e três em UCI, adianta, recordando que o dia que registou mais internamentos foi a 07 de fevereiro, com 291 doentes em enfermaria e 55 em cuidados intensivos.

No Hospital Santa Maria, estão internados 28 doentes, oito dos quais em cuidados intensivos, disse uma fonte do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN), que engloba também o Hospital Pulido Valente.

"A média de idades dos doentes é nesta altura de 55 anos quando em fevereiro era de 71 anos", adiantou a mesma fonte, precisando que 33% dos internados têm mais de 60 anos quando em fevereiro representavam mais de 81% dos internados.

Segundo a fonte do CHULN, os doentes internados ainda não estão vacinados contra a covid-19.

Os números agora registados estão muito longe dos observados na terceira vaga da pandemia quando estavam internados, em fevereiro no Hospital Santa Maria 332 doentes em enfermaria e 66 em UCI.

16h25 - Portugal tem 22 concelhos com incidência superior a 120 casos por 100 mil habitantes

Portugal tem hoje 22 concelhos com incidência do coronavírus SARS-CoV-2 superior a 120 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias, mais dois do que na última sexta-feira.

Segundo os dados hoje divulgados no boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde, tal como no boletim anterior não existem concelhos em risco muito elevado, ou seja, com incidência a 14 dias superior a 960 casos por 100 mil habitantes.

Em risco elevado de contágio mantém-se o município da Ribeira Grande (524) que regista incidência acumulada superior a 480 casos por 100 mil habitantes e o único neste grupo.

Dos 22 concelhos, quatro registam um acumulado, nos últimos 14 dias, de mais de 240 casos por cada 100 mil habitantes, mantendo-se com esta incidência Odemira (477) e entram para este patamar Paredes de Coura (316), Sertã (384) e Sesimbra (260).

Em relação ao boletim anterior, os concelhos da Golegã, Nordeste e Vila Franca do Campo deixaram de ter uma incidência de mais de 240 casos por cada 100 mil habitantes.

Os restantes 17 concelhos têm valores entre os 120 e os 239,9 casos por 100 mil habitantes.

Albufeira, Alcanena, Aljezur, Arruda dos Vinhos, Braga, Cascais, Fronteira, Lisboa, Loulé, Monforte, Ponta Delgada, Santarém, Vale de Cambra, Vila Franca do Campo, Vila Verde, Vimioso e Sintra são os concelhos que estão nesta incidência.

Com zero casos nos últimos 14 dias são referidos 69 concelhos, mais dois em relação ao boletim anterior.

16h15 - Blinken pede à China "transparência" sobre origem do vírus

O chefe da diplomacia norte-americana, Antony Blinken, apelou hoje à China “cooperação” e “transparência” sobre a origem da covid-19, enquanto Washington tenta estabelecer se a doença pode ter vindo de um acidente num laboratório chinês.

Em conversa telefónica com o homólogo Yang Jiechi, Blinken sublinhou “a necessidade” de aprofundar a investigação dos especialistas da Organização Mundial da Saúde (OMS) na China sobre a origem do novo coronavírus, após as críticas dirigidas à primeira missão, de acordo com um comunicado do Departamento de Estado dos EUA.

No final de maio, o Presidente do Estados Unidos, Joe Biden, convocou os serviços de informações norte-americanos, até então incapazes de decidir entre a tese de uma origem animal e a de uma fuga num laboratório chinês na província de Wuhan, para “redobrar os seus esforços”, explicar a origem da doença covid-19 e fornecer um relatório dentro de 90 dias.

15h40 - Lisboa e Vale do Tejo continua a liderar o Rt, mas baixa de 1,16 para 1,12

Lisboa e Vale do Tejo continua a ser a região do país que apresenta um índice de transmissibilidade (Rt) do vírus SARS-CoV-2 mais elevada, mas este indicador desceu de 1,16 para 1,12 numa semana.

Segundo o relatório semanal do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) sobre a evolução da curva pandémica hoje divulgado, o valor médio do Rt - que estima o número de casos secundários de covid-19 resultantes de uma pessoa infetada -- é de 1,07 a nível nacional.

O Norte (0,99), os Açores (0,97) e a Madeira (0,76) são as três regiões que apresentam este indicador abaixo do patamar definido de 1, indicam os dados do INSA.

