Hamilton ganha na Alemanha e reassume comando do Mundial

por RTP
Legenda da Imagem Wolfgang Rattay

Erro de Vettel tira-lhe chance de vencer em casa pela 1ª vez. Mercedes faz 1ª dobradinha em casa.


Lewis Hamilton obteve um triunfo impensável no arranque do GP da Alemanha, depois dos problemas causados pela chuva e um erro de Sebastian Vettel que comandava a corrida (e o campeonato).

O alemão da Ferrari sucumbiu à pista escorregadia quando tentava, como todos, resistir enquanto o aguaceiro não passava sobre Hockenheim.  

Mas o despiste acabou por carimbar um extraordinário momento para Hamilton e a Mercedes, devolvendo na Alemanha o que a Ferrari fizera em Silverstone, Inglaterra. 


Wolfgang Rattay

Lewis Hamilton vindo de 14º na grelha de partida, devido a um problema hidráulico na qualificação, triunfou pela 4ª vez na Alemanha e pela 1ª vez vindo de uma posição atrás de 6º lugar na partida.  

Hamilton foi o 6º piloto a vencer uma corrida partindo de 14º na grelha. O último tinha sido Jenson Button em 2006 na Hungria, naquela que foi a sua 1ª vitória na F1. Só por anteriores 13 vezes alguém na F1 ganhou um GP a partir desta ou posição mais atrás em grelha.  

A vitória de Hamilton tem muito de pessoal. Por várias vezes chamado a tomar decisões de ceder posição de pista para fazer pitstop, ele decidiu prolongar, esperar. E quando a chuva estava a começar a cair em pista, ele rumou as boxes e decidiu que queria Ultra Macios slicks o que pode ter sido considerado como uma aposta de alto risco. Que resultou.

A Mercedes nunca esteve imune ao que a chuva provocou em pista. Inclusive, uma chamada à boxe por rádio para Bottas, por má interpretação quase fez Hamilton entrar para pitstop. Algo que Lewis corrigiu a tempo e em cima da decisão.  O piloto chegou a ser chamado após a corrida à direção de corrida para uma eventual penalização, mas acabou sem sanção pelo movimento, algo que acrescenta alguma polémica ao momento.
(click na foto e veja imagens do momento)

Ele fez os seus pneus macios do arranque durar 42 voltas mesmo na pressão que lhes deu no início para fazer ultrapassagens a partir do seu lugar de largada. 

E quando Peter Bonnington lhe disse: "Lewis, vamos a isto, milagres acontecem!", o campeão do mundo assumiu que apenas parte da pista tinha pista molhada e que o risco era a única solução para poder vencer.  

A Mercedes pela 1ª vez na sua história tem uma dobradinha em casa, num resultado que a transporta de novo para o comando do campeonato  


Ralph Orlowski

Vettel adia de novo a chance de 1ª vitória em casa, registando mais um abandono no seu país. O alemão vinha a pedir à equipa por rádio a colocação de pneus intermédios assim que alguns setores da pista se mostravam demasiado escorregadios.

Mas a equipa assistindo ao que a Mercedes fazia com Hamilton, colocando slicks, recusou a chance de perder a posição de pista, a liderança do seu piloto. Era dançar sobre o gelo em algumas curvas.

(ver acidente de Vettel carregando na foto acima)

E Vettel escorregou, precisamente onde não há margem para erro, porque não há escapatória e a proteção de pneus está bem perto. Na curva Sachs em pleno Estádio de Hockenheim, na frente dos seus fãs, Vettel cometeu o erro que lhe pode fazer diferença no final do ano no duelo para o título.

O nervoso na Ferrari começara momentos antes, depois de Raikkonen ter sido o primeiro a rumar às boxes e após Vettel ter feito também o seu pit stop. A Ferrari pediu por rádio a Raikkonen para deixar Vettel passar de novo para a frente. E Kimi pediu por rádio que expressamente a equipa o pedisse. Deixando no ar o desconforto para com a situação, que ele sabe estar obrigado mas em tempo de decidir o seu contrato futuro, não quis deixar de obrigar a equipa de onde deverá sair, a pedir-lhe para ceder passagem.

