Hamilton vence em Suzuka com Sayonara de Vettel ao título

por Jorge Alexandre Lopes - Comentador F1
Vitória de Hamilton em Suzuka Issei Kato - Reuters

Hamilton a 8 pontos do título, que pode surgir já no Texas, em duas semanas.

Lewis Hamilton venceu pela 9.ª vez na temporada e deu novo passo importante para a conquista de mais um título. O campeão do mundo dominou de início ao final o GP do Japão e beneficiou de mais uma corrida onde a Ferrari e Vettel, em particular, não tiveram capacidade para contrariar a superioridade da Mercedes que, pela terceira corrida consecutiva, acabou com dobradinha.


Issei Kato - Reuters

Hamilton tem agora 67 pontos de vantagem e em caso de vitória no próximo GP dos EUA (e Vettel não seja 2.º), em Austin, Texas, o inglês pode tornar-se de novo Campeão do mundo. A previsão fica mais fácil, se pensarmos que Hamilton tem dominado a maioria dos GP dos EUA em Austin, desde 2012. Vettel acrescentou mais dificuldades à sua corrida que já se avizinhava difícil.



Ao tentar ultrapassar Max Verstappen e subir ao 3.º lugar final, ambos os pilotos se tocaram e Vettel acabou com pião, o que o fez descer a 19.º da geral. Vettel mergulhou para o interior, Verstappen defendeu e fechou.

Daí recuperou até ao 6.º lugar final, mas a história da sua corrida ficou aí definida. O alemão defendeu o seu ataque a Verstappen e, conformado, julga que é um incidente de corrida e que a sua obrigação era atacar ali, na curva Spoon, não esperar.


Toru Hanai - Reuters

Vettel até começou bem a prova, passando vários pilotos na primeira volta, até se colocar em 4.º lugar, beneficiando de ultrapassagem ao colega de equipa Raikkonen que, momentos antes, já se tinha envolvido num toque com Verstappen.

O holandês tinha sido penalizado em cinco segundos pelo incidente e aí reside a maior crítica a Vettel. O alemão, sendo informado da penalização ao homem da Red Bull, sabia que não precisava de passá-lo "no braço". Mas não foi paciente, porque paciência é o que hoje falta à Ferrari, tão desesperada que está de resultados positivos.

Outro incidente no início de corrida envolveu Charles Leclerc no Sauber e Kevin Magnussen no Haas. O dinamarquês viu o pneu furado e uma longa volta de regresso às boxes, perdendo muitas posições. Leclerc abandonaria a prova mais à frente, com outros problemas que o levaram a sair de pista.



Magnussen não rodou muito mais com o chassis danificado pelo embate. Se a vitória de Hamilton foi tranquila, já Bottas teve no final de prova de resistir ao ataque do Red Bull de Verstappen.

O holandês, que nos dois últimos anos tinha sido 2.º classificado em Suzuka, tentou o ataque nas últimas voltas. Com problemas de desgaste e baixa temperatura dos pneus do seu Mercedes após um período breve de SafetyCar virtual, o finlandês chegou mesmo a cometer um erro na chicane da pista japonesa, mas resistiu até final para carimbar a dobradinha.

Verstappen sobreviveu à penalização de cinco segundos, servida no pitstop, que fez para alcançar mais um pódio, o 3.º consecutivo em Suzuka. O piloto do dia, além de Hamilton, pode considerar-se ter sido Daniel Ricciardo.

Saído de 15.º na grelha, o australiano virou a frustração de sábado na qualificação e galgou 11 posições numa corrida extraordinária.


Toru Hanai - Reuters

Só depois vieram os Ferrari, de Raikkonen e Vettel. Se a história de Vettel ficou antes contada, já Raikkonen confirmou a incapacidade da Ferrari se conseguir bater em Suzuka sequer com os Red Bull. Uma equipa que perdeu a competitividade do início da época e que está completamente encostada às cordas.

Sergio Perez com o Force India terminou por ser o 7.º colocado, batendo o Haas de Romain Grosjean, o outro Force India de Esteban Ocon, e o Renault de Carlos Sainz, que terminaram também nos pontos. Por um pouco que Pierra Gasly, fechando na 11.ª posição não conseguiu dar à Honda em casa o seu primeiro ponto desde 2006. 

