Em direto
Debate na generalidade da proposta de Orçamento do Estado para 2027

Taça da Liga. Académico frisa ambição de vencer FC Porto com equipa alterada

Taça da Liga. Académico frisa ambição de vencer FC Porto com equipa alterada

O treinador Bruno Pinheiro afirmou hoje que o Académico de Viseu vai apresentar uma equipa modificada relativamente à I Liga na visita ao FC Porto, nos quartos de final da Taça da Liga de futebol, que ambiciona vencer.

RTP / Adicionar como fonte informativa

Após empatarem no terreno do Benfica, na abertura do campeonato (2-2), e vencerem no estádio do Sporting, no domingo (2-1), também para a I Liga, os beirões deslocam-se pela primeira vez na temporada ao Estádio do Dragão, com “humildade e ambição”, mas “diferentes intervenientes” face ao triunfo em Alvalade.

“Vamos ter muitas alterações. Tivemos um dia a menos de descanso do que o FC Porto. Ainda estamos a recuperar atletas, para termos uma noção de quem está mais ou menos disponível. Temos jogo no domingo, com o Rio Ave [para a I Liga]. Temos de gerir. Não queremos correr o risco de lesões. Acreditamos nos restantes jogadores do plantel”, disse, na antevisão ao jogo marcado para as 20:30, decorrida numa unidade hoteleira, em Lousada.

Embora os ‘dragões’ somem nove triunfos a nível interno, todos para o campeonato, o ‘timoneiro’ assume o desejo de marcar presença na ‘final four’ da Taça da Liga, marcada para Leiria, entre 05 e 09 de janeiro de 2027, e até confessa o desejo de vencer a competição, embora a prioridade seja a I Liga, no qual os viseenses ocupam o sexto lugar, com 17 pontos.

“Gostaríamos imenso de ganhar a Taça da Liga e queremos ganhá-la. (...) É uma ambição legítima estar numa prova e querer ganhá-la, mas o maior foco é o campeonato. São muitos anos fora da I Liga. Queremos assegurar a manutenção o quanto antes, para assegurar melhores condições para ambicionar mais no futuro, sendo competitivos não só numa prova, mas em duas ou três”, salientou.

Ciente de que é preciso “uma componente de felicidade” para vencer nos estádios de FC Porto, Benfica, Sporting ou Sporting de Braga, o técnico, de 49 anos, promete seguir a “mesma fórmula” tática dos jogos na Luz e em Alvalade, até porque as alterações operadas na receção aos ‘azuis e brancos’, na quarta ronda do campeonato, resultaram numa derrota por 3-0.

“Na derrota em casa com o FC Porto, tivemos uma fórmula diferente nos primeiros 25 minutos e saiu-nos ‘caro’. Quisemos fazer algo diferente, porque o FC Porto não tinha perdido com ninguém na I Liga. Não nos saiu bem. Vamos seguir a fórmula que seguimos na Luz e em Alvalade”, prometeu.

Ao comando de um conjunto com “moral e confiança”, fruto dos cinco triunfos consecutivos para a I Liga, o treinador dos ‘viriatos’ mostrou-se “muito tranquilo” com a hipótese de perder jogadores no ‘mercado de inverno’, fruto da valorização e do potencial interesse de clubes com maiores orçamentos.

“O futebol português necessita dessas vendas. Sendo um treinador com ambição de ganhar, tenho de me adaptar a essas realidades. Até hoje, no Académico de Viseu, ninguém falou na necessidade de vender. É um clube estável financeiramente, que só fará vendas por valores justos. Se houver vendas, abrem-se ‘portas’ a outros jogadores para nos ajudarem a cumprir os objetivos”, referiu.

O Académico de Viseu visita o FC Porto, em jogo dos quartos de final da Taça da Liga, agendado para quarta-feira, às 20:30, no Estádio do Dragão, no Porto, com arbitragem de Sérgio Guelho, da associação da Guarda.

PUB