Ronald Wittek

No sprint final após o Safety Car que entrou a propósito do despiste de Vettel, a Mercedes tinha Hamilton na frente mas com pneus mais antigos, enquanto Bottas estava com compostos novos colado atrás. Seria em condições normais difícil a Hamilton resistir. E assim se verificou no recomeço, Bottas colocou-se ao lado e pressionou Lewis para o comando. Mas de imediato, a Mercedes não quis arriscar em casa quando podia fazer a sua primeira dobradinha de sempre. A ordem veio por rádio, para Bottas manter posição. E proteger o 2º lugar do ataque possível de Raikkonen atrás de si.

A história da corrida estava definida.

Valdrin Xhemaj

Verstappen fechou em 4º lugar depois de uma corrida como gosta, com chuva e mantendo o registo possível numa pista pouco favorável. Para a semana em Budapeste será diferente, com um traçado onde a Red Bull será competitiva. Já Daniel Ricciardo ficou pelo caminho com o 4º abandono da temporada, o motor a ceder depois dos problemas que dera já nas sessões de treinos.


Wolfgang Rattay

Hulkenberg a querer manter ativa a posição na Renault, quando se fala cada vez mais da hipótese de Alonso ingressar na equipa, foi o 5º classificado. Grosjean foi o 6º com mais um bom resultado da Haas. Os Force India de Perez e Ocon fecharam nos pontos tal como o Sauber de Ericsson, na frente de Leclerc desta vez e o Toro Rosso de Hartley a marcar um ponto no Top10.

CLASSIFICAÇÃO FINAL #GPALEMANHA


No mundial de Pilotos, Lewis reassumiu o comando. Hamilton tem agora 188 pontos, Vettel 171, Raikkonen 131, Bottas 122, Ricciardo 106 e Verstappen 105.
Nos construtores a Mercedes fez número máximo de pontos e passou de novo para o comando do campeonato. Agora Mercedes 310 pontos, Ferrari 302, Red Bull 211, Renault 80, Force India 59, Haas 59, McLaren 48.

O próximo GP é na Hungria na próxima semana. É a última de 5 GPs em 7 fins-de-semana, num verão intenso de F1 que a seguir terá a sua habitual pausa de Agosto.

Wolfgang Rattay


FACTOS E ESTATÍSTICAS GP DA ALEMANHA

VITÓRIAS


* Lewis Hamilton - 66ª vitória de carreira (4ª da temporada 2018). Faz a sua 44ª vitória com o número #44

* Lewis Hamilton – 4ª vitória no GP da Alemanha (onde venceu em 2008, 2016 já em Hockenheim e em 2011 em Nurburgiring) 

* É a 1ª vitória de Hamilton a partir de P14 na grelha. Nunca tinha vencido partindo para trás de P6. Ninguém vencia a partir de P14 desde a 1ª vitória da carreira de Jenson Button (Hungria 2006) e apenas por outras 13 vezes na história alguém venceu a partir de uma posição tão traseira na grelha.

* Mercedes – 80ª vitória na F1 (4ª na Alemanha). Está a 1 vitória de igualar a Lotus para depois se tornar na 4ª escuderia com mais vitórias de semrpe atrás de Ferrari, McLaren e Williams.

* Mercedes  - 42ª dobradinha da história da F1. A 5 do registo de 47 da McLaren.

* Motores Mercedes - 166ª vitória na F1 (a 2 de igualar o registo da Renault)

* Reino Unido - 270ª vitória na F1

* Carro #44 - 45ª vitória na F1 (a 44ª pela mão de Hamilton)

VITORIAS 2018
Vettel 4, Hamilton 4, Ricciardo 2, Verstappen 1
Ferrari 4, Mercedes 4, Red Bull 3

POLES
(volta da pole - click)

* Sebastian Vettel - 55ª pole position de carreira (5ª de 2018).

* Ferrari: 218ª pole da história

* Motores Ferrari: 219ª pole da história.

* Alemanha: 164ª pole na F1.

* Marca de Vettel é novo record da pista de Hockenheim no atual formato, 1.11.212s, cerca de 3 segundos mais rápido que a marca de Michael Schumacher em 2004, com 1.13.306s.

Outros...

* Hamilton marca poles há 12 anos consecutivos (desde 2007). Melhor só Michael Schumacher que marcou poles em 13 anos consecutivos. De 1994 a 2006.

