Daniel Ricciardo é Pole e o Mais Rápido de Sempre no Mónaco

por RTP
Ricciardo Recordista EPA/VALDRIN XHEMAJ



Daniel Ricciardo conquistou de modo imperial a pole position para o Grande Prémio do Mónaco. Realizou uma volta monumental, sensacional, como ninguém até hoje. O crono final marcou 1.10.810s, volta mais rápida de sempre realizada no traçado de Monte Carlo, deixando a concorrência mais direta a mais de 2 décimas de segundo.

É a segunda pole position da carreira do australiano, sendo que a primeira foi precisamente há 2 anos na pista monegasca. A Red Bull, que faz este fim-de-semana o seu 250º GP, também marca a sua primeira pole position em 2 anos.

EPA/YOAN VALAT


Ricciardo tinha já dominado todas as sessões desde quinta-feira e o crono deste treino de qualificação, para se ter ideia do pulo em termos de performance dos carros e pneus, bate a marca da pole de 2017, em 1,368seg.

A Red Bull tem um carro na primeira posição da grelha mas tem também um carro na última posição. Isto porque Max Verstappen cometeu um erro no treino livre de sábado e acabou com carro destruído junto dos rails. A equipa quase recuperou o chassi mas a colocação de uma nova caixa de velocidades não foi concluída a tempo de Max sair para a qualificação. Por isso sairá de último, no Domingo.


Lewis Hamilton, o líder do campeonato larga apenas da 3ª posição, depois de na última volta ter visto o seu rival ao título, Sebastian Vettel no Ferrari, lhe ir roubar o 2º lugar.

EPA/VALDRIN XHEMAJ

A pista foi-se tornando mais rápida à medida que a sessão se foi desenrolando. Na Q1, aquele que é o piloto da casa, Charles Leclerc, seguiu em frente em Saint Devote, sem consequências de maior. Sergio Pérez e Brendon Hartley quase se tocaram na discussão de uma curva. E pela primeira vez na temporada, os eliminados na Q1 foram pilotos de equipas diferentes. Um Sauber, um ToroRosso, um Williams, um Haas e o Red Bull de Verstappen, que nem para a pista saiu.

Na Q2 as equipas começaram a usar os Ultra Macios e a Red Bull confirmou a vantagem em desempenho puro, com os seus Hiper Macios. Ricciardo nivelou por cima indo buscar a marca de 1.11 que os adversários mais rápidos só conseguiriam bater já na Q3. A Mercedes experimentou o composto mais duro mas acabou a marcar cronos com os Hiper Macios. a maior surpresa foi a eliminação de Nico Hulkenberg, que assim falhou passagem à Q3. Seguiu em sua vez, o Toro Rosso de Pierre Gasly.

EPA/SRDJAN SUKI

Pelo caminho na Q2 ficaram ainda, o McLaren de Vandoorne, o Williams de Sirotkin, o Sauber de Leclerc e o Haas de Grosjean. O francês foi 15º na sessão mas sairá de 18º fruto dos 3 lugares de penalização obtidos com o incidente na largada do GP de Espanha.

Riccardo comemorou a Q3 com o record absoluto de sempre da pista. 1.10.810seg e Vettel como se escreveu foi buscar em cima da hora a segunda posição em 1.11.039, batendo Lewis Hamilton a duas décimas de segundo.

SRDJAN SUKI

Raikkonen está ao lado do campeão do mundo na 2ª fila, a 3ª fila é repartida por Bottas e Ocon, a 4ª fila é totalmente espanhola, com Alonso e Carlos Sainz, a 5ª fila é completada por Perez e Gasly.

Qualificação GP do Mónaco de F1


pub