Buffon fica fora do Mundial e despede-se da seleção

por Mário Aleixo - RTP
Buffon no adeus à seleção italiana depois de falhar o apuramento para o mundial da Rússia2018 Epa-Daniel dal Zennaro

O guarda-redes italiano Gianluigi Buffon confirmou o fim da sua carreira na seleção, depois de a Itália ter falhado a qualificação para o Mundial de futebol de 2018, negando um recorde de sete participações ao seu guardião.

Após 20 anos a representar a "squadra azzurra", pela qual fez 175 jogos, o guardião da Juventus anunciou a sua despedida em lágrimas, depois do empate 0-0 com a Suécia, em jogo da segunda mão do "play-off" europeu, disputado em Milão. Os suecos venceram o primeiro jogo, por 1-0, e qualificaram-se.

"Tenho muita pena, não por mim, mas por todo o futebol, porque nós falhámos e, mesmo de um ponto de vista social, pode ser muito importante. Só lamento que o meu último jogo na seleção coincida com esta eliminação", afirmou Gigi Buffon, de 39 anos.



O guarda-redes da Juventus vai continuar a partilhar com o alemão Lothar Matthäus o recorde de presenças em fases finais do Mundial - seis. Buffon, que não falhava um campeonato do mundo desde 1998, disputou 14 jogos em fases finais e festejou o quarto título da Itália, em 2006.

"Ficam uns miúdos que vão dar que falar, como o (Mattia) Perin ou o (Gianluigi) Donnaruma. Um abraço a todos aqueles que me apoiaram", acrescentou Buffon.

Além do guarda-redes, também o defesa Andrea Barzagli e o médio Daniele De Rossi confirmaram o adeus à seleção transalpina de forma emocionada.

Com o empate de segunda-feira e a derrota na Suécia, a "Nazionale" ficou fora do Mundial pela terceira vez, depois de 1930 e 1958. Quatro vezes campeã do mundo (1934, 1938, 1982 e 2006), a Itália quebra um ciclo de 14 presenças consecutivas, num total de 18.


pub