* Hamilton a par de Senna, é o único piloto que marcou pelos menos 10 poles em 3 épocas de F1. Lewis marcou 11 poles em 2015, 12 em 2016 e agora leva 11 poles em 2017. Senna marcou 13 poles em 1988, 13 em 1989 e 16 em 1990

* Hamilton é agora o único piloto a par de Senna que marcou 6 poles no circuito de casa. Lewis em Silverstone e Senna em São Paulo.

* Lewis tem 124 1ª filas em 219 GPs na F1 (6 em 2018, 13 em 2017, 15 em 2016, 17 em 2015). É um record absoluto na F1, tendo passado a marca de 116 1ª filas de Michael Schumacher (obtidos em 308 GPs).

POLES DE 2018
Vettel 5, Hamilton 4, Ricciardo 1, Bottas 1
Mercedes 5, Ferrari 5, Red Bull 1

1ªFILAS DE 2018
Vettel 7, Hamilton 6, Bottas 5, Raikkonen 3, Ricciardo 1
Mercedes 11, Ferrari 10, Red Bull 1

VOLTAS MAIS RÁPIDAS



* Lewis Hamilton - 39ª Volta Mais Rápida de corrida. A primeira desde o #GPSingapura de 2017. Fica a 2 do registo de Alain Prost. Mais só Raikkonen 46 e Schumacher 77.

* Mercedes - 60ª volta mais rápida de corrida, passa a ser a 5ª escuderia com mais registo de Voltas Rápidas de Corrida (mais 1 que a Red Bull e a 16 da Lotus no 4º lugar do ranking)

* Motores Mercedes:  155ª Volta rápida de corrida.

VOLTAS MAIS RAPIDAS da ALEMANHA

1 Lewis Hamilton Mercedes 1’15.545
2 Valtteri Bottas Mercedes 1’15.721
3 Max Verstappen Red Bull 1’15.852
4 Kimi Raikkonen Ferrari 1’15.990
5 Romain Grosjean Haas 1’16.716
6 Sebastian Vettel Ferrari 1’17.290
7 Carlos Sainz Jnr Renault 1’17.430
8 Stoffel Vandoorne McLaren 1’17.537
9 Brendon Hartley Toro Rosso 1’17.681
10 Kevin Magnussen Haas 1’17.697

VOLTAS MAIS RÁPIDAS 2018
Ricciardo 3, Bottas 3, Verstappen 2, Raikkonen 1, Vettel 1, Hamilton 1
Red Bull 5, Mercedes 4, Ferrari 2

PÓDIOS


* Lewis Hamilton - 125º pódio de Carreira. Foi a 66ª vez em P1.

* Valtteri Bottas - 27º pódio de Carreira, iguala registos de Bruce McLaren e Ralf Schumacher. É a 13ª vez em P2, tantas quantas Emerson Fittipaldi, Clay Regazzoni, Carlos Reutemann e Felipe Massa.

* Kimi Raikkonen - 98º Pódio de Carreira, é agora em termos absolutos o 5º piloto com mais pódios de sempre. Mais um que Fernando Alonso. Foi a 42ª vez em P3, o que é um Record absoluto na F1.

* Ferrari - 740º pódio da história

* Mercedes - 166º e 167º pódios da história

* Mercedes - 42ª dobradinha da história. A 5 do registo da McLaren.

* Motores Ferrari - 746º pódio da história.

* Motores Mercedes - 434º e 435º pódios da história.

* Reino Unido: 656º pódio da história

*Finlândia - 199º e 200º pódios da história

* Finlândia torna-se o 6º país a fazer 200 pódios na F1. Depois do Reino Unido, Alemanha, França, Brasil e Itália. Está agora a 7 pódios de passar a Itália para o 5º lugar do ranking.

* Foi também a 10ª vez que a Finlândia registou um pódio duplo, a 6ª vez com estes dois pilotos.

PÓDIOS DE 2018:
Hamilton 8, Raikkonen 7, Vettel 6, Bottas  5, Verstappen 4, Ricciardo 2, Perez 1
Ferrari 13, Mercedes 13, Red Bull 6, Force India 1

PIT STOPS

* GP Alemanha - 40 Pitstops

* MELHORES PIT STOPS do GP



* Vitórias em PIT STOPS 2018:
Ricciardo (Red Bull) 3, Ericsson (Sauber) 2, Vettel (Ferrari) 2,
Bottas (Mercedes), Verstappen (Red Bull);, Stroll (Williams), Leclerc (Sauber) todos com 1

Por escuderias:
Red Bull 4, Sauber 3, Ferrari 2, Mercedes 1, Williams 1

* TOTAL DE PITSTOPS DE 2018 = 286

Pit Stops -> AUS 20 BAH 33 CHI 20 AZE 35 ESP 21 MON 26 CAN 20 FRA 20 AUS 23 ING 28
ALE 40

ULTRAPASSAGENS


* GP da Alemanha - 78 ultrapassagens, 42 com recurso a DRS e 1 para o comando de GP.

