Belenenses 0 - 3 FCPorto

Hulk regressou e esteve nos três golos com que o FCPorto bateu o Belenenses no Restelo. Os dragões aproximam-se do segundo lugar - estão agora a cinco pontos do Sp.Braga. No lado oposto da tabela classificativa, o Belenenses selou hoje a despromoção à II Liga. Os azuis do Restelo estão a nove pontos do antepenúltimo lugar, a seis jornadas do termo do Campeonato.

RTP /
Os festejos do terceiro golo do FCPorto no Restelo Foto: António Cotrim/Lusa



Fim do jogo

90' + 2' -
Falcao introduz a bola na baliza do Belenenses, mas a jogada é interrompida pelo árbitro, por suposta falta de Hulk que as imagens televisivas não revelam.

Três minutos de compensação

88' -
Livre de Zé Pedro, André Almeida voa sobre os centrais do FCPorto e quase faz o golo de honra do Belenenses.

84' - Substituição no FCPorto.
Valeri entra para o lugar de Ruben Micael.

82' - Golo do FCPorto. Cabeceamento de Falcao a cruzamento de Hulk, depois de receber a bola de Ruben Micael. O colombiano faz o 18.º golo da época. Os dragões, sem pisarem o acelerador, estão a indiciar uma goleada no Restelo perante um Belenenses que, de facto, não é deste campeonato.

80' - Mais um tiraço de Hulk a sair pouco acima da trave da baliza de Bruno Vale.

79' - Helton voa para a fotografia e arrisca agarrar um remate forte de Fajardo dirigido ao vértice superior direito da baliza portista. Foi a primeira vez que se viu algo de eficaz a sair dos pés de Fajardo, que tem estado completamente à margem da partida.

O Belenenses já nem pressiona defensivamente.

75' - Miguel Lopes podia ter visto um cartão amarelo após uma entrada muito dura sobre Celestino, que teve de receber ajuda médica. O árbitro Paulo Baptista foi simpático para o lateral direito do FCPorto.

73' - Perdida de Falcao. Hulk rouba a bola a um adversário no grande círculo, avança sobre a baliza belenense e desmarca Falcao. O colombiano não foi eficaz e permitiu a defesa de Bruno Vale.

A segunda parte começou mais rápida mas, depois do golo de Hulk, o jogo regressou a uma toada de fazer sono.


Belluschi está caído no relvado e tem de ser assistido.

65' - Na mesma jogada, Helton salva por duas vezes o golo do Belenenses. Lima apareceu muito rápido na área portista e quase marcou.

64' - Substituição no FCPorto. Belluschi entra para o lugar de Raul Meireles.

61' - Substituição no Belenenses.
Barge cede o lugar a André Almeida. Esgotam-se as opções de António Conceição. Do lado do FCPorto, Jesualdo Ferreira ainda não mexeu no onze.

57' - Bom remate de Celestino, em iniciativa individual, depois de flectir da esquerda para o meio do terreno. A bola sai um pouco por alto da baliza de Helton.

55' - Remate sem sentido de Fajardo. A bola ia saindo do estádio!

53' - Substituição no Belenenses. Zé Pedro rende Yontcha.

53' - Esteve muito próximo o terceiro golo do FCPorto. Alvaro Pereira cruza da esquerda e Ruben Micael remata na passada para a defesa de Bruno Vale. Na jogada seguinte, é Guarín a estar muito perto de marcar.

50' - Golo do FCPorto. Espectacular remate de Hulk a partir do bico direito da grande área. Golaço de Hulk!

49' - Fernando desmarca Falcao, mas a bola sai com força de mais e a bola morre nas mãos do guardião do Belenenses.

21h22 - Reinício do jogo.

Substituição no Belenenses ao intervalo. Fajardo vai subir ao relvado na vez de Tiago Gomes.

O Belenenses parece estar irremediavelmente num voo a pique para a II Liga. Apenas duas vitórias em 23 jogos e hoje, com o FCPorto pela frente, a tendência é para somar novo desaire, atendendo não só à desvantagem que se verifica ao intervalo, mas também à incapacidade que a equipa de António Conceição está a demonstrar no terreno de jogo.