Acima de 1 encontram-se as regiões de Lisboa e Vale do Tejo (1,12), do Algarve (1,09), do Centro (1,05) e do Alentejo (1,05).

15h29 - R(t) e incidência sobem

O boletim indica ainda que o índice de transmissibilidade, ou R(t), aumentou, assim como a incidência.

A incidência a nível nacional é agora de 79,3 casos de covid-19 por 100 mil habitantes e no continente é de 73,6. Na atualização anterior, a incidência era de 74,8 a nível nacional e de 73,6 no continente.

Em relação ao R(t), este encontra-se agora em 1,07 a nível nacional e 1,08 a nível continental. Na análise anterior, este valor era de 1,05 a nível nacional e de 1,07 no continente.

15h14 - Mais 519 casos e uma morte em Portugal

O mais recente boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde reporta mais 519 infeções e uma morte associada à Covid-19.

Lisboa e Vale do Tejo concentra 52 por cento dos novos casos (274). O norte regista 148, o Algarve 22, o centro 21 e o Alentejo 20. O único óbito a registar esta sexta-feira foi reportado em Lisboa e Vale do Tejo.

Os internamentos voltaram a aumentar. Há mais 11 doentes em enfermaria, aumentando o total para 306. Em unidades de cuidados intensivos estão internados 72 doentes, o mesmo número da véspera.

Há ainda a registar mais 295 recuperados, para um total de 814.318. O boletim dá conta ainda de mais 223 casos ativos e mais 741 contactos em vigilância.

Desde que foi reportado o primeiro caso de Covid-19 em Portugal já foram confirmadas 855.951 infeções e 17.044 mortes.

15h01 - Alemanha levanta avisos aos viajantes a 1 de julho

A Alemanha vai levantar os avisos aos viajantes, em vigor há mais de um ano, para a maioria dos países, exceto os que registam elevados níveis de infeção por covid-19 ou forte incidência das novas variantes.

"Poderemos levantar o aviso geral aos viajantes para as zonas de risco cuja incidência [do novo coronavírus] em sete dias seja inferior a 200. Esta medida aplica-se a partir de 01 de julho e no mundo inteiro", anunciou o ministro dos Negócios Estrangeiros, Heiko Maas, em comunicado.

Esta medida simbólica vai facilitar a retomada das deslocações e da atividade turística neste verão.

"Em numerosos locais, os números da infeção estão em baixa e cada vez mais cidadãos estão vacinados. Após longos meses de encerramento, podemos alegrar-nos por encontrar alguma normalidade, e isso vale também para as viagens", acrescentou o ministro, apelando, no entanto, à prudência e ao respeito das regras sanitárias.

O aviso e respetivas restrições continuam, no entanto, ativos para os países que ainda têm elevados níveis de infeção ou uma forte incidência das variantes do SARS-CoV-2, nomeadamente o Reino Unido e a Índia.

14h51 - ONG apontam fracasso do Brasil na resposta a impactos da pandemia na educação

O Brasil fracassou na resposta ao impacto que a pandemia de covid-19 teve na educação no país, deixando milhões de alunos com pouco ou sem acesso à escola, frisaram hoje organizações não-governamentais (ONG).

A Human Rights Watch (HRW) e a Todos pela Educação destacaram, em comunicado, que mais de um ano após os governos regionais fecharem as escolas devido à pandemia de covid-19, o Ministério da Educação do Brasil ainda precisa urgentemente de aumentar o apoio aos estados e municípios para garantir a educação à distância, incluindo o ensino ‘online’, e um retorno seguro às escolas.

"O fechamento de escolas teve maior impacto sobre crianças em situação de maior vulnerabilidade económica", disse Anna Livia Arida, diretora adjunta da HRW no Brasil.

"O Governo precisa colocar a educação no centro de seu plano de recuperação da covid-19, restaurar o orçamento da educação e utilizar os recursos disponíveis para garantir que milhões de crianças e adolescentes, especialmente aqueles com maior risco de abandono escolar, possam estudar", acrescentou.

14h46 - Comissão europeia conclui dia 16 avaliação ao PRR português

A Comissão Europeia vai concluir no próximo dia 16 a avaliação do Plano de Recuperação e Resiliência português. Nesse mesmo dia a Presidente Ursula Von der Leyen visita Portugal. Portugal foi o primeiro país da União Europeia a entregar o PRR em Bruxelas. Pelo que pode ser mais célere a receber as verbas comunitárias. No mesmo dia, Von der Leyen vai também a Espanha.