CLASSIFICAÇÃO FINAL DO GP JAPÃO

 

No mundial, Hamilton tem agora 331 pontos, mais 67 do que Vettel, com 264. Faltam oito pontos de diferença superior na saída do GP dos EUA, para que Hamilton seja campeão.

Ou seja, vencendo em Austin, com Vettel a terminar em 3.º lugar, Hamilton será Penta Campeão do Mundo.

Atrás, na geral, Bottas tem 207 pontos, Raikkonen 196, Verstappen 173, Ricciardo 146, Perez, Magnussen, Hulkenberg todos com 53 pontos. Nos construtores, a Mercedes tem 538 pontos, a Ferrari 460, Red Bull 319, Renault 92 e Haas 84.


Issei Kato - Reuters


FACTOS E ESTATÍSTICAS GP DE SINGAPURA 

VITÓRIA  


* Lewis Hamilton - 71ª vitória de carreira (9ª da temporada 2018).   
 
* 45ª Vitória de Hamilton a partir da pole. 5ª Vitória de Hamilton em Suzuka.    

* Mercedes - 85ª vitória na F1 (5ª em Suzuka). É a 4ª escuderia com mais vitórias de sempre atrás de Ferrari, McLaren e Williams.      

* Motores Mercedes - 171ª vitória na F1. Mais vitórias agora só a Ford Cosworth e a Ferrari.

* Reino Unido - 275ª vitória na F1

* Carro #44 - 50ª vitória na F1 (a 49ª pela mão de Hamilton)

VITORIAS 2018
Hamilton 9, Vettel 5, Ricciardo 2, Verstappen 1
Mercedes 9, Ferrari 5, Red Bull 3                       

POLES

Toru Hanai - Reuters

* Lewis Hamilton - 80ª pole position de carreira (8ª de 2018). 

* Mercedes  - 98ª pole da história      

* Motores Mercedes - 181ª pole da história.

* Reino Unido - 266ª pole na F1.   

* Hamilton marca poles há 12 anos consecutivos (desde 2007). Melhor só Michael Schumacher que marcou poles em 13 anos consecutivos. De 1994 a 2006.  

* Hamilton leva 8 poles em 2018. Hamilton, a par de Senna, é o único piloto que marcou pelo menos dez poles em 3 épocas de F1. Lewis marcou 11 poles em 2015, 12 em 2016 e 11 poles em 2017. Senna marcou 13 poles em 1988, 13 em 1989 e 16 em 1990  

* Hamilton é o único piloto a par de Senna que marcou 6 poles no circuito de casa. Lewis em Silverstone e Senna em São Paulo.  

* Lewis tem 129 1ª filas em 225 GPs na F1 (11 em 2018, 13 em 2017, 15 em 2016, 17 em 2015). É um record absoluto na F1, tendo passado a marca de 116 1ª filas de Michael Schumacher (obtidos em 308 GPs).  

POLES DE 2018
Hamilton 8, Vettel 5, Bottas 2, Ricciardo 1, Raikkonen 1
Mercedes 8, Ferrari 6, Red Bull 1

1ªFILAS DE 2018
Hamilton 11, Vettel 9, Bottas 8, Raikkonen 4, Ricciardo 1, Verstappen 1
Mercedes 19, Ferrari 13, Red Bull 2          

VOLTAS MAIS RÁPIDAS      


* Sebastian Vettel - 35ª Volta Mais Rápida de Corrida. 

* Ferrari - 247ªVolta Mais Rápida de Corrida  

* Motores Ferrari: 252ª Volta rápida de corrida.   

