Segue-se Portugal no conto de fadas galês

por Inês Geraldo - RTP
Vokes foi o marcador do terceiro golo galês, que valeu a passagem às meias-finais Reuters

O País de Gales continua a fazer história no Euro 2016. Apesar de ter estado a perder, os homens de Chris Coleman deram a volta ao resultado e triunfaram por 3-1. Na próxima quarta-feira, os estreantes marcam encontro com Portugal, em Lyon.

A Bélgica entrou a todo o gás na partida e logo aos sete minutos, uma tripla ocasião para a equipa de Marc Wilmotts. Lukaku cruzou para Ferreira-Carrasco que rematou para grande defesa de Hennessey. A bola sobrou para Meunier que viu o seu pontapé a ser bloqueado por Ashley Williams. À terceira, Hazard tentou o golo mas a defesa galesa tapou todos os caminhos da sua baliza.

Foi com a velocidade de Gareth Bale que o País de Gales começou a tentar importunar Thibaut Courtois mas o primeiro remate do jogador do Real Madrid foi às malhas laterais da baliza da Bélgica.


Foto: Reuters

Aos 13 minutos, golo dos 'Diabos Vermelhos'. Construção belga à entrada da área galesa e um passe de Hazard deixou Nainggolan com espaço. Tal como já havia acontecido contra a Suécia, o belga aplicou um remate fortíssimo que não deu hipóteses a Hennessey. Grande golo da Bélgica e domínio materializado em golo.

A partir dos 20 minutos de jogo só deu País de Gales. A equipa de Chris Coleman conseguiu estabilizar o seu jogo e, pelos pés Aaron Ramsey, inúmeras ocasiões de perigo foram criadas. Aos 25 minutos, o jogador do Arsenal encontrou Robson-Kanu que rematou forte para uma enorme defesa de Courtois.

Até que à meia-hora de jogo, o País de Gales empatou. Pontapé de canto batido por Ramsey e, imperial nas alturas, Ashley Williams, qual capitão, colocou o marcador em 1-1. Um cabeceamento forte e colocado que bateu Courtois.


Foto: Reuters

Até ao fim da primeira metade, mais duas oportunidades para os galeses, que aproveitaram a velocidade de Gareth Bale para galgar metros e rematar com perigo. Thibaut Courtois correspondeu com uma grande defesa. Ramsey também tentou a sua sorte mas a mesma acabou por esbarrar na defesa belga.

Na segunda parte, foi novamente a Bélgica a entrar melhor e nos primeiros cinco minutos foram criadas três oportunidades para desfazer a igualdade. Lukaku falhou um cabeceamento, De Bruyne rematou forte por cima e Hazard esteve perto de bater Hennessey com um remate cruzado.

Mas a surpresa acabaria mesmo por acontecer. Robson-Kanu, num contra-ataque muito rápido, recebeu o esférico dentro da área, fez uma finta maravilhosa que tirou dois defesas belgas da jogada e, no frente-a-frente com Courtois, o avançado galês foi melhor, fazendo o 2-1.


Foto: Reuters

Grande golo dos galeses, numa movimentação técnica perfeita.

O País de Gales continuou à procura do terceiro tento e após uma bola parada, Ashley Williams tentou fuzilar Courtois numa sobra mas o remate saiu muito por cima da baliza belga.

A Bélgica voltou a dar sinais de vida por Fellaini, aos 74 minutos, que, após cruzamento milimétrico de Meunier, cabeceou perto do poste da baliza do guardião galês. Witsel também tentou o empate mas por intermédio da meia distância. O pontapé saiu por cima dos postes de Wayne Hennessey.


Foto: Reuters

E eis que surge a confirmação da surpresa. Num ataque perfeito, Gunter, do lado direito, cruza para um cabeceamento fantático de Vokes, que bateu Courtois com enorme classe. Terceiro golo galês na partida e meias-finais confirmadas para a equipa de Chris Coleman. Isto tudo, numa fase final em que o País de Gales é estreante.

Na próxima quarta-feira o adversário da grande sensação deste Euro vai ser Portugal e Gales não vai poder contar com uma das suas melhores peças. Aaron Ramsey viu o cartão amarelo e não vai defrontar a equipa das quinas. Ben Davies também foi amarelado e não vai poder jogar.
A figura do jogo
Robson-Kanu. Que jogo do avançado galês. Bem servido pelos seus colegas, foi sempre um pesadelo para a defensiva belga.


Foto: Reuters

O momento alto da partida aconteceu com o jogador de 27 anos a realizar uma grande finta entre dois defesas belgas, ficando apenas com Courtois pela frente. A finalização foi fácil e a reviravolta consumada pelo País de Gales.

Exibição de gala também em muito ajudada pela classe e maestria de Aaron Ramsey.
Tópicos
pub