Pelé. Morreu o "rei" aos 82 anos

por Joana Raposo Santos - RTP
Pelé foi o único jogador a conquistar três Copas do Mundo: Suécia, em 1958; Chile, em 1962; e México, em 1970. Benoit Tessier - Reuters

O ex-jogador brasileiro Pelé morreu esta quinta-feira aos 82 anos. A lenda do futebol estava a receber cuidados paliativos depois de ter deixado de responder aos tratamentos de quimioterapia devido a um cancro no intestino, identificado em 2021. No início deste ano tinham sido diagnosticadas metástases no intestino, pulmões e fígado.

Pelé tinha sido internado a 29 de novembro para que os médicos reavaliassem os tratamentos para o cancro, segundo relatórios médicos a que a Folha de São Paulo teve acesso.

Há uma semana, o boletim divulgado pelo hospital dava conta de uma "progressão da doença oncológica" e maiores cuidados com disfunções "renal e cardíaca".

No Instagram, a estrela do futebol brasileiro tinha escrito na início de dezembro: “Amigos, eu estou no hospital fazendo minha visita mensal. É sempre bom receber mensagens positivas como essa. Obrigado (…) a todos que me enviam boas energias!”.

Os especialistas do hospital Albert Einstein, em São Paulo, decidiram entretanto interromper a quimioterapia e colocar o ex-jogador nos cuidados paliativos, onde estava a receber tratamentos para as dores e para a falta de ar.


Ainda segundo a Folha de São Paulo, Pelé chegou ao hospital em finais de novembro com um quadro de inchaço generalizado, edema e insuficiência cardíaca descompensada.

Além do cancro, o antigo jogador lidava com as sequelas de três cirurgias realizadas em anos recentes: uma para a colocação de uma prótese no quadril e outras duas para a corrigir.

Nascido a 23 de outubro de 1940 em Minas Gerais, Edson Arantes do Nascimento ficou conhecido em todo o mundo como Pelé. Mudou-se muito jovem para São Paulo e já nessa altura mostrava vontade em ser jogador de futebol.

Aos 11 anos começou a jogar numa equipa infanto-juvenil, o Canto do Rio. Pouco depois, incentivado pelo pai, formou o seu próprio clube: o Sete de Setembro. Aos 13 anos, Pelé passou a jogar pelo Baquinho, equipa infanto-juvenil do Bauru Atlético Clube. Pelé foi o único jogador a conquistar três Mundiais de Futebol: Suécia, em 1958; Chile, em 1962; e México, em 1970.

Em 1954, o Baquinho foi convidado para um jogo da segunda divisão do Campeonato Paulista contra o campeão infanto-juvenil de São Paulo. A equipa de Pelé, que marcou cinco golos, venceu por 12-1 e fez do jovem uma celebridade local.

Aos 15 anos foi jogar para o Santos Futebol Clube e, menos de um ano depois, disputou o seu primeiro jogo internacional com a seleção brasileira. Mas o seu primeiro jogo oficial foi em setembro de 1956, numa partida amigável entre o Santos e o Corinthians, marcando dois golos numa vitória por 7-1.

Em 1958, no Mundial de Futebol na Suécia, começou a vestir a camisola número 10, que nunca mais largou. Nos anos 1960 foi convidado por clubes europeus, mas recusou sempre. Ficou no Santos até 1974.

Em 2020, após notícias sobre a sua alegada morte que veio depois a desmentir, o “rei” veio pedir o reconhecimento, em vida, da sua obra.

“Quero que me reconheçam em vida”, disse depois de garantir que não tinha medo da morte. “O Brasil é um dos poucos países no mundo em que o ídolo só é bom depois que morre”.
Tópicos
pub