Jesualdo Ferreira pede “isenção” aos árbitros

O treinador do FC Porto deixou críticas à arbitragem do Sporting de Braga – Vitória de Guimarães de sexta-feira. Em relação ao encontro desta noite, Jesualdo Ferreira elogiou a equipa pela volta que deu ao resultado e destacou a veia de goleador de Falcao. O técnico do Marítimo admtiu que falta experiência à sua formação. Van der Gaag afirmou que agora é preciso “levantar a cabeça”.

RTP /
Jesualdo Ferreira aponta baterias ao árbitro do jogo que deu a vitória ao Sp. Braga nesta ronda Foto: Lusa

Jesualdo Ferreira lembrou esta noite que o FC Porto está dependente dos resultados do Sporting de Braga para poder agarrar o lugar que dá acesso à pré-eliminatória da Liga dos Campeões. O técnico afirmou com todas as letras que não gostou da arbitragem do encontro em que os bracarenses venceram os vimaranenses.

"O Sporting de Braga ganhou num desafio muito complicado, com muitos casos e muitas situações não muito claras. Com os cinco jogos que temos pela frente, se as coisas se lançarem nestes termos vão ser difíceis para nós", observou.

"Gostaríamos que tudo fosse sempre muito claro. Não estou aqui a fazer uma crítica directa a ninguém. O Sporting de Braga ganhou porque fez três golos e o Vitória de Guimarães fez dois. É importante que se tenha uma isenção muito grande quando se dirigem os jogos", acrescentou, numa referência à arbitragem de Artur Soares Dias, que pertence à Associação de Futebol do Porto.

Quanto ao jogo desta noite, o treinador destacou a reacção ao golo madrugador do Marítimo, aos 25 segundos de jogo. "Não é agradável sofrer um golo logo nos primeiros segundos, mas a equipa teve uma excelente resposta. É verdade que fizemos os golos cedo. Empatámos e ficámos por cima num curto espaço de tempo. O FC Porto fez 25 minutos de grande qualidade", resumiu.

Jesualdo revelou ainda que pretende manter o sistema táctico, embora reconheça que os jogadores ainda não se adaptaram plenamente: "O ajustamento no meio-campo ao novo sistema está a demorar. Vamos continuar com este sistema técnico até podermos ter mais um jogador, que é o Rodriguez. A equipa tem vindo a ganhar e a fazer golos, daí que a nossa intenção seja continuar com este registo até ao fim".

Falcao bisou esta noite e ultrapassou Cardozo na lista dos melhores marcadores da Liga desta época. O paraguaio tem menos um golo, mas Jesualdo Ferreira lembrou que a maior parte dos tentos do jogador do Benfica foram apontados em lances de bola parada.


"É preciso recordar que Falcao tem apenas um pénalti marcado e está por cima neste momento. Atingiu o máximo de golos que Lisandro fez na sua melhor época aqui. Saúdo Falcao, porque fez um excelente golo e tem sido praticamente sempre utilizado, sem descanso", sublinhou.

Por seu lado, o treinador do Marítimo reconheceu que a vitória do FC Porto por 4-1 foi justa. "Marcámos um golo e depois facilitámos. Dentro de dez minutos o FC Porto já tinha virado o resultado e foi muito difícil para a minha equipa recuperar. Talvez falte experiência. Foi uma vitória justa, mas a forma a minha equipa teve atitude. Jogámos de olhos nos olhos. Foi demasiado pesado, mas o futebol é assim. Agora temos que levantar a cabeça para o próximo jogo", defendeu Van der Gaag.

PUB