* Alemanha - 156ª Volta Mais Rápida de Corrida  

VOLTAS MAIS RAPIDAS no GP DO JAPÃO

Sebastian VETTEL Ferrari 1'32''318
Lewis HAMILTON Mercedes 1'32''785
Valtteri BOTTAS Mercedes 1'33''110
Daniel RICCIARDO Red Bull 1'33''187
Lance STROLL Williams 1'33''354
Max VERSTAPPEN Red Bull 1'33''367
Fernando ALONSO McLaren 1'33''943
Sergey SIROTKIN Williams 1'33''985
Sergio PEREZ Force India 1'34''073
Pierre GASLY Toro Rosso 1'34''133

VOLTAS MAIS RÁPIDAS 2018
Bottas 5, Ricciardo 4, Hamilton 2, Vettel 2, Verstappen 2, Raikkonen 1, Magnussen 1
Mercedes 7, Red Bull 6, Ferrari 3, Haas 1

PÓDIOS     


* Lewis Hamilton - 131º pódio de Carreira. Foi a 71ª vez em P1.  

* Valtteri Bottas - 30º pódio de Carreira. Iguala o número de pódios de Juan Pablo Montoya.      

* Max Verstappen - 18º pódio de Carreira. Iguala os pódios de Mike Hawthorn e Heinz Harald Frentzen. 

* Mercedes - 176º pódio  da história   

* Red Bull - 157º pódio  da história  

* Motores Mercedes - 444º pódio da história.      

* Motores Tag Heuer - 38º pódio da história.      

* Reino Unido: 662º pódio da história    

* Holanda - 20º pódio da história

PÓDIOS DE 2018:
Hamilton 14, Vettel 10, Raikkonen 9,  Bottas 8, Verstappen 7, Ricciardo 2, Perez 1
Mercedes 22, Ferrari 19, Red Bull 9, Force India 1                    

PIT STOPS

* GP Japão - 23 Pitstops

MELHORES PIT STOPS do GP    
 

* Vitórias em PIT STOPS 2018:
Stroll (Williams), Ricciardo (Red Bull) e Vettel (Ferrari) 3, Ericsson (Sauber) e Raikkonen (Ferrari) 2, Bottas (Mercedes), Verstappen (Red Bull), Leclerc (Sauber), Sirotkin (Williams) todos com 1.
Por escuderias: Ferrari 5, Red Bull e Williams 4, Sauber 3, Mercedes 1    

* TOTAL DE PITSTOPS DE 2018 = 425  

Pit Stops -> AUS 20 BAH 33 CHI 30 AZE 35 ESP 21 MON 26 CAN 20 FRA 20 AUS 23 ING 28 ALE 40 HUN 20 BEL 20 ITA 21 SIN 25  RUS 20 JAP 23       

ULTRAPASSAGENS    


Toru Hanai - Reuters

* GP do Japão - 87 ultrapassagens, 22 com recurso a DRS e nenhuma para o comando de GP.  

* Por 1 ultrapassagem, o GP do Japão passa a ser o GP da época com mais conquistas diretas de posição.  

Totais da Época:
 
ULTRAPASSAGENS  TOT  DRS  LEAD
GP Austrália    15 3 1
GP Bahrain    86 31 1
GP China    79 23 2
GP Azerbaijão   70 22 0
GP Espanha    18 10 0
GP Mónaco    18 2 0
GP Canada    30 4 0
GP França    81 39 0
GP Áustria    71 23 0
GP Inglaterra    63 22 1
GP Alemanha   78 42 1
GP Hungria    26 18 0
GP Bélgica    36 16 1
GP Itália    68 23 3
GP Singapura 19 5 0
GP Rússia   42 19  
GP Japão    87 22  
GP EUA           
GP México           
GP Brasil           
GP Abu Dhabi           
TOTAIS    887 324 10
     

ABANDONOS


*  Tivemos três abandonos no GP, a resultar de uma colisão (consideramos Magnussen com abandono em consequência do toque de Leclerc), depois mecânica para Leclerc e Hulkenberg.      