14h29 - Lote de vacina da Janssen contaminado com materiais de outro fármaco

As autoridades da União Europeia afirmaram esta tarde, num comunicado, que "estão cientes de que um lote da vacina da Janssen contra a covid-19 foi contaminado com materiais de outra vacina fabricada no mesmo local".

De acordo com o documento, a contaminação ocorreu numa fábrica que produz vacinas contra a covid-19 da Janssen em Maryland, nos Estados Unidos.

"Com base nas informções disponíveis, os lotes da vacina distribuídos na UE não foram afetados por esta contaminação cruzada", acrescenta a nota. "No entanto, por precaução e para salvaguardar a qualidade das vacinas, as autoridades de supervisão recomendaram não fornecer lotes desta vacina produzidas na mesma altura em que terá ocorrido a contaminação".

As autoridades de saúde europeias estão a fazer os possívies para "salvaguardar o abastecimentos e mitigar os efeitos de qualquer atraso na entrega desta vacina".

14h20 - Centros de Saúde. Profissionais sobrecarregados de trabalho

A Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar diz que é preciso aliviar a carga de trabalho nos centros de saúde que estão sobrecarregados com tarefas Covid.


14h13 - Açores com 48 novos casos detetados em São Miguel e 13 recuperações

Os Açores registaram, nas últimas 24 horas, 48 novos casos positivos de covid-19, todos em São Miguel, ilha onde recuperaram mais 13 doentes, informa hoje em comunicado a Autoridade de Saúde açoriana.

"Três destes novos casos referem-se a dois passageiros com testes positivos à chegada e um positivo ao 12.º dia, e os restantes são em contexto de transmissão comunitária", adianta ainda o boletim diário, indicando que foram realizadas 2.533 análises nos laboratórios de referência da região nas últimas 24 horas.

13h45 - Surtos em casamentos e festas familiares

Há nove surtos de Covid-19 na região de Lisboa e Vale do Tejo que resultam de casamentos e festas familiares. De acordo com a Direção Geral de Saúde, os surtos provocaram 194 casos confirmados e envolvem mais de mil pessoas.
O surto de maior dimensão resulta de uma festa de aniversário. Estão identificados 66 casos positivos de uma festa familiar com mais de 500 participantes.

13h36 - Nova fase do desconfinamento

Restaurantes, cafés e pastelarias passam a funcionar nos horários normais. Podem aceitar entradas até à meia noite e encerrar à uma da madrugada. Comerciantes e clientes estão satisfeitos com esta antecipação.


13h17 - Pandemia já matou 3.775.362 pessoas em todo o mundo

A pandemia de covid-19 já fez pelo menos 3.775.362 mortos em todo o mundo desde que foi notificado o primeiro caso na China, em dezembro de 2019, segundo o balanço diário da agência AFP.

Mais de 174.762.040 pessoas foram infetadas pelo novo coronavírus em todo o mundo.

13h08 - Goldman Sachs e vacinação

O banco de investimento comunicou aos seus profissionais nos Estados Unidos que terão de revelar se estão ou não vacinados contra a Covid-19 antes do planeado regresso ao trabalho presencial.

David Solomon, o CEO do banco, já se referiu ao teletrabalho como uma "aberração".

12h46 - Brasil autoriza vacina da Pfizer acima dos 12 anos

A agência reguladora do medicamento do Brasil autorizou a indicação da vacina contra a Covid-19 Comirnaty, da Pfizer, para crianças com 12 anos de idade ou mais.

Em comunicado, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária adianta que, com esta luz verde, a bula da vacina passará a indicar a nova faixa etária para o Brasil.

"A ampliação foi aprovada após a apresentação de estudos desenvolvidos pelo laboratório que indicaram a segurança e eficácia da vacina para este grupo. Os estudos foram desenvolvidos fora do Brasil e avaliados pela Anvisa".

12h37 - Santiago do Chile avança para confinamento

A capital chilena parte no sábado para novo período de confinamento, face a um recrudescimento das infeções, apesar de quase 60 por cento da população do país estar completamente vacinada.

Os profissionais de saúde já avisaram que está prestes a ser esgotada a capacidade das unidades de cuidados intensivos de Santiago.

