"Seria uma estupidez desvalorizar o FC Porto"

O treinador do Manchester United, Alex Ferguson, afirmou esta segunda-feira ser uma "estupidez" desvalorizar a qualidade do FC Porto, adversário do emblema inglês nos quartos-de-final da Liga dos
Campeões em futebol. 

RTP /
Ferguson e Cristiano lado a lado para derrotarem os «Dragões» Getty Images

Numa conferência de imprensa de antevisão ao embate de terça-feira, da primeira mão, os jornalistas ingleses preferiram claramente enaltecer o novo herói de Manchester, o italiano Federico Machena que, domingo, marcou o golo decisivo no triunfo sobre o Aston Villa. 
 
Ainda assim, muito a custo lá saiu uma pergunta sobre o jogo com o FC Porto, afinal o grande motivo para a conferência de imprensa da tarde. 
 
"Seria uma estupidez pensar que o FC Porto é fácil. Vai ser um jogo muito difícil para nós, já que o FC Porto é muito experiente e vence títulos regularmente", disse Sir Alex. 
 
O técnico do Manchester United explicou que os argentinos e brasileiros do plantel portista acrescentam muita qualidade à equipa e, na sua opinião, nem as "constantes mudanças criam problemas". 
 
"É uma equipa muito forte fisicamente, com um ataque muito bom. Todos os anos vendem jogadores e reconstroem a equipa com muita facilidade", explicou.
 
O escocês enalteceu ainda o avançado brasileiro Hulk, aliás à semelhança do que já tinha feito em outras ocasiões. 
 
"O Hulk é muito bom jogador e precisamos de ter isso em conta durante todo o jogo", frisou. 
 
A conferência, no entanto, teve apenas como alvo Kiko Macheda e ainda o encontro de domingo com o Aston Villa: a vitória, no final do jogo, devolveu a liderança ao Manchester. 
 
"A vitória de ontem (domingo) com o Aston Villa galvanizou a equipa e espero que tudo corra bem amanhã (terça-feira). Mas todos são jogos diferentes", alertou. 
 
Revelando que teve de correr "inúmeros riscos" no encontro de domingo, Alex Ferguson voltou a explicar que Rio Ferdinand, lesionado, dificilmente jogará com o FC Porto e deu "conselhos" quase paternais a Kiko Macheda.
 
"É preciso seguir as carreiras de Paul Scholes, Ryan Giggs e Gary Neville. É preciso perceber se ele aguenta a pressão de 76 mil espectadores, mas
Kiko está no bom caminho", revelou. 
 
Alex Ferguson falou ainda do alegado interesse do Real Madrid em Cristiano Ronaldo: "Estamos em primeiro lugar no campeonato e estamos na Champions com boas possibilidade. Cristiano Ronaldo ainda pode conseguir mais títulos aqui". 
PUB