Futebol Internacional
FIFA prepara criação da "Lei Prestianni"
A FIFA vai discutir a criação de uma nova sanção contra jogadores que cubram a boca deliberadamente para se dirigirem a outros atletas em campo, avança a Sky Sports.
Membros da FIFA confirmaram que a proposta será discutida formalmente nos próximos órgãos reguladores da entidade.
O episódio da denúncia de racismo no relvado do Estádio da Luz na última noite europeia está a desencadear reações por todo o mundo. Enquanto a UEFA investiga o caso, a FIFA já estuda proposta de uma nova punição a ser aplicada no futebol.
Denominada de “Lei Prestianni”, a sanção visa os jogadores que se dirijam a colegas ou equipas técnicas em campo com a boca tapada, quer seja com a camisola, como o caso de Prestianni na última terça-feira, ou com as mãos e braços, de forma a impedir que se identifiquem as palavras pronunciadas.
Os jogadores que adotarem este comportamento de forma deliberada enquanto proferem insultos poderão enfrentar suspensões severas e multas pesadas
A suspensão de Gianluca Prestianni depende das evidências que possam considerá-lo culpado. Não há, no entanto, qualquer impedimento à criação de novas regras no futebol que possam ter como inspiração o caso que envolve o jogador do Benfica e Vinícius Júnior.
Entretanto, o presidente da FIFA, Gianni Infantino, declarou-se "chocado e entristecido" com o incidente, reforçando a tolerância zero da organização perante o racismo.
“Eu fiquei chocado e entristecido ao ver o suposto incidente de racismo contra Vinícius Júnior na partida da Liga dos Campeões Europeus entre Benfica e Real Madrid”.
Gianluca Prestianni negou publicamente as acusações, embora o gesto de cobrir a boca tenha sido amplamente registado.
Gianluca Prestianni negou publicamente as acusações, embora o gesto de cobrir a boca tenha sido amplamente registado.