ABANDONOS 2018 TOTAL  ACI/DES  MECAN.
GP Austrália    5 0 5
GP Bahrain    3 0 3
GP China    1 0 1
GP Azerbaijão   7 6 1
GP Espanha    6 3 3
GP Mónaco    3 2 1
GP Canada    3 2 1
GP França    5 2 3
GP Áustria    6 0 6
GP Inglaterra    6 3 3
GP Alemanha   4 1 3
GP Hungria    3 1 2
GP Bélgica    5 3 2
GP Itália    3 1 2
GP Singapura    1 1 0
GP Rússia   0  
GP Japão    3   1   2
GP EUA           
GP México           
GP Brasil           
GP Abu Dhabi           
TOTAIS    66 26 40

* Em 2017 tivemos 94 abandonos (34 por acidente/despiste; 60 por motivos mecânicos). Em 2016 tinham existido 85 abandonos (30 por acidente/despiste; 55 por motivos mecânicos).    

VOLTAS NO COMANDO  

* 1 Comandante do GP do Japão, Hamilton 53 voltas.  

* Hamilton e Vettel comandam Voltas há 12 anos consecutivos. Igualam agora o feito de Alonso entre 2003 e 2014. Melhor que todos estes, só Michael Schumacher com 15 anos consecutivos, de 1992 a 2006.  

* Lewis Hamilton comandou GPs por 127 vezes em 225 GPs. Ele e Schumacher são os únicos pilotos da história a suplantar a marca dos 100 GPs liderados. Schumacher comandou 142 em 306 GPs.  

* Sebastian Vettel, Lewis Hamilton e Michael Schumacher, são os únicos que lideraram mais de 3000 voltas na história.  

VOLTAS LIDERADAS EM 2018:
Hamilton 366, Vettel 341, Ricciardo 95, Verstappen 81, Bottas 75, Raikkonen 53.
Mercedes 441, Ferrari 394, Red Bull 176      

OUTROS FACTOS E NÚMEROS:    

* Desde 2007, Lewis Hamilton e Sebastian Vettel venceram 123 de 225 GPs.    

* Os pilotos na grelha com mais GPs feitos e sem vitória são Nico Hulkenberg com 152 GPs, Romain Grosjean 139 e Marcus Ericsson 93.   Mark Webber precisou de 130 GPs para vencer a 1ª corrida., Barrichello 124, Jarno Trulli 117, Jenson Button 113, Nico Rosberg 111, Giancarlo Fisichella 110, Mika Hakkinen 96, Thierry Boutsen 95, Jean Alesi 91, Eddie Irvine 81.

* 114 GPs consecutivos em que apenas 3 escuderias venceram GPs. A Mercedes 74, Red Bull 24 e Ferrari 14. A última vitória fora destas 3 escuderias foi o GP Austrália de 2013 com Kimi Raikkonen, com a Lotus.

  Mercedes...     

* 71ª vitória de Hamilton. Outros campeões que nas suas carreiras marcaram número de vitórias acabados em 1, foram Schumacher 91, Prost 51, Senna 41, Mansell 41.

* A última vez que Hamilton venceu 4 GPs consecutivos foi em 2016 (EUA, Mexico, Brasil e Abu Dabhi)

* Foi a 50ª vitória de Hamilton para a Mercedes

* A Mercedes ganhou pela 5ª vez consecutiva em Suzuka, igualando o feito da Ferrari entre 2000 e 2004

* 44ª dobradinha da Mercedes na sua história. (Hamilton é o #44)

* 80ª pole de Lewis Hamilton, record absolute na F1.
56ª dobradinha de grelha ara a Mercedes, a 6ª do ano e a 4ª vez nos últimos 5 anos em Suzuka.

* Desde o início da era Turbo/Hybrida (há 5 temporadas), a Mercedes apenas permitiu liderança de 8 voltas aos rivais, num total de 256 voltas. Desta vez Hamilton liderou de início ao fim.

* 9ª Época consecutiva com Hamilton a obter pelo menos 5 poles. Ayrton Senna e Michael Schumacher obtiveram 6 temporadas seguidas com esse registo.    

* Foi o 225º GP de Lewis Hamilton na F1. 110 para a McLaren e 115 para a Mercedes      

* Mercedes interrompeu na Áustria o registo de 44 GPs consecutivos a pontuar. Ficou como 6a maior sequência na história da F1.

* A Mercedes interrompeu na Áustria uma série de 22 pódios consecutivos, que fica como 4º melhor resultado de sempre, igualando o registo da Ferrari (2003-2005).

