FIFA revê calendário de jogos das seleções

por Mário Aleixo - RTP
O calendário de jogos das seleções sofrerá alterações a nível mundial Epa-Walter Bieri

Comité da FIFA vai rever o calendário de jogos de seleções.

A revisão do calendário de jogos de seleções é a prioridade de um novo comité criado pela FIFA que inclui clubes e associações de jogadores profissionais, disse o vice-presidente do organismo.

Em declarações à agência noticiosa AP, Victor Montagliani destacou o tema como a grande prioridade numa agenda que inclui ainda uma reforma do mercado de transferências, medidas sobre a saúde dos atletas e a forma de respeito contratual.

O calendário de jogos entre seleções terá de ser ajustado para permitir que a proposta de criação de uma Copa América pan-americana em junho de 2020 possa ser concretizada.

A intenção de organizar nos Estados Unidos uma nova competição que reúna toda a região americana, à semelhança do que aconteceu com a Copa América Centenário, no ultimo verão, está em cima da mesa da CONCACAF.

Organizar o evento em 2020 tornaria possível a realização, em junho, do Euro2020 e da Copa América em simultâneo, mas Montagliani vê agora vários dos membros do painel "a tomar um passo atrás na sua atitude" em comparação com anteriores decisões de calendarização.

Montagliani, que é também o presidente da CONCACAF, disse que a primeira reunião do comité foi "muito positiva" e deu um "bom sinal de que a FIFA está aberta aos parceiros".

Entre os membros do comité estão os antigos jogadores Marco van Basten e Zvonimir Boban, mas também delegados de clubes, ligas e associações de todo o mundo, na maioria europeus.
pub