Intervalo

43' - Falcao atira a rasar o poste direito de Bruno Vale, depois de tirar do caminho dois homens do Belenenses. Esteve à vista o segundo golo dos dragões.

41' - Novo desentendimento caricato entre Miguel Lopes e Helton...

39' - Golo do FCPorto. Livre marcado por Hulk do lado direito do ataque. Rolando entra de rompante ao segundo poste e atira de cabeça para o golo. As imagens televisivas revelam posição irregular do central portista no momento da marcação do livre. No entanto, os centrais do Belenenses foram muito macios neste lance.

37' - Grande defesa de Bruno Vale a um cabeceamento de Bruno Alves que levava selo de golo. O cruzamento foi de Mguel Lopes. Foi a jogada mais espectacular da partida, até agora.

Como seria de esperar, começam a ouvir-se as primeiras assobiadelas da escassa assistência, "premiando" o mau jogo que se desenrola no relvado do Restelo...

33' - Agora é Miguel Lopes a ceder um canto disparatadamente quando tentava atrasar para Helton...

31' - Falhanço incrível de Helton ao lançar-se a uma bola por alto. O que salva o FCPorto é que, no atabalhoamento que se seguiu, um homem do Belenenses é apanhado fora de jogo. Muito mal o guardião portista.

O Belenenses não consegue incomodar o FCPorto e os dragões estão com muitas dificuldades na construção de jogo e no último passe. Mau jogo de futebol até agora

28' -
Falcao recebe a bola na área a passe de Hulk e, na passada, dispara com força. Bruno Vale defende a dois tempos. Foi a melhor ocasião de golo para os dragões.

26' - Hulk sprinta pela esquerda e remata ao lado da baliza. Falcao e Guarín, ambos soltos no meio, ficam muito aborrecidos com a demonstração de individualismo do brasileiro.

Já com 20 minutos passados, o jogo decorre em toada muito morna. O Belenenses, obrigado a ganhar para continuar a acalentar esperanças de permanência na I Liga, não está a pôr em campo a "tracção" necessária para o conseguir. O FCPorto, se bem que mais perigoso e organizado do que o Belenenses, joga lento e também não está a fazer uma exibição de qualidade.


13' - Ruben Micael faz um grande passe para Rui Meireles, a rasgar a muralha defensiva do Belenenses. Meireles falha a recepção da bola e perde a hipótese de se isolar em frente a Bruno Vale.

10' - Lima desperdiça a melhor oportunidade de golo até agora. Yontcha isola de cabeça o avançado brasileiro, com Bruno Alves a falhar a marcação. Lima entra em velocidade na área e remata com muita força de pé esquerdo. A bola sai muito perto do poste esquerdo de Helton. Muito perigo!

9' - Falcao sobe ao terceiro andar e quase aproveita da melhor maneira o cruzamento de Alvaro Pereira. A bola sai um pouco por cima.

7' - Hulk entra pelo lado esquerdo e, já na área belenense, dispara muito forte mas por alto. Boa

3' - Em zona frontal à baliza do FCPorto, Miguelito desfere um remate de pé esquerdo, desviado pela defensiva nortenha. O canto que daí resulta não tem consequências assinaláveis.

1' - Bom entendimento entre Miguel Lopes e Hulkpela faixa direita  termina em canto, de cuja marcação resulta o cabeceamento de Rolando à figura de Bruno Vale.

20h20 - Início da partida.


O FCPorto equipa hoje de cor-de-laranja. O Belenenses traz o equipamento azul e branco tradicional.


Muito pouco público no Estádio do Restelo, cerca de duas mil pessoas.


Equipas:

Belenenses
Bruno Vale; Mano (C), Mustafa, Marcos António, Tiago Gomes; Barge, Gabriel Gómez, Celestino, Miguelito; Lima, Yontcha
Suplentes
Assis, Zé Pedro, André Almeida, Cândido Costa, Beto, Fajardo, Pelé

FCPorto
Helton; Miguel Lopes, Bruno Alves (C), Rolando e Álvaro Pereira; Raul Meireles, Fernando e Guarín; Ruben Micael, Hulk, Falcao
Suplentes
Beto, Fucile, Maicon, Valeri, Belluschi, Farías, Orlando Sá.

Árbitro:
Paulo Baptista

PUB