Van Basten e Van der Sar abandonam Holanda sem glória

A derrota da Holanda pela Rússia nos quartos-de-final do Euro2008 teve efeitos imediatos no lado holandês. Após a eliminação, o seleccionador Marco Van Basten e o capitão Van der Sar anunciaram o fim do percurso na Selecção da Holanda.

RTP /
Van Basten despede-se do comando técnico da Selecção da Holanda no dia em que a equipa foi eliminada do Euro2008 pela Rússia EPA

A "laranja mecânica" perdeu a sua característica energia ante uma Rússia esmagadora, facto que não agradou ao seleccionador holandês.

"Os russos realmente jogaram melhor que nós e mereceram a sua vitória. Posso continuar a viver com este facto indiscutível que foram melhores que nós. Efectuámos encontros notáveis no Euro2008, mas hoje não conseguimos ter esse desempenho", afirmou Marco Van Basten no final do encontro.

O antigo avançado anunciou depois que estava terminado o seu percurso no comando técnico da Selecção da Holanda.

O seu substituto vai ser Bert van Manwijk, o qual, de acordo com a agência France Press, não deverá fazer grandes mexidas no quadro técnico nem no plantel.

Quem também anunciou a sua despedida da selecção holandesa foi o guarda-redes e capitão Van der Sar. Aos 37 anos, o guardião totalizou 129 jogos ao serviço do seu país.

"Vivi uma bela aventura, mas, desta vez, terminou. A minha decisão é irrevogável", assegurou Van der Sar.

O guarda-redes pondera fazer ainda mais uma época na baliza do Manchester United.

PUB