Apoel é a surpresa do ‘play-off’

O Apoel, do Chipre, foi a grande surpresa dos jogos de apuramento para a Liga dos Campeões.

RTP /
Os jogadores do Apoel festejam a passagem à fase seguinte Foto: EPA

A surpresa do dia veio de Chipre, com o Apoel a anular uma desvantagem de 1-0, ante o FC Copenhaga, com uma vitória por 3-1.

Kosowski, aos dois minutos, e Michail, aos 18 (de grande penalidade) e 41 apontaram pelo Apoel, sendo o golo dos dinamarqueses de N'Doye, aos 22.

Nuno Morais fez todo o jogo como trinco pelo Apoel, enquanto que Hélio Pinto substituiu Marcin Zewlakow, aos 76, e Paulo Jorge não saiu do banco.

Esperadas eram as qualificações dos experientes Arsenal, Estugarda e Olympiacos, todos com interessantes vantagens logo na primeira mão.

Os londrinos ‘gunners' já haviam ganho na Escócia ao Celtic por 2-0 e esta noite bateram-no por 3-1 - golos do croata Eduardo da Silva (28, grande penalidade), do marfinense Eboué (53) e do russo Arshavin (74) para o Arsenal e do italiano Donati para o Celtic (92).

Em Estugarda, a equipa alemã fez nulo com o Timisoara, da Roménia, mas já tinha ganho fora por 2-0.

Em Atenas, o Olympiacos ganhou ao Sheriff, Moldávia, por 1-0 (golo de Mitroglou, aos 82), elevando a eliminatória para 3-0.

Na terça-feira, o ex-portista Lisandro marcou os três golos da vitória (3-1) do Lyon sobre o Anderlecht. O avançado argentino abriu aos 26 minutos, voltou a marcar aos 32 e fechou a conta pessoal ainda antes do intervalo, aos 41, transformando-se na grande figura da partida.

A equipa francesa, onde além de Lisandro actua outro ex-portista, o lateral esquerdo Cissokho, já tinha vencido a equipa belga na primeira mão em França por 5-1, pelo que o destino da eliminatória já estava praticamente traçado.

O Atlético de Madrid, com Simão a titular, confirmou a vitória por 3-2 da primeira mão na Grécia, frente ao Panathinaikos, ao repetir o triunfo no Vicente Calderón, desta vez por 2-0.

Já esperada era também a passagem à fase de grupos dos israelitas do Maccabi Haifa depois da vitória por 2-1, há uma semana, no terreno dos austríacos dos Salzburgo, os quais voltaram a vencer desta vez de forma concludente: 3-0.

Quase decidida estava a eliminatória entre os modestos letões do Ventspils e o Zurique, quando estes foram à Letónia vencer por 3-0, limitando-se os suíços a ganhar tangencialmente por 2-1.

Finalmente, os húngaros do Debrecen confirmaram a vitória por 2-1, da primeira mão, na Bulgária, frente ao Levski Sofia, com novo triunfo em casa, por 2-0.


Resultados dos ‘play-off' da Liga dos Campeões:

Maccabi Haifa (Isr) - Salzburgo (Aut) 3-0 (2-1, na primeira mão)

Zurique (Sui) - Ventspils (Let) 2-1 (3-0)

Debrecen (Hun) - Levski (Bul) 2-0 (2-1)

Anderlecht (Bel)- Lyon (Fra) 1-3 (1-5)

Atlético Madrid (Esp) - Panathinaikos (Gre) 2-0 (3-2)

Fiorentina (Ita) - Sporting (Por) 1-1 (2-2)

Estugarda (Ale) - Timisoara (Rom) 0-0 (2-0)

Olympiacos (Gre) - Sheriff (Mol) 1-0 (2-0)

Apoel (Cyp) - FC Copenhaga (Din) 3-1 (0-1)

Arsenal (Ing) - Celtic (Esc) 3-1 (2-0)


Qualificados para a fase de grupos da LC: Estugarda (Ale), Apoel (Cyp), Atlético Madrid (Esp), Lyon (Fra), Olympiacos (Gre), Debrecen (Hun), Arsenal (Ing), Maccabi Haifa (Isr), Fiorentina (Ita), Zurique (Sui).

Seguem para a fase de grupos da Liga Europa: Salzburgo (Aut), Anderlecht (Bel), Levski (Bul), FC Copenhaga (Din), Celtic (Esc), Panathinaikos (Gre), Ventspils (Let), Sheriff (Mol), Sporting (Por), Timisoara (Rom).

c/ Lusa


 

PUB