Benfica 1 - 2 V. Guimarães, final da Taça de Portugal

por RTP

O Vitória de Guimarães estreou-se esta tarde a conquistar a Taça de Portugal, ao derrotar o Benfica por 2-1 na final da prova. Depois de ter ido para o intervalo em desvantagem, a formação vimaranense conseguiu dar a volta ao marcador em três minutos. Soudani, primeiro, e Ricardo, logo a seguir, fizeram os tentos da equipa minhota, com Gaitán e marcar para as "águias". O Benfica volta a perder um jogo decisivo, e acaba mesmo por terminar a época sem conquistar nenhum título.

19h09 - Final da partida no Jamor! O Vitória de Guimarães ganha e estreia-se a vencer a Taça de Portugal!

90'+2 - Substituição no Vitória de Guimarães!
Sai Baldé, entra N'Diaye

90' - O árbitro dá 3 minutos de compensação.

87' - Substituição no Benfica!
Sai Enzo Pérez, entra Aimar.

83' - Cartão amarelo para Salvio.

82' - Substituição no Benfica!
Sai Gaitán, entra Rodrigo.

81' - Golo do Vitória de Guimarães!
Grande arrancada de Ricardo da direita para o centro do terreno, o remate sai forte, à entrada da área, a bola desvia em Luisão e engana Artur! É a reviravolta no mercador!

79' - Golo do Vitória de Guimarães! Alívio incompleto de Artur, a bola sobra para o recém-entrado Crivellaro, que assiste Soudani no limite do fora-de-jogo, e o argelino, só com Artur Moraes pela frente, atira para fora do alcance do guarda-redes das "águias"! Depois de analisar a repetição, é possível perceber que Soudani está ligeiramente adiantado.

77' - Substituição no Vitória de Guimarães!
Sai Leonel Olímpio, entra Crivellaro.

O Benfica voltou a pegar no jogo nos últimos minutos e tem conseguido criar algum perigo junto à área vimaranense.


74' - Cartão amarelo para Addy
, por falta sobre Maxi Pereira.

71' - Cartão amarelo para Baldé
, por falta sobre Matic.

69' - Substituição no Benfica!
Sai Cardozo, entra Urreta.

64' - Substituição no Vitória de Guimarães!
Sai Kanú, entra Marco Matias.

O Vitória de Guimarães está melhor neste segundo tempo, mais organizado, mas continua com alguma dificuldade na finalização.


52' -
Outra vez o Vitória de Guimarães com perigo, mas a falhar na finalização. Tiago Rodrigues surge sozinho na área, tenta o remate, mas Luisão atrapalha-o no último momento.

51' -
E agora foi Ricardo na direita do ataque vimaranense, a trocar as voltas a André Almeida e a conseguir cruzar rasteiro, mas Baldé não chega a tempo e Artur segura.

48' -
Aceleração de Gaitán pelo corredor esquerdo, a deixar Kanú para trás, o argentino cruza ao segundo poste, Cardozo surgia para o cabeceamento, mas El Adoua antecipa-se e desvia para canto!

18h20 - Recomeça a partida no Jamor!

18h01 - Intervalo!

45' -
Grande arrancada de Addy, a deixar tudo e todos para trás, entra na área, mas remata já em desequilibrio e Artur segura sem dificuldades.

43' -
Grande combinação entre Maxi Pereira e Salvio, o uruguaio ganha a linha de fundo e cruza atrasado, mas Lima atira por cima da baliza defendida por Douglas.

42' -
Remate forte de Tiago Rodrigues, do "meio da rua", ao lado da baliza encarnada.

40' - Cartão amarelo para Enzo Pérez
, por falta sobre Soudani.

33' - Cartão amarelo para Matic
, por falta sobre Kanú.

30' - Golo do Benfica!
Jogada de insistência do Benfica pela direita, o cruzamento para Lima sai ligeiramente atrasado, Kanú tenta afastar o perigo, mas remata contra Gaitán e a bola acaba por entrar na baliza vimaranense! (Foto: Mário Cruz/LUSA)



29' - Contra-ataque rapidíssimo do Vitória de Guimarães, com a formação de vimaranense a sair em vantagem numérica de 5 para 2, Addy surge para finalizar, mas atira ao lado da baliza encarnada!

28' -
Grande passe de Matic para a desmarcação de Cardozo na área, o paraguaio domina, ligeiramente descaído para a direita, cruza rasteiro, mas não surge ninguém para o desvio!

23' -
Saída de pé em riste de Douglas, quando Lima surgia com perigo após um passe longo, mas Jorge Sousa assinala fora-de-jogo ao brasileiro. O banco do Benfica e os adeptos encarnados protestam com a decisão da arbitragem de não assinalar falta!

Apesar do início algo tímido, é o Benfica que está melhor na partida. Com as linhas mais subidas e mais iniciativa, as "águias" têm estado mais perto do golo que o Vitória de Guimarães, que só tem conseguido sair para o ataque em contra-golpe.


16' -
Outra vez Douglas a evitar o golo! Matic desmarca Cardozo na frente, o paraguaio estava ligeiramente descaído para a direita, procura o pé esquerdo para o remate, mas perde algum tempo e atira fraco para a defesa de Douglas.

14' -
Grande iniciativa de Gaitán na esquerda, junto à linha de fundo, o argentino cruza largo, Cardozo surgia para o desvio, mas Douglas salta mais alto e consegue segurar.

10' -
Que perigo para a baliza do Guimarães! Canto cobrado da direita do ataque das "águias", os centrais da formação vimaranense não se fizeram ao lance e Garay surge completamente sozinho a cabecear com selo de golo! Valeu Douglas, que voou e desviou para canto!

8' -
Cruzamento de Gaitán da esquerda do ataque encarnado, Paulo Oliveira domina na área e afasta o perigo.

5' -
Bola a pingar na área do Benfica, depois de um cruzamento da esquerda do ataque vimaranense, Ricardo tenta dominar, mas permite o corte da defesa encarnada. Artur nem precisou de se fazer ao lance.

17h15 - Início da partida!
Sai o Guimarães a jogar!

------------------------------------------------

Equipas:

Benfica
Artur, Luisão, Maxi Pereira, Garay, André Almeida, Salvio, Gaitán, Matic, Enzo Pérez, Cardozo, Lima
Suplentes
Paulo Lopes, Melgarejo, Jardel, Pablo Aimar, Urreta, André Gomes, Rodrigo
Treinador: Jorge Jesus

Vitória de Guimarães

Douglas, Paulo Oliveira, David Addy, Kanú, El Adoua, André André, Leonel Olímpio, Tiago Rodrigues, Amido Baldé, Ricardo, Soudani
Suplentes 
Assis, N'Diaye, Alex, Jean Barrientos, Rafael Crivellaro, João Ribeiro, Marco Matias
Treinador:Rui Vitória


Estádio: Nacional

Árbitro: Jorge Sousa