Mundial2022. Catar recebeu 1,4 milhões de visitantes

por Mário Aleixo - RTP
Os espetadores acabaram por assegurar muita da animação do torneio EPA

O Catar recebeu 1,4 milhões de visitantes durante o Mundial de futebol, competição que teve uma assistência acumulada nos estádios de 3,4 milhões de espetadores, com uma média de 53.000 pessoas por jogo, anunciou a organização.

Os oito estádios que acolheram a competição, que decorreu entre 20 de novembro e domingo, ficavam a menos de uma hora de viagem do centro de Doha, o que possibilitou aos adeptos assistirem ao vivo a mais de um jogo por dia, e contribui para uma taxa total de ocupação dos recintos desportivos superior a 96%.

Em 2010, dissemos ao mundo que esperasse algo grandioso, e cumprimos essa promessa, Foi uma edição incrível do Mundial, que influenciará o trabalho de futuras organizações”, afirmou Hassan Al Thawadi, presidente do comité organizador.

Thawadi garantiu que o Catar está “orgulhoso por ter sido palco de um Mundial de proximidade, compacto, acessível e familiar”, e acrescentou: “O torneio proporcionou um espaço de intercâmbio cultural nunca visto. Adeptos de todo o mundo contactaram pela primeira vez com a cultura árabe e qatari”.

O emir do Catar, o xeque Tamim bin Hamad al-Thani, usou a conta na rede social Twitter para agradecer e felicitar a FIFA e a organização pelo “êxito” do primeiro Mundial de futebol realizado num país árabe, considerando que Doha “cumpriu o prometido e realizou um Mundial excecional”.

Em vários "tweets", o emir agradeceu também a todos os adeptos, voluntários, instituições e ministérios que “contribuíram para o êxito do torneio e para mostrar o Catar e o mundo árabe, de uma forma digna, a milhões e milhões de espetadores em todo o mundo”.

Vários meios de comunicação qataris e árabes destacam o “êxito” do Mundial, que terminou com a vitória da Argentina, mas alguns voltam a denunciar as críticas ocidentais sobre os abusos dos direitos humanos e laborais.

Cólera foi a expressão facial mais vista

A expressão facial de cólera foi a mais exibida durante os 64 jogos do Mundial de futebol de 2022, indica um estudo apresentado esta segunda-feira pelo Laboratório de Expressão Facial da Emoção (FEELab), da Universidade Fernando Pessoa, do Porto.

De acordo com o FEELab, os resultados “foram obtidos após a análise dos vídeos dos 64 jogos da competição, sendo as emoções em estudo a alegria, a tristeza, o medo, a cólera, a dor (a primeira vez que é analisada enquanto emoção básica) o desprezo, surpresa e a aversão”.

O estudo mostra que a manifestação da expressão de emoção cólera surgiu muito frequente e intensamente durante o jogo (7/10), seguida da tristeza, da alegria e da dor.

O FEELab, o único do género em Portugal, já tinha analisado as expressões faciais nos Mundiais de 2010, 2014 e 2018 tendo obtido resultados semelhantes, com exceção dos da dor, pois apenas foi feita avaliação no Mundial disputado no Catar.


pub