FC Porto
Rio Ave 0 - 1 FCPorto
Exibição muito apagada do FCPorto em Vila do Conde, com a vitória a sorrir, ainda assim, à equipa de Jesualdo Ferreira, perante um Rio Ave que até dispôs das melhores (e em maior número) oportunidades de golo. O esforço dos portistas por alcançar o segundo lugar foi hoje, mais uma vez, contrariado pelo Sporting de Braga, vencedor em Leira num excelente jogo de futebol
Final da partida
90+3' - Meireles recebe a bola de Hulk, que fez um boa jogada pela esquerda, mas remata ao lado.
90+1' - O primeiro remate de Belluschi neste jogo é interceptado por Fábio Faria, que cede canto.
Quatro minutos de compensação.
86' - Choque de cabeças entre Meireles e Villas-Boas num lance aéreo. O portista é quem fica mais magoado e tem de receber assitência fora das quatro linhas.
85' - Bruno Fogaça aparece sem marcação na grande-área portista, mas cabeceia fraco para a defesa fácil de Helton.
81' - Zé Gomes é pisado em corrida por Hulk e tem de ser assistido fora do terreno de jogo pelos médicos do Rio Ave.
79' - Excelente combinação entre Hulk e Farías, com o remate final a ser desferido pela brasileiro, com força, mas à figura de Carlos, que não tem dificuldade em defender.
73' - Substituição no Rio Ave. Jefferson cede o lugar a Fábio Faria.
70' - Dupla substituição no Rio Ave. Sai Wires e entra Vítor Gomes; Nelson Oliveira é substituído por Bruno Fogaça
68' - Substituição no FCPorto. Ruben Micael, em noite apagada, cede o lugar ao argentino Belluschi.
66' - Excelente defesa de Helton a um grande remate de cabeça desferido por Sídnei. O guardião portista evita o golo do empate.
64' - Golo do FCPorto. Farías entra e marca, fazendo jus ao epíteto de suplente de ouro.
64' - Excelente corte de Gaspar evita a entrada de Rolando.
62' - Entrando sobre a linha de fundo do lado direito, Hulk remata de ângulo muito fechado ao primeiro poste, mas Carlos não se deixa surpreender e faz uma boa defesa.
60' - Bruno Gama cruza da direita, Nelson Oliveira ganha posição sobre Miguel Lopes e remata de cabeça com muito perigo a rasar o poste de direito de Helton. Mais uma grande oportunidade de golo para o Rio Ave.
59' - Substituição no FCPorto. Farías entra para o lugar de Tomás Costa.
O FCPorto continua inoperante no ataque e Farías prepara-se para entrar.
55' - Sidnei remata à baliza de Helton, mas a bola ressalta em Rolando e sai pela linha final. Canto a favor do Rio Ave.
51' - Cartão amarelo para Ruben Micael, por ter jogado a bola com a mão. As imagens televisivas desmentem o árbitro. Com esta admoestação, o madeirense do FCPorto fica de fora na próxima partida.
50' - Cartão amarelo para Sílvio, por falta dura sobre Hulk junto à faixa lateral.
47' - Na marcação do canto, a bola chega a Silvio, que dispara sobre a baliza de Helton.
47' - Corte de Miguel Lopes quase resulta num auto-golo, mas acaba por sair pela linha de fundo. Canto para o Rio Ave.
22h16 - Reinício da partida, sem alterações em qualquer das equipas.
Intervalo.
Um minuto de compensação.
40' - Cartão amarelo a André Villas-Boas, por falta feia sobre Hulk.
36' - Muito perigo junto à baliza do Rio Ave em três momentos consecutivos. No primeiro, Meireles falha escandalosamente o golo no meio da grande área, apos cruzamento da direita; Falcao, no ressalto, acaba por ser desarmado num lance duvidoso, mas em que as imagens televisivas permitem dar o benefício da dúvida ao árbitro Vasco Santos. Finalmente Hulk, na sobra, dispara com violência ao lado da baliza de Carlos.
34' - Bruno Gama aparece com muito perigo no eixo da grande-área do FCPorto, mas Alvaro Pereira resolve bem e afasta o perigo.
33' - Sílvio tira o pão da boca a Hulk, cortando in extremis uma jogada que poderia ter dado o primeiro golo da partida.
31' - Na sequência da melhor jogada do FCPorto até esta altura, Falcao recebe a bola com muito perigo junto à baliza de Carlos, mas não resiste ao impulso de controlar o esférico com a mão e a jogada perde-se.
28' - Remate de meia distância por Raul Meireles (o mais objectivo dos portistas em campo até agora), com o guardião Carlos a encaixar com segurança.
26' - Raul Meireles conduz a bola pela esquerda, mas o cruzamento sai para trás da baliza do Rio Ave, perdendo-se uma jogada que poderia ter sido mais perigosa.
23' - Cartão amarelo para Miguel Lopes por falta dura sobre Nelson Oliveira. O lateral portista está a abusar do jogo duro.
22' - Hulk trabalha bem pela faixa central mas, ao pretender passar a bola para do pé direito para o esquerdo, dá mais um toque na bola do que o que seria aconselhável e o remate acaba por morrer na barreira defensiva do Rio Ave.
O FCPorto está infensivo em termos atacantes - e já lá vão 20 minutos de jogo.
À passagem do primeiro quarto de hora de jogo, o Rio Ave está a bater-se muito bem, já teve duas grandes ocasiões de golo e vai mantendo o FCPorto longe da sua baliza.
9' - Nova grande oportunidade de golo para o Rio Ave, outra vez por Sidnei, que quase aproveita um disparate cometido pela asa esquerda da defesa portista. Valeu Helton aos dragões!
7' - Falcao sente a presença de um defensor adversário e deixa-se cair na grande-área do Rio Ave. O árbitro nada assinala e bem.
2' - Grande jogada de Bruno Gama pela direita, com Sidnei a responder ao cruzamento com um remate de cabeça ao poste direito de Helton.
21h15 - Início da partida
O Rio Ave alinha com o seu equipamento habitual, o FCPorto aparece hoje com o seu equipamento alternativo, côr-de-laranja.
Dúvidas dissipadas: Hulk é titular.
Hulk lesionou-se no aquecimento e está em dúvida.
Equipas:
Rio Ave
Carlos; Zé Gomes, Gaspar, Jefferson, Sílvio; André Villas-Boas, Wires, Adriano; Bruno Gama, Nélson Oliveira, Sidnei
Suplentes
Mora, Fábio Faria, Tarantini, Vítor Gomes, Evandro, Bruno Fogaça, Chidi. Treinador - Carlos Brito
Helton; Miguel Lopes, Rolando, Bruno Alves, Alvaro Pereira; Fernando; Tomás Costa, Ruben Micael, Raul Meireles; Hulk, Falcao
Suplentes
Beto, Fucile, Maicon, Valeri, Belluschi, Farias, Orlando Sá.
Treinador - Jesualdo Ferreira
Árbitro - Vasco Santos
A cinco jornadas do fim do Campeonato, os portistas parecem destinados a terem de se contentar com uma (atípica, nos últimos anos) terceira posição final. Do lado dos caxineiros, um percurso relativamente tranquilo conferiu à equipa de Carlos Brito os actuais 28 pontos, que equivalem na tabela a um quase tranquilizador 11.º lugar.
Acompanhe aqui, em directo, o resumo escrito das principais incidências do jogo deste sábado e ouça o relato da partida na Antena1, por Manuel Chaves, com os comentários de Manuel Queiroz.