Ricciardo e a pole mágica no México

por Jorge Alexandre Lopes (Comentador F1)
Ricciardo Pole no México Henry Romero/Reuters

Primeira Fila Red Bull, a primeira desde 2013, mas Verstappen perdeu por 26 milésimas a chance de se tornar o mais jovem pole position de sempre. Hamilton sai de terceiro e precisa de ser sétimo para se tornar penta campeão.

Daniel Ricciardo pareceu sempre uma carta fora do baralho para alcançar a pole position no México.

Foi o outro Red Bull, o de Verstappen que liderou as sessões de treino livre e se mostrou nas anteriores mangas de qualificação, mas no momento chave, uma volta incrivelmente perfeita, deu ao australiano a sua 3ª pole position de carreira e (admitindo que em 2019 a Renault estará fora do duelo na frente), a sua derradeira pole provável, nos próximos anos.

É apenas a terceira pole da sua carreira e a única que não aconteceu no GP do Mónaco.

Henry Romero/Reuters

Ricciardo rodou em 1.14.759, novo record do circuito mexicano, batendo o crono de Verstappen por 26 milésimas. O jovem holandês perdeu assim a oportunidade de figurar como mais jovem pole de sempre na F1.O record até aqui de Sebastian Vettel ( 21 anos, 2 meses e 11 dias) continua assim válido, Verstappen tê-lo-ia batido por cerca de 1 mês. E esta era a pista indicada.


Henry Romero/Reuters

Christian Horner, o chefe de equipa Red Bull, é sem dúvida um homem feliz pelo menos neste sábado à noite. Ele planeou este momento, acumulou penalizações com mudanças de motores nas corridas anteriores para poder jogar a cartada certa numa pista a grande altitude e onde a diferença de potência entre motores é menor.

Reuters

No México a Red Bull poderá bater-se quase de igual para igual.
A pressão aerodinâmica exigida é maior e nessas condições a Red Bull tem um pack manifestamente competitivo. Até ver, como se escreveu acima, tem a 1ª linha completa de grelha, algo que já não acontecia desde o GP dos EUA há pouco mais de 5 anos, quando Vettel e Webber alcançaram pela última vez o feito.

Mas se o Sábado foi da Red Bull, Domingo tem tudo para ser de Hamilton. Ele igualará os 5 títulos mundiais de Fangio, isto em condições normais. Bastam-lhe 5 pontos, ou seja um sétimo lugar será suficiente.

Henri Romero/Reuters

Na grelha ele larga da 2ª fila, atrás dos Red Bull e ao lado do que foi o seu grande rival nas últimas duas temporadas, Sebastian Vettel.

As contas ficam ainda mais fácil para Hamilton se considerarmos que ele será sempre campeão, desde que Vettel não vença. Ora, com os Red Bull em pista isso é algo ainda mais difícil.

Henry Romero/Reuters

Com motor novo mas sem penalização em grelha, seguirá o segundo Mercedes, o de Valtteri Bottas e ao lado o compatriota Kimi Raikkonen no Ferrari, que venceu na passada semana o GP dos EUA.

Atrás da 3ª fila totalmente finlandesa, está uma fila totalmente Renault. Nico Hulkenberg e Carlos Sainz foram os melhores do resto.

Para Vettel é essencial o arranque. Será a melhor chance que terá para tentar pressionar os Red Bull e ganhar vantagem tática em pista. Hamilton não se deverá meter em confusões e toques que o podem prejudicar.

Controlará a sua própria corrida e verá o que os outros, nomeadamente Vettel faz. Só depende de si. Interessante pois, será o duelo entre os Red Bull. Verstappen não vai querer desperdiçar oportunidade e Ricciardo que está a dias de passar para a Red Bull quer vencer porque tão cedo não terá melhor oportunidade.

GRELHA DE PARTIDA GP DO MÉXICO DE F1

Penalização a Pierre Gasly, atira-o para final de grelha

O GP do México tem inicio às 19:10 de Domingo, hora de Portugal continental.
Pode acompanhá-lo ao minuto com narração e comentários em http://twitter.com/f1rtp ou em http://rtp.pt/f1





pub