12h30 - Médicos de família vão entregar nota a pedir compreensão

Os médicos de família vão entregar, a partir de segunda-feira, uma nota aos utentes a apelar à compreensão pelos atrasos nas consultas e respostas a pedidos de medicação, adiantou o secretário-geral do Sindicato Independente dos Médicos.

"É uma pequena justificação a todos os utentes para que de alguma maneira percebam que, apesar dos nossos esforços a situação, vai ter tendência a piorar", disse Jorge Roque da Cunha, citado pela agências Lusa.

Na nota, o SIM afirma que "a vacinação é fundamental para o combate a pandemia", mas sublinha que "está a ser feita exclusivamente a custa dos médicos, enfermeiros e assistentes técnicos dos centros de saúde em vez de contratação de profissionais".

12h14 - Bélgica começa a emitir cerificados digitais na quarta-feira

A Bélgica vai começar a emitir na próxima semana o Certificado Digital Covid-19 da União Europeia, ao mesmo tempo que ruma à classificação laranja no mapa da pandemia, noticia o jornal Le Soir.

A partir de dia 16 deste mês, os cidadãos belgas poderão aceder ao Certificado Covid-19 da UE, que atestará a administração de uma ou duas doses de uma vacina contra a doença, o resultado negativo de um teste PCR realizado com pelo menos 72 horas de antecedência ou a recuperação, devendo a pessoa fazer prova de um de teste positivo com data de 11 a 180 dias.

O ministro federal da Saúde, Frank Vandenbroucke, confirmou que está em preparação um quadro jurídico.

11h42 - Variante Delta associada a 42 mortes em Inglaterra

A denominada variante Delta do SARS-CoV-2 está associada a 42 casos mortais de Covid-19 em Inglaterra, segundo a Saúde Pública. Vinte e três destas pessoas não estavam vacinadas, sete haviam tomado a primeira dose da vacina há mais de 21 dias e 12 tinham recebido a segunda dose há mais de 14 dias.

Mais de 90 por cento dos novos casos em Inglaterra estão relacionados com a variante Delta.

11h08 - Identificados nove surtos em Lisboa relacionados com eventos sociais

Em resposta à RTP, a Direção-Geral da Saúde confirma que estão identificados, à data, nove surtos em Lisboa e Vale do Tejo "relacionados com festas/eventos sociais".

Surtos "que se traduzem em 1063 pessoas envolvidas e 194 casos confirmados".

Estes números haviam sido noticiados pelo jornal Expresso.

11h05 - Casamentos e batizados. DGS vai emitir norma com novas regras

A testagem à Covid-19 vai passar a ser obrigatória em casamentos, batizados ou reuniões familiares que excedam um determinado número de convidados.


11h02 - Ministério angolano da Saúde não está a passar certificados

O Ministério da Saúde de Angola esclareceu esta sexta-feira que não está a passar certificados de vacinas contra a Covid-19. Isto depois de ter notado que algumas pessoas estão preocupadas em fazer o registo no cartão internacional de vacinas.

Em comunicado, citado pela agência Lusa, o Ministério da Saúde esclarece que a Organização Mundial da Saúde ainda não orientou os países sobre os procedimentos a seguir para o registo internacional da vacinação.

"Tão logo surjam as orientações neste sentido, daremos os passos necessários para o efeito e na devida oportunidade comunicaremos a todos os utentes", indica o órgão do Governo angolano, para acrescentar que "o que garante a certificação da vacina é o registo do lote e do fabricante no cartão que foi emitido pelo Minsa e entregue ao cidadão no ato da vacinação".

10h38 - África com 20.242 novas infeções

África registou mais 312 mortes associadas à Covid-19 nas últimas 24 horas. O total de óbitos desde o início da pandemia ascende assim a 133.855. No mesmo período, foram registados 20.242 novos infetados.

De acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana, o total de casos no Continente Africano é de 4.990.089 e o de recuperados é de 4.489.665, mais 11.852 nas últimas 24 horas.

A África Austral é ainda a região mais afetada, com 2.162.507 casos e 66.047 mortes. Nesta região encontra-se o país mais atingido pela pandemia no continente, a África do Sul, que acumula 1.722.086 casos e 57.410 mortes.

10h27 - Human Rights Watch arrasa política escolar de Bolsonaro

A organização não-governamental de defesa dos Direitos Humanos conclui, num relatório, que o Governo Federal brasileiro falhou na resposta ao impacto da pandemia na educação, "deixando milhões de crianças com pouco ou nenhum acesso às escolas.