Totais da Época:

ULTRAPASSAGENS  TOT  DRS  LEAD
GP Austrália    15 3 1
GP Bahrain    86 31 1
GP China    79 23 2
GP Azerbaijão   70 22 0
GP Espanha    18 10 0
GP Mónaco    18 2 0
GP Canada    30 4 0
GP França    81 39 0
GP Áustria    71 23 0
GP Inglaterra    63 22 1
GP Alemanha   78 42 1
GP Hungria           
GP Bélgica           
GP Itália           
GP Singapura           
GP Rússia          
GP Japão           
GP EUA           
GP México           
GP Brasil           
GP Abu Dhabi           
TOTAIS    609 221 6

ABANDONOS


* Tivemos 4 abandonos no GP, sendo que 1 deles a resultar de colisão/despiste (Vettel) e outros 3 de problemas mecânicos (Stroll, Sirotkin e Ricciardo).

ABANDONOS TOTAL 2018:  TOTAL  ACI/DES  MECAN.
GP Austrália    5 0 5
GP Bahrain    3 0 3
GP China    1 0 1
GP Azerbaijão   7 6 1
GP Espanha    6 3 3
GP Mónaco    3 2 1
GP Canada    3 2 1
GP França    5 2 3
GP Áustria    6 0 6
GP Inglaterra    6 3 3
GP Alemanha   4 1 3
GP Hungria           
GP Bélgica           
GP Itália           
GP Singapura           
GP Rússia          
GP Japão           
GP EUA           
GP México           
GP Brasil           
GP Abu Dhabi           
TOTAIS    49 19 30

* Em 2017 tivemos 94 abandonos (34 por acidente/despiste; 60 por motivos mecânicos). Em 2016 tinham existido 85 abandonos (30 por acidente/despiste; 55 por motivos mecânicos).

VOLTAS NO COMANDO

* 4 Comandantes do GP da Alemanha, Vettel 38 voltas, Hamilton 15 voltas, Raikkonen 15 voltas e Bottas 4 voltas.

* Hamilton e Vettel comandam Voltas há 12 anos consecutivos. Igualam agora o feito de Alonso entre 2003 e 2014. Melhor que todos estes, só Michael Schumacher com 15 anos consecutivos, de 1992 a 2006.

* Lewis Hamilton comandou GPs por 121 vezes em 219 GPs. Ele e Schumacher são os únicos pilotos da história a suplantar a marca dos 100 GPs liderados. Schumacher comandou 142 em 306 GPs.

* Sebastian Vettel, Lewis Hamilton e Michael Schumacher, são os únicos que lideraram mais de 3000 voltas na história.

VOLTAS LIDERADAS EM 2018:
Vettel 283, Hamilton 176, Ricciardo 90, Bottas 57, Verstappen 54, Raikkonen 17.
Ferrari 300, Mercedes 233, Red Bull 144


OUTROS FACTOS E NÚMEROS:

* Bottas e Raikkonen completaram o 199º e 200º pódio da Finlândia na F1. Foi também a 10ª vez que a Finlândia registou um pódio duplo, a 6ª vez com estes dois pilotos.

* Os pilotos na grelha com mais GPs feitos e sem vitória são Nico Hulkenberg com 146GPs, Romain Grosjean 133 e Marcus Ericsson 87.

Mark Webber precisou de 130 GPs para vencer a 1ª corrida., Barrichello 124, Jarno Trulli 117, Jenson Button 113, Nico Rosberg 111, Giancarlo Fisichella 110, Mika Hakkinen 96, Thierry Boutsen 95, Jean Alesi 91, Eddie Irvine 81.

* 108 GPs consecutivos em que apenas 3 escuderias venceram GPs. A Mercedes 70, Red Bull 24 e Ferrari 14. A última vitória fora destas 3 escuderias foi o GP Austrália de 2013 com Kimi Raikkonen, com a Lotus.

Mercedes...

* Hamilton deu a 270ª vitória na F1 ao Reino Unido.

