A um passo dos grandes da Europa

O Braga venceu esta noite o Sevilha por 1-0 e está agora mais perto da fase de grupos da Liga dos Campeões. Os minhotos tiveram de sofrer na primeira parte (Luís Fabiano atirou uma bola ao poste aos 5'), mas controlaram o segundo tempo, com Matheus a marcar o único do encontro, aos 62.

Pedro Araújo Pina /
Matheus marca o golo da vitória AP Photo

As duas partes do encontro de hoje foram completamente diferentes. A primeira foi controlada quase na totalidade pelo Sevilha, com mais de 60% de posse de bola para a formação andalusa, que passou a maior parte do tempo no meio campo adversário e atirou uma bola ao poste, por Luís Fabiano, logo aos 5 minutos.

O Braga atacava, quando conseguia, em contra ataque e raramente conseguiu incomodar Palop. No entanto, também o Sevilha raramente colocou Felipe à prova, com a defesa minhota a resolver as situações mais complicadas à última da hora.

O último lance de ataque do Braga no primeiro tempo foi uma espécie de antevisão daquilo que se viria a passar após o intervalo. Matheus consegue desmarcar-se da defesa do Sevilha e isolar-se frente a Palop, mas o guardião da formação espanhola desvia para canto.

Na segunda parte Domingos Paciência faz entrar Sílvio e Lima, decisões que se vieram a revelar muito acertadas. O ataque minhoto soltou-se, os alas começaram a apoiar mais os avançados e os passes a sair sem falhas. O Sevilha recuou e o Braga tomou conta do jogo.

Aos 62 minutos, apesar de estar em aparente posição irregular, Matheus abre o marcador de cabeça, após grande defesa de Palop a remate, também de cabeça, de Paulo César.

O Braga continuou a controlar a partida, apesar de ter diminuído o ritmo até ao apito final.

Com este resultado, a formação orientada por Domingos Paciência deu um passo muito importante na passagem à próxima fase. O Sevilha vai receber o Braga para o encontro da segunda mão na próxima terça-feira, às 19:45.
PUB