"Os encerramentos de escolas afetaram mais severamente as crianças mais economicamente vulneráveis", afirma Anna Livia Arida, diretora associada da Human Rights Watch para o Brasil.

"O Governo precisa de colocar a educação no centro do seu plano de recuperação da Covid-19, restaurar o orçamento da educação e gastar esses recursos para assegurar que milhões de crianças, especialmente aquelas que estão em maior risco de desistência, possam estudar.

9h51 - 20,4 milhões de doses num dia na China

A China administrou ontem 20,4 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19. O total acumulado aumentou assim para 845 milhões.

Segundo a Associated Press, a meta chinesa de vacinar 80 por cento da população até ao fim do ano pode passar por inocular milhões de crianças.

9h41 - Rússia estabelece novo máximo diário de casos

As autoridades sanitárias russas reportam 12.505 novos casos de infeção em 24 horas. É o número diário mais elevado desde o final de fevereiro.

9h29 - Timor-Leste. Número de casos baixa, vacinação expande-se

O número de casos ativos de Covid-19 em território timorense mantém a tendência de decréscimo, com as autoridades a reportarem 31 infeções nas últimas 24 horas, muito aquém das recuperações, que ascenderam a 164.

Registaram-se 22 casos em Díli, num universo de cerca de 696 testes, e apenas nove nos restantes municípios, em menos de 500 testes.

A taxa de incidência é atualmente de 18,1 por 100 mil casos em Díli e de 6,6 por 100 mil em termos nacionais.

Até ao momento, já receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19, em Díli, um total 83.771 pessoas, o que equivale a 39,18 por cento da população com mais de 18 anos (213.800).

A nível nacional foram vacinadas 93.527 pessoas, ou cerca de 11,99 por cento da população com mais de 18 anos, estimada em cerca de 780 mil pessoas.

9h23 - Antecipação do desconfinamento satisfaz AHRESP

O vice-presidente da AHRESP - a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal vê com bons olhos o avanço das novas regras do desconfinamento.
Antena 1

A previsão era que o alívio das regras da pandemia entrasse em vigor na segunda-feira, mas o decreto aprovado em Conselho de Ministros foi publicado em Diário da República ainda na quarta-feira prevendo a concretização das medidas no dia seguinte.

9h10 - G7, um ponto de viragem

O acesso às vacinas contra a Covid-19 e a recuperação da pandemia são os temas no topo da agenda da cimeira do G7 que começa hoje na Cornualha, no sudoeste da Inglaterra. É o primeiro encontro presencial entre os líderes dos paísesdeste grupo e é considerado um momento determinante.

Na análise do comentador de Política Internacional da Antena 1, Filipe Vasconcelos Romão, esta cimeira é um ponto de viragem.
Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido são os países que formam o G7, o grupo dos Estados com as economias mais ricas do mundo.

8h40 - Incidência na Alemanha continua a cair

A incidência acumulada de casos de Covid-19, em sete dias, na Alemanha é de 18,6 novas infeções por 100 mil habitantes, contra os 19,3 de quinta-feira e 29,7 de há uma semana.

Quatro Estados federais no norte do país apresentam incidências abaixo de dez: Saxônia-Anhalt (9,9), Schleswig-Holstein (9,4), Brandeburgo (7,8) e Mecklenburg-Antepomerânia (6,0).

As autoridades germânicas reportaram 2440 novas infeções e 102 mortes em 24 horas.

A Alemanha acumula 3.711.569 casos e 89.687 óbitos associados à Covid-19 desde o início da pandemia.

8h37 - Vacinação dificulta regresso dos centros de saúde a ritmo pré-pandemia

Os centros de saúde ainda não conseguiram voltar ao ritmo pré-pandemia. O presidente da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar diz que os recursos atribuídos a vacinação contra a Covid-19 fazem falta para dar outro tipo de respostas. Em entrevista à agência Lusa, Nuno Jacinto fala numa reação em cadeia.
O presidente da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar considera que a solução pode passar pela contratação de profissionais fora dos centros de saúde.

Nuno Jacinto pede uma maior articulação com os hospitais e com o setor privado da saúde.

8h22 - Brasil. Máscara vai deixar de ser obrigatória para vacinados e recuperados

O Presidente do Brasil disse ontem que a máscara vai deixar de ser obrigatória para os cidadãos que já estão vacinados ou para quem esteve infetado.

