Blatter e Hussein disputam liderança da FIFA

A eleição do novo presidente da FIFA decorre hoje em Zurique com dois candidatos: Joseph Blatter e Ali bin Al Hussein.

RTP /
Blatter e Hussein disputam a cadeira do poder na FIFA EPA

No poder desde 1998 Joseph Blatter, de 79 anos, concorre a um quinto mandato e tem como opositor Ali Bin Al Hussein, de 39 anos, príncipe da Jordânia e um dos vice-presidentes do organismo.

A eleição do 17º presidente do organismo é o ponto forte do 65º Congresso da FIFA.

O início da votação é às 8h30, hora portuguesa.

Em boletim secreto as 209 federações (cada uma tem um voto) vão eleger o presidente para os próximos quatro anos.

Os votos estão assim distribuídos: África (54), Europa (53), Ásia (46), América do Norte, Central e Caraíbas (35), Oceânia (11) e América do Sul (10).

A eleição termina á 1ª volta se o vencedor somar dois terços dos votos. Se tal não acontecer realizar-se-á uma 2ª volta emq ue a eleição será feita com maioria simples.
PUB