* Hamilton interrompeu na Áustria a série de 33 GPs consecutivo a pontuar, que fica como MAIOR SEQUÊNCIA da história da F1. A última vez que Hamilton não tinha antes marcado pontos ou terminar a corrida, tinha sido no GP da Malásia de 2016.  

* Hamilton IGUALOU na França o RECORD de 33 GPs consecutivos a terminou corridas. Nick Heidfeld detinha anteriormente a solo o máximo absoluto.

* Hamilton tem pelo menos uma vitória em cada uma das suas 12 épocas de F1     * Há 53 GPs consecutivas que Hamilton não abandona por acidente. A última vez foi no GP de Espanha de 2016 quando Hamilton e Rosberg, companheiros de equipa se colocaram ambos fora de pista.

Ferrari...    

* Pela 1ª vez em 11 corridas, a Ferrari não conquistou o pódio.

* Em Monza Raikkonen, aos 38 anos, 10 meses e 16 dias, tornou-se no 8º pole position mais velho de sempre. Nino Farina no GP da Argentina de 1954 fez a pole que lhe dá o record absoluto de idade a conseguir sair na frente de um GP. Com 47 anos 2 meses e 18 dias.

* Raikkonen chegou em Monza aos 100 pódios na F1, tornando-se apenas no 5º piloto a conseguir o feito (depois de Schumacher, Prost, Vettel e Hamilton)     

* Kimi Raikkonen tornou-se em Monza no novo detentor de maior diferença de tempo entre poles na F1. 15 anos, 2 meses e 4 dias entre o GP Europa de 2003 e o GP de Itália de 2018. Bateu a anterior marca que era de Rubens Barrichello, com 15 anos 1 mês e 20 dias entre o GP da bélgica de 1994 e o GP do Brasil de 2009.  

* Raikkonen segue agora com 113 GPs consecutivos desde o seu último triunfo na F1. E já lá vão 29 pódios desde a última vez que subiu ao lugar mais alto.

* Ferrari marca pódios em todas as temporadas desde 1981

Red Bull...  

*

Force India/Racing Point...     

*

McLaren...

* Fernando Alonso marcou o seu 310º fim de semana de F1. Na realidade o seu 308º GP. Iguala a marca de Jenson Button. Ultrapassou Michael Schumacher (307) e deverá deixar a F1 com o 2º maior registo de sempre. Melhor só Rubens Barrichello (323).

* Alonso marca pontos no mundial desde 2003, ficará no seu abandono no final da temporada, a 1 ano de igualar a marca de 17 anos a pontuar, de Jenson Button (2000-2016)

* McLaren está sem vencer há 115 GPs (desde GP da Brasil de 2012 com Button). É o seu maior registo sem vitórias. O anterior datava das temporadas de 1993 a 1997.

* 115º GP sem a McLaren na pole position, a maior ausência desde 1994-1997

* 94 GPs consecutivos sem a McLaren no pódio

Williams...

* Williams não vence desde o GP de Espanha de 2012 (Maldonado), há 129 GPs.

Renault...

* Nico Hülkenburg aumentou o Record de 152 GPs sem nunca ter obtido um pódio. Record Absoluto.

Haas...  

* Haas marcou a sua 1ª Volta Mais Rápida de Corrida e, Singapura. Foi a 42ª escuderia diferente a obter 1 Volta Mais Rápida. Outras escuderias com apenas 1 Volta Mais Rápida de Corrida, a Gordini, Lancia, Lesovsky, Watson, Hesketh, Parnelli, Kojima, Ensign e Toro Rosso.

* A Haas obteve a sua 58ª corrida sem pódios. Mais, só a Marussia 73, ATS 89, Ensign 99, Osella 132 e a Minardi recordista absoluta com 340 GPs sem pódios.

Sauber...

*      


Toro Rosso...     

* Pela 1ª vez desde 2006 que 2 carros com motor Honda, obtiveram lugar no Top 7 de grelha. A vez anterior foi no GP da China de 2006 com Barrichello P3 e Button P4), precisamente com a Honda.

* Brendon Hartley foi P6 na grelha, a sua melhor qualificação na F1







pub