* Hamilton teve a sua 66ª vitória e a 44ª vitória com o #44 no carro

* A Mercedes tornou-se a 1ª escuderia a vencer 3 vezes consecutivas em Hockenheim (2014-2016-2018) desde a Williams (1991-1992-1993)

* 80ª pódio para a Mercedes na F1

* Mercedes interrompeu na Áustria o registo de 44 GPs consecutivos a pontuar. Ficou como 6a maior sequência na história da F1.

* A Mercedes interrompeu na Áustria uma série de 22 pódios consecutivos, que fica como 4º melhor resultado de sempre, igualando o registo da Ferrari (2003-2005).

* Hamilton interrompeu na Áustria a série de 33 GPs consecutivo a pontuar, que fica como MAIOR SEQUÊNCIA da história da F1. A última vez que Hamilton não tinha antes marcado pontos ou terminar a corrida, tinha sido no GP da Malásia de 2016.

* Hamilton IGUALOU na França o RECORD de 33 GPs consecutivos a terminou corridas. Nick Heidfeld detinha anteriormente a solo o máximo absoluto.

* Hamilton tem pelo menos uma vitória em cada uma das suas 12 épocas de F1

Ferrari...

* Vettel obteve a sua 55ª pole, 10ª pela Ferrari

* Foi a 41ª qualificação consecutiva com Raikkonen a passar à Q3

* Vettel pela 91ª vez na 1ª fila de um GP de F1, mais 4 que Ayrton Senna. Mais, só Schumacher 116 e Hamilton 124.

* Raikkonen passa a ser o 5º pilot de sempre com mais pódios (98) e marcou o seu 4º pódio consecutivo.

* Pela 1ª vez desde 2009 (Hungria-Itália) que Raikkonen faz 4 pódios consecutivos

* Raikkonen segue agora com 108 GPs consecutivos desde o seu último triunfo na F1. E já lá vão 28 pódios desde a última vez que subiu ao lugar mais alto.

* Vettel interrompe uma série de 14 corridas consecutivas sem abandonar (último abandono tinha sido no Japão o ano passado).

* Ferrari marca pódios em todas as temporadas desde 1981

Red Bull...

*

Force India...

* 3ª corrida consecutiva em que ambos os pilotos da Force India terminam nos pontos

McLaren...

* Fernando Alonso marcou o seu 304º GP na F1. É o 4º piloto da história a passar a marca dos 300, depois de Rubens Barrichello (323), Michael Schumacher (307) e Jenson Button (306).

* Alonso marca pontos no mundial desde 2003, está a 1 ano de igualar a marca de 17 anos a pontuar, de Jenson Button (2000-2016)

* McLaren está sem vencer há 109 GPs (desde GP da Brasil de 2012 com Button). É o seu maior registo sem vitórias. O anterior datava das temporadas de 1993 a 1997.

* 109º GP sem a McLaren na pole position, a maior ausência desde 1994-1997

* 88 GPs consecutivos sem a McLaren no pódio

Williams...

* A Williams regista o seu 1º duplo abandono desde o GP dos EUA de 2015.

* O rookie Sergey Sirotkin, é o único piloto que ainda marcou pontos na sua Carreira, até ao momento.

* Williams não vence desde o GP de Espanha de 2012 (Maldonado), há 125 GPs.

Renault...

* Nico Hülkenburg aumentou o Record de 146GPs sem nunca ter obtido um pódio. Record Absoluto.

* Nico Hulkenberg marcou o seu melhor resultado desde o GP da bélgica de 2016, quando terminou em 4º lugar. é também o seu melhor resultado de sempre em casa.

Haas...

* A Haas obteve a sua 52ª corrida sem pódios. A seguir está agora a Zakspeed 53, Catheram e HRT 56, Marussia 73, ATS 89, Ensign 99, Osella 132 e a Minardi recordista absoluta com 340 GPs sem pódios.

* Romain Grosjean marcou pela 1ª vez pontos em Hockenheim.

Sauber...

* Charles Leclerc tornou-se o 1º piloto da Sauber a larger do Top 10 de grelha em Hockenheim desde 2002 (Nick Heidfeld que começou em P10).

Toro Rosso...

* O 10º lugar de Brendon Hartley foi o 1º ponto da Toro Rosso em Hockenheim desde que Vettel foi 8º em 2008, pela escuderia.

pub