Num evento no Palácio do Planalto, em Brasília, Jair Bolsonaro explicou que o Governo vai publicar um parecer nesse sentido, tendo recebido aplausos da plateia.
Antena 1

O Presidente brasileiro não especificou em que data, nem revelou mais detalhes.

7h53. Centros de Saúde. "Pandemia interferiu e ainda interfere"

A Ordem dos Médicos adverte que os centros de Saúde não estão a conseguir retomar os rastreios de alguns cancros. Estes continuam a ser realizados de modo oportunista.

Na sequência de um ciclo de visitas a centros de Saúde da Área Metropolitana de Lisboa, Alentejo e Algarve, que vai complementar a informação do inquérito enviado a todos os médicos de medicina geral e familiar para apurar a situação nos cuidados de saúde primários, a Ordem dos Médicos alertou que os profissionais destes centros continuam sobrecarregados com a pandemia da Covid-19.

"A pandemia interferiu, e ainda interfere, com todos os centros de saúde, numas áreas de forma mais comum e noutras mais acentuada nalguns aspetos, de acordo com as realidades locais", disse o presidente do Conselho Regional Sul da Ordem dos Médicos, Alexandre Valentim Lourenço, citado pela Lusa.

7h51 - Centros de Saúde. "Um desafio nacional"

Os profissionais dos centros de saúde pedem maior articulação com os hospitais e instituições privadas para aliviar os cuidados primários das tarefas relacionadas com a pandemia.

"Isto é um desígnio nacional, é uma tarefa prioritária nacional e, portanto, estar só e apenas entregue aos cuidados de saúde primários e aos centros de saúde vai fazer com que se resolva um problema criando outro: temos a vacinação a correr, mas não temos os centros de saúde a funcionar como todos gostaríamos", sustentou o presidente da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar, Nuno Jacinto, em declarações à agência Lusa.

7h31 - G7 vai doar mil milhões de doses

Os líderes das nações do G7 vão doar aos países pobres mil milhões de doses de vacinas contra a Covid-19, tendo em vista "acabar com a pandemia" em 2022, anunciou a presidência britânica do grupo.

Em comunicado divulgado pela France Presse, o Governo britânico adianta que, durante a reunião do G7, que decorre até domingo, no sudoeste da Inglaterra, "os líderes das grandes potências irão anunciar a disponibilização de, pelo menos, mil milhões de doses da vacina contra o coronavírus, compartilhando doses e financiando-as".

7h08 - Ponto de situação

Arranca esta sexta-feira uma nova fase de desconfinamento. Iria ter início na próxima segunda-feira em quase todo o país, mas o Governo antecipou.

A decisão acontece depois da publicação da resolução que regulamenta esta nova fase em Diário da República.

Inicialmente, a data avançada na passda quarta-feira pela ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, para esta nova fase tinha sido o dia 14 de junho.

Há quatro concelhos que não vão prosseguir no desconfinamento: Lisboa, Braga, Vale de Cambra e Odemira.

Mais de 60 por cento das novas infeções por Covid-19 reportadas esta quinta-feira foram registadas na região de Lisboa e Vale do Tejo.
A capital não vai avançar para a próxima fase do desconfinamento, mas muitos quiseram aproveitar as esplanadas da cidade no feriado do 10 de Junho.
O quadro em Portugal
O numero de casos voltou a aumentar. Foram registados mais 910, quase metade na Região de Lisboa e Vale do Tejo. O último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde, divulgado ao início da tarde de quinta-feira, reportou mais mais seis mortes associadas à Covid-19.

Havia ontem 295 doentes internados nas enfermarias, menos 12 em relação ao boletim anterior. Nos cuidados intensivos estavam 72, mais dois face à véspera.

Mais 534 pessoas recuperaram da doença e Portugal tem agora 24.366 casos ativos.
O quadro internacional
A pandemia da Covid-19 provocou pelo menos 3.764.250 mortes, resultantes de mais de 174,3 milhões de casos de infeção, de acordo com o balanço em permanente atualização por parte da agência France Presse.

O Presidente norte-americano anunciou a doação de 500 milhões de doses de vacinas a países pobres.
Joe Biden participou num encontro bilateral com o primeiro-ministro britânico. Ambos prometeram revitalizar a Carta do Atlântico como reforço da aliança entre os dois países.