Portugal entra a perder frente à Alemanha

Portugal entrou a perder na fase final do Euro 2012, ao sair derrotado por 1-0 no encontro da primeira jornada do Grupo B frente à Alemanha. Mario Gomez foi o autor, aos 73 minutos, do único tento da partida, em que a equipa das quinas acertou por duas vezes no ferro.

RTP /
Cristiano Ronaldo desiludido com o resultado Mário Cruz / EPA

Como era de esperar, a Alemanha entrou melhor. Mais iniciativa, mais posse de bola, linhas mais subidas. Portugal entrou cauteloso, bem organizado no setor defensivo, e à medida que os minutos iam passando, com um setor ofensivo que se foi tornando quase inexistente.

As oportunidades de golo no primeiro tempo pertenceram quase todas aos alemães, mas a melhor, já em período de descontos, teve selo luso. Depois de um canto cobrado da direita, e um mau alívio de Hummels, Pepe tenta atirar colocado, mas a bola acerta em cheio no ângulo entre a barra e o poste, tendo depois caído mesmo em cima da linha de golo.

A Alemanha veio do descansao com vontade de se adiantar no marcador, teve uma boa oportunidade logo no primeiro minuto, mas Portugal respondeu bem, e esteve também muito perto de fazer o primeiro do encontro.

Os vice-campeões europeus voltaram a pegar no jogo, e chegariam mesmo ao golo, aos 73 minutos, através de um cabeceamento de Mario Gomez, sem qualquer hipótese para Rui Patrício.

Varela entrou para o lugar de Raul Meireles aos 80' e Portugal passou a ser dono do jogo até ao apito final. Outra bola no ferro, após cruzamento de Nani muito chegado à baliza, várias defesas de Neuer, e algum azar à mistura, não permitiram a Portugal alcançar aquele que seria o resultado mais justo esta noite: o empate.

Apesar da boa exibição, consistente, a equipa das quinas entra assim da pior forma na fase final do Euro2012, e vai agora defrontar a Dinamarca, líder do grupo em igualdade de pontos com a